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Smarketing e a revolução em suas vendas!

Smarketing e a revolução em suas vendas!

Uma empresa está geralmente focada no lucro e na fidelização dos clientes, certo. Não tem como um negócio crescer sem poder contar com a clientela que é fiel à marca, e dentro de uma empresa existem dois setores importantíssimos para que os objetivos acima mencionados deem certo: a equipe de vendas e a equipe de marketing.

Enquanto a primeira se interessa em um atendimento individual focando-se na transparência para fechar negócio com cada cliente, a segunda tem como meta conquistar e chamar atenção desse cliente para que eles fiquem interessados em continuar confiando na empresa. Com isso, o marketing de conteúdo e digital andam lado a lado.

Entretanto, por outro lado, a equipe de vendas e a equipe de marketing nunca se deram muito bem, afinal, ambas são muito importantes para a lucratividade do ambiente de trabalho, então pode-se dizer que existe uma certa rixa ou rivalidade. Mas, a verdade é que se elas se juntassem comandando um mesmo objetivo, a receita de empresa aumentaria.

E, se você acha que não existe esta possibilidade, é porque nunca ouviu falar do Smarketing (sales (vendas) + marketing).

Qual o objetivo do Smarketing?

Bom, basicamente o smarketing tem como alvo principal o alinhamento entre essas equipes para que a lucratividade da empresa seja ainda maior. Os benefícios são exatamente aumentar o tráfego de clientes e leitores, concentrando-se em um mesmo funil para que o atendimento tenha êxito.

Mas, para que o alinhamento dê certo, é preciso planejar e montar estratégias em conjunto, como se formassem um time só lutando pelo mesmo objetivo. Confira como implementar o smarketing em sua empresa.

Semelhança de metas

Tecnicamente, ambas as equipes possuem semelhanças em suas metas, afinal, querem aumentar o lucro. Entretanto, com o smarketing elas devem trabalhar em conjunto, formando objetivos para que unidas possam acelerar a conquista dessas metas e assim melhorar o desempenho da empresa como um todo. Por isso, a comunicação entre elas é tudo nessa hora. Sentar, planejar e propor objetivos é um exemplo.

Avaliando os progressos

Não adianta nada definir as metas se cada equipe não fornecer o progresso para a outra. Sendo assim, para que o smarketing promova resultados satisfatórios, é preciso que o progresso de cada tarefa e objetivo cumprido sejam assinalados e comentados pelas equipes. Resumindo: tanto os triunfos quanto os fracassos (se houver) devem ser compartilhados para que as equipes encontrem uma solução juntas.

Você pode estar achando que implementar o Smarketing é difícil, entretanto, não é. Basta que as equipes falem a mesma língua, objetivando o mesmo fim, vamos dizer assim. Por isso é tão importante a comunicação entre elas.

Trabalho complementar

Tanto a equipe de vendas quanto a equipe de marketing podem se ajudar também em outro aspecto, complementando-se no que diz respeito ao comprador, consumidor e cliente. Ao mesmo tempo em que o marketing precisa conhecer o público-alvo para definir as ações e conteúdo, as vendas precisam saber as necessidades dos clientes. Logo, cada um pode fornecer informações que irão complementar esse funil estratégico.

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