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A taxa de conversão do seu e-commerce pode melhorar com essas dicas

A taxa de conversão do seu e-commerce pode melhorar com essas dicas

A taxa de conversão do seu e-commerce pode melhorar com essas dicas

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Muitos empreendedores trabalham arduamente para gerar o máximo de tráfego para o seu e-commerce — e até conseguem um volume alto de visitantes. No entanto, só atrair não é sinal de que seu comércio eletrônico esteja indo de vento em popa e você sabe bem disso, pois se os números da taxa de conversão não estão condizentes com a grande quantidade de tráfego, há algo de errado com suas estratégias.

Logo, pense bem: esse é o momento de você parar um pouco, refletir, entender o que está dificultando o processo de conversão e, principalmente, buscar alternativas para diminuir sua taxa de rejeição, converter mais leads e aproveitar melhor o potencial dos visitantes que chegam até seu site.

Quer saber como fazer isso? Então aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a solucionar seu problema de forma mais rápida e objetiva.

Acompanhe!

O que é taxa de conversão e como calculá-la?

A taxa de conversão é um dos indicadores mais importantes para quem tem um e-commerce, pois mostra de maneira bem clara não a quantidade de visitantes que entrou em sua loja, mas sim o número de pessoas que efetivamente realizou uma compra.

Embora essa métrica também seja utilizada pelos profissionais de marketing para verificar outras ações de uma campanha — tais como cliques em links, assinatura de newsletter, download, número de páginas visitadas etc., — neste post, vamos nos ater apenas à conversão de compradores, afinal, o maior objetivo do e-commerce é vender, não é mesmo?

O cálculo é bastante simples. Observe abaixo:

Taxa de conversão = número de conversões (vendas) / total de visitantes x 100

Exemplificando:

Suponhamos que sua loja obteve cerca 500 visitantes em um determinado dia, uma Black Friday, por exemplo, e desse total 10 compraram algo. Logo, o cálculo da taxa de conversão é feito da seguinte forma:

10/500×100 = 2% (a taxa de conversão, nesse dia específico, foi de 2%)

Em muitos casos, o próprio empreendedor desconhece qual deve ser o valor ideal da taxa de conversão para o seu e-commerce — o que é um grande risco para a saúde financeira do negócio —, por isso é importante saber calculá-la.

No exemplo que demos acima, 2% pode parecer pouco, mas de acordo com pesquisas, no Brasil, a taxa de conversão do e-commerce gira em torno de 1,4%. Dessa forma, conseguir converter 2% não é tão mal assim — levando em consideração o mercado atual.

No entanto, não podemos nos conformar com menos, afinal, temos que buscar estratégias para potencializar a taxa de conversão e superar as estatísticas do mercado brasileiro.

Quais as melhores dicas para aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce?

Segmente seu público-alvo

No início deste post, falamos que muitos empreendedores conseguem atrair um grande número de visitantes para o seu e-commerce, entretanto, não conseguem convertê-los, lembra-se? Um dos motivos pode ser justamente a falta de foco no público certo, ou seja, eles estão dialogando com pessoas cujo perfil não tem a ver com o seu tipo de negócio.

Por isso, a segmentação do seu público-alvo é uma das primeiras providências a serem tomadas. Pois a partir das informações que obtiver sobre ele, poderá traçar melhores estratégias de engajamento, guiá-lo pela jornada de compra e converter mais vendas.

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Simplifique o layout do site

Pense bem: qual é o objetivo de um e-commerce? Vender, óbvio!

Então, procure remover qualquer distração do seu site que possa levar o usuário para outras direções, a não ser o da compra. O que deve ser destacado é o produto, portanto, simplifique ao máximo o caminho que leve a uma conversão mais rápida.

Outro fator importante que não podemos nos esquecer quando citamos a otimização do layout de um site é a sua usabilidade em dispositivos móveis, pois o consumidor hoje está cada vez mais focado nesse tipo de aparelho, inclusive na hora decidir realizar uma compra.

Por isso, um site responsivo, com layout agradável e interfaces intuitivas — que ofereçam uma boa experiência de navegação ao usuário — agregados a bons produtos é, sem dúvida, o caminho mais rápido para o aumento da taxa de conversão.

Invista em Marketing de Conteúdo

Todos sabem que a principal engrenagem que move o ambiente online é o conteúdo, por isso, jamais essa estratégia deve ficar de fora quando o assunto for conversão de leads.

O objetivo do Marketing de Conteúdo é atrair visitantes e ganhar sua confiança por meio da divulgação de conteúdos relevantes às suas necessidades. Assim, agregar um blog corporativo ao seu site colabora bastante com a divulgação e vendas dos seus produtos ou serviços, pois você pode publicar conteúdos que despertem o interesse ou a descoberta de uma necessidade até então não percebida pelo visitante.

O Marketing de Conteúdo é uma das principais ferramentas utilizadas pelo e-commerce para ampliar-se no mercado, gerar valor à marca e ajudar a melhorar o seu posicionamento perante seu público-alvo, influenciando-o na tomada de decisão de compra. Além do mais, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia de baixo custo e com resultados bastante expressivos em médio prazo.

Aplique boas práticas de SEO

As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) são bem efetivas para a otimização da taxa de conversão de um e-commerce — normalmente, elas colaboram para a geração de tráfego mais qualificado.

Práticas de SEO, quando bem executadas, atraem os motores de busca do Google com maior facilidade, gerando mais visitas e mais conversões. O usuário é guiado desde o momento em que faz uma pesquisa até a hora que encontra o que procura — tudo devido a boa otimização das estratégias de SEO.

Pense bem: ao criar uma experiência melhor para o Google, automaticamente estará oferecendo o mesmo para os seus visitantes.

Estas são algumas práticas de SEO importantes para a melhora da taxa de conversão do seu e-commerce:

  • aumentar a velocidade de carregamento da página;
  • aplicar palavras-chave mais específicas e bem colocadas;
  • otimizar títulos, conteúdos e páginas;
  • contextualizar os links;
  • otimizar landing pages;
  • melhorar templates para mobile-friendly.

Associe e-mail marketing a outras estratégias

O e-mail marketing continua sendo uma das ferramentas mais utilizadas pelo e-commerce para aumentar a taxa de conversão — e não é para menos, ele pode ser facilmente associado a outras estratégias de marketing. É uma ferramenta de comunicação capaz de abranger um grande número de clientes de maneira rápida e com excelentes resultados para a geração de vendas.

Por meio do e-mail marketing, você pode entregar ao seu público um conteúdo mais personalizado, o que consequentemente colabora com a retenção de clientes, fidelização à marca e aumento do ROI — uma vez que seu custo-benefício é um dos melhores dentre várias estratégias de marketing.

Sem falar que é uma ferramenta de fácil mensuração, que permite o cálculo preciso da sua média de conversão de leads em clientes efetivos.

Enfim, se o seu objetivo é aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce, então precisa aplicar todas as dicas dadas aqui de forma conjunta. Pois elas servirão não apenas para levar uma grande quantidade de visitantes até sua plataforma de vendas, mas sim gerar um tráfego melhor e mais qualificado — o que é excelente — afinal qualidade deve estar acima da quantidade quando o assunto é conversão, concorda?

Precisa aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce, mas ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar alguma experiência? Deixe seu comentário aqui no post!

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