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Por que sua empresa deve ter um Blog corporativo?

Por que sua empresa deve ter um Blog corporativo?

Por que sua empresa deve ter um Blog corporativo?

A sua empresa já está na internet? Qual é o seu canal preferido? O Twitter? Facebook? Talvez o Instagram?… Já pensou em ter também um blog corporativo?

Essas perguntas são pertinentes, uma vez que muitas empresas ainda não conseguem ver a importância de um blog corporativo e por isso não investem nessa mídia. No entanto, um blog traz muitos benefícios para uma marca e sim, eles podem afetar diretamente o lucro. As vantagens vão muito além do que simplesmente trazer mais pessoas para o seu site e neste artigo, vamos falar exatamente sobre elas!

O que é um blog?

Provavelmente você já ouviu falar bastante do termo “blog” e até tem uma ideia do que se trata. Mas, vamos começar com uma definição clara: um blog é um site construído com uma estrutura simplificada de forma que é possível mantê-lo frequentemente atualizado, onde as novas postagens aparecem de forma cronológica (as mais recentes no topo). Tem a característica de ser um veículo bastante pessoal, onde as pessoas ou empresas expressam suas ideias, compartilham opiniões e paixões com o mundo.

Um blog pode ser sobre absolutamente qualquer coisa, então cada pessoa e marca vai criar sua própria persona ao atualizá-lo. Aliás, uma persona é um personagem fictício criado para representar grupos específicos dentro de um público alvo. A criação de personas é uma excelente forma de garantir que seu conteúdo se identifique e ressoe entre a sua audiência.

Por que é importante para uma empresa ter um blog corporativo?

Um blog corporativo pode ser uma importante parte da estratégia de marketing de uma empresa e muitos são os motivos para isso. Confira:

1 – Influencia na conquista de mais clientes

Um estudo publicado pela Ignite, agência americana de social media, apontou que 61% dos consumidores disseram que compraram um produto depois de lerem sobre ele em um blog, e que empresas com blogs geram 126% mais futuros clientes do que as que não possuem.

2 – Ajuda a construir uma imagem de credibilidade

O mesmo estudo da Ignite apontou que mais de 80% das pessoas que leem blogs corporativos acreditam nos conselhos que são compartilhados, o que mostra que ter um blog é uma excelente forma de compartilhar o conhecimento sobre a sua área e educar o público. Você ainda vai se aproximar dele, partilhando da cultura da sua empresa e fazendo com que os clientes se identifique com a persona da sua marca.

Se você, por exemplo, tem uma companhia que oferece Programas de Coaching, como é o caso da empresa DM Coach, pode compartilhar com o seus leitores dicas sobre orientação de Carreira/Vocacional ou artigos sobre o desenvolvimento profissional. Se você é designer de interiores, pode por exemplo, escrever sobre a importância do seu trabalho e ainda dividir com o público dicas de decoração. Bom, você é expert no que faz, imagine a quantidade rica de informações que pode oferecer aos clientes apenas por ter um blog corporativo!

3 – Estabelece uma marca como autoridade

As melhores empresas usam os blogs para responder dúvidas comuns entre os consumidores. A informação compartilhada por um especialista é bem vista aos olhos da audiência, que tende a se lembrar de uma marca ou empresa quando mais dúvidas sobre o mesmo assunto surgirem. Se você cria conteúdo que auxilia o público e publica com frequência, isso vai ajudar você a se estabelecer como uma autoridade no assunto porque quando um dos seus leitores tem uma pergunta sobre a sua área, é de você que ele vai lembrar.

Aliás, a Resultados Digitais, uma das maiores empresas de Marketing Digital do Brasil, criou um blog antes mesmo de lançar o produto, por entender que eles são excelentes ferramentas de marketing. Com isso, a empresa ganhou notoriedade, se estabeleceu como líder em seu nicho e pôde usar o espaço do Blog para facilitar o processo de vendas do próprio produto depois de lançado.

4 – Traz resultados também em longo prazo

Se você publica um post hoje, ele receberá algumas interações nos primeiros dias, mas o ciclo de vida de uma postagem não termina assim. O post passará a ser indexado e ranqueado em buscadores, o que significa que por meses e anos ele continuará lá, trazendo tráfego e leads para o site. Então, enquanto você estiver no trânsito, passeando ou ocupado com outro assunto, o seu blog estará trabalhando por você, gerando leitura e leads. Resumindo: o pouco de tempo que você investiu escrevendo uma postagem pode se transformar em resultados a curto, médio e longo prazo.

5 –Já existem empresas preparadas e especializadas em produção de conteúdo

E se você diz não entender nada de Marketing de Conteúdo e até já pensou em ter um blog mas não sabe por onde começar, saiba que já existem empresas bastante antenadas sobre a importância da blogagem como ferramenta de marketing e que são especializadas em Marketing de Conteúdo – que é o tipo de marketing que busca engajar o público e angariar clientes apenas com a criação de conteúdo para a internet, sejam ebooks, vídeos, postagens e etc. Logo, tudo que você terá que fazer é compartilhar a visão e o objetivo da sua marca e especialistas cuidarão do resto do seu conteúdo.

Existem inúmeros outros benefícios vindos de um blog, mas poderíamos apenas dizer que se a sua empresa ainda não está aproveitando esses benefícios, pode ter certeza que outras da sua área provavelmente já estão!

E então, já está convencido de que ter um blog é uma ótima forma de alavancar o marketing da sua empresa? Quer mais dicas como essa? Continue acompanhando o nosso blog ou entre em contato com um dos nossos especialistas!