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Social Selling: por que usá-lo para potencializar as suas vendas?

Social Selling: por que usá-lo para potencializar as suas vendas? Social Selling: por que usá-lo para potencializar as suas vendas?
Social Selling: por que usá-lo para potencializar as suas vendas?

O número de pessoas conectadas à internet vem aumentando cada vez mais nos últimos anos. Para se ter uma ideia, mais da metade da população mundial está na rede — 4,66 bilhões de pessoas utilizam a internet e 4,2 bilhões estão nas redes sociais.

Enquanto muitas pessoas utilizam as redes sociais apenas para se divertir ou se atualizar sobre notícias do momento, outras transformam os canais em verdadeiras ferramentas de venda. Esse cenário contribuiu até mesmo para a criação de um novo termo, o Social Selling, que afeta diretamente os resultados do marketing digital das empresas.

Mas você sabe o que é Social Selling? E quais os seus principais benefícios? Continue a leitura para saber mais sobre o assunto e tirar todas as suas dúvidas!

O que é Social Selling?

Se você já utilizou as redes sociais para vender um produto ou serviço, estava colocando o Social Selling em prática sem nem mesmo ter consciência disso. Afinal, o Social Selling nada mais é do que a prática de usar as redes para construir um relacionamento com os clientes, oferecer soluções, construir a sua reputação e, desse modo, gerar vendas.

Como ele funciona?

Apesar de ser um conceito simples, o Social Selling requer a adoção de estratégias eficientes para que os objetivos esperados sejam alcançados. De nada adianta somente criar uma conta na internet e fazer publicações aleatórias na rede, certo?

Na prática, o conceito consiste em usar as redes sociais de maneira planejada, com o objetivo de criar e manter relacionamento com os consumidores, a comunidade e também com os stakeholders. Assim, é necessário pensar exatamente no que será divulgado e ter objetivos traçados com clareza ao utilizar a ferramenta.

Porém, apenas saber vender produtos pelo Instagram, por exemplo, não é suficiente para o alcance dos resultados. É necessário observar qual é seu público-alvo para entender qual a rede social mais usada pelas pessoas e desenvolver as melhores estratégias.

Por que o Social Selling é importante?

O modelo de vendas tradicional, em que a empresa entra em contato com seus clientes apenas por meio de ligações telefônicas e e-mail, ficou no passado. Como as pessoas agora estão presentes predominantemente nas redes sociais, é preciso marcar presença nos espaços online para melhorar os resultados do negócio. Pois essa é a importância do Social Selling.

A partir dessa prática, você vai estar presente no lugar onde os clientes estão, o que aumenta as chances de alcançá-los. Com isso, é possível encontrar novas oportunidades e aumentar as vendas do negócio.

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Quais os benefícios do Social Selling?

Adotar boas práticas para manter um bom relacionamento com os clientes nas redes sociais pode trazer diversos benefícios para a sua empresa. A seguir, listamos os principais.

  • Reduz o ciclo de vendas

    Imagine uma pessoa que deseja adquirir um produto e visita uma loja pela primeira vez. Nesse caso, o vendedor deverá persuadi-la quanto aos diferenciais e vantagens oferecidos pela solução do negócio, não é mesmo? O problema é que, como esse cliente ainda não conhece a marca, o processo tende a ser bastante demorado e dispendioso.

    Com o Social Selling, tudo fica mais fácil. Como a pessoa terá visitado as redes sociais da empresa frequentemente, isso permite a criação de um relacionamento entre ambas as partes. Assim, o cliente vai confiar no que o vendedor está oferecendo e todo o processo de persuasão será encurtado, tornando-se mais ágil e natural.

  • Aumenta as oportunidades

    Empresas que estão presentes nas redes sociais acabam encontrando novas oportunidades, pois elas têm a chance de atrair pessoas que talvez nunca conhecessem o negócio. Afinal, no Social Selling há tanto consumidores que são captados pela estratégia adotada pela organização quanto aqueles que tem o interesse despertado de forma passiva.

    Seja qual for o caminho trilhado pelos consumidores para chegarem até você, eles vão procurar nos seus conteúdos as respostas para seus problemas. E ao iniciar o relacionamento, você vai ajudá-los e construir uma relação de confiança.

  • Aprofunda o relacionamento com o cliente

    É impossível falar em benefícios do Social Selling sem citar sua capacidade de aprofundar o relacionamento com o cliente. Isso porque, nas redes sociais, não é necessário usar exclusivamente abordagens via ligação ou e-mail, em que as pessoas são contatadas de forma inesperada e muitas vezes nem conhecem a empresa.

    A partir dessa prática, a relação com o público evolui e se consolida aos poucos, e os laços tendem a se tornar mais fortes com o passar do tempo.

Como aplicar o Social Selling?

Como abordamos, o Social Selling requer um planejamento cuidadoso por parte das empresas para que seja bem-sucedido. Caso contrário, o perfil da sua empresa nas redes sociais será apenas um entre milhões de outros, não trazendo benefício algum.

Para que você saiba como aplicar o Social Selling em seu negócio, separamos algumas dicas. Confira:

  • estude o público-alvo da sua empresa e descubra qual rede social as pessoas mais utilizam;
  • analise com qual tipo de conteúdo os clientes mais interagem e de quais grupos eles fazem parte;
  • verifique se o seu produto ou serviço vai realmente ajudar a solucionar os problemas dos consumidores;
  • defina a frequência de publicação dos conteúdos nas redes sociais. A ideia é que as pessoas criem o hábito de acompanhar as publicações;
  • na hora da postagem, alterne conteúdos simples com outros avançados. Assim você vai conseguir nutrir tanto clientes que acabaram de chegar quanto os que já estão quase tomando uma decisão;
  • interaja com os consumidores e receba os feedbacks atentamente. Se algo não está indo bem, é hora de rever os outros passos e fazer melhorias no processo.

O Social Selling não é um diferencial, mas sim, uma prática que deve ser adotada por todas as empresas que desejam manter um bom relacionamento com os clientes, melhorar seus resultados e se destacar entre os concorrentes.

Por isso, siga nossas dicas para aplicar o Social Selling em seu negócio e adote outras estratégias de marketing e um bom planejamento para otimizar o desempenho das suas vendas.

Agora que você conferiu as principais informações sobre essa estratégia, que tal seguir as nossas redes sociais e acompanhar outras dicas e orientações para a sua empresa? Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube e Twitter!

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