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O que é um site institucional e quais as suas vantagens?

O que é um site institucional e quais as suas vantagens?
O que é um site institucional e quais as suas vantagens?

Hoje em dia, uma empresa não possuir um site institucional é algo praticamente imperdoável, afinal, não estar presente on-line é quase a mesma coisa de não existir.

Estamos em plena era da informação e precisamos nos adaptar a ela, queiramos ou não. Portanto, ambientar-se a essa nova tendência não é mais uma questão de escolha, e sim necessidade.

Nesse sentido, se você tem uma empresa (seja qual for o tamanho ou segmento), mas ainda não possui um site institucional — ou tem um, mas não dá muita importância a ele, precisa entender que pode estar perdendo oportunidades únicas de fechar grandes negócios.

Você se identificou com o exposto acima? Quer saber mais sobre o assunto? Então, está na hora de descobrir o que é um site institucional e quais são as vantagens dele para as empresas. Continue lendo e confira!

Para começar, o que é um site institucional?

Um site institucional é a página profissional on-line de uma empresa. É a porta de entrada para que clientes possam conhecer a sua marca, encontrar informações sobre os seus produtos ou serviços e manterem um contato direto com a sua instituição.

Assim, sendo este o principal cartão de visitas da empresa no meio digital, o seu site precisa contar com uma plataforma prática, objetiva e de fácil acesso, sem deixar de lado o profissionalismo.

A principal diferença de um site institucional para outros tipos de blogs e sites — como educacional, instrutivo, portais de emprego, entre outros — está no conteúdo proposto em cada um deles. Ou seja, tudo depende do que o site pretende oferecer para os usuários.

Diferentemente de todos os outros, o site institucional tem um conteúdo voltado exclusivamente para a divulgação da empresa, apresentando informações importantes como endereço, telefone, e-mail etc. Com isso, seu objetivo é, antes de qualquer coisa, estreitar os laços com o cliente.

Esse tipo de site, portanto, embora contenha informações sobre os seus produtos ou serviços, não tem como objetivo a venda diretamente — como é o caso dos e-commerces — mas sim de induzir o cliente a contactar a empresa, caso ele se interesse em adquirir algo.

Ainda assim, o principal ponto de um site institucional é o profissionalismo transmitido pela marca em questão. Um erro fatal é a montagem dessas páginas com um conteúdo pessoal, incompleto ou até mesmo irrelevante, que não transmita seriedade ao cliente.

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Como um site institucional pode auxiliar no branding da empresa?

branding, em termos gerais, consiste na gestão de uma marca visando torná-la mais acessível e conhecida pelo seu público. Além disso, esse conceito também está relacionado com ações que ajudam a criar laços emocionais entre uma determinada marca e seus consumidores.

Diante disso, muitos empreendedores pensam que se trata de algo voltado apenas para empresas de grande porte — mas estão enganados. O branding é o principal responsável pela construção da boa reputação de qualquer marca, por isso, é uma ação que deve ser considerada, independentemente da estrutura da empresa.

Um dos itens mais importantes de branding está relacionado à identidade visual da marca (slogan, logomarca, paleta de cores, topografia, imagens etc.), sendo ela uma das responsáveis pela criação da personalidade da organização, da sua narrativa.

Indo um pouco mais além, o branding também ajuda a consolidar sua marca dentro e fora do ambiente virtual. Dessa forma, sua empresa pode criar páginas em seu site institucional para fortalecer a sua identidade visual e divulgar a missão, os valores e a visão da organização.

Em termos práticos, o site deve causar uma boa impressão no cliente e passar informações sobre a empresa de forma fluida e atrativa, além de ter um design condizente com as suas intenções centrais.

Lembre-se que a forma com que o branding é trabalhado na criação de um site institucional contribui diretamente no fortalecimento da marca no mercado, por isso, esse aspecto não pode ser ignorado e precisa de cuidados detalhados em todos as etapas.

Quais são as principais vantagens de um site institucional?

Após expormos a importância de contar com essa página empresarial atualmente, vamos falar um pouco mais acerca dos benefícios que ela pode proporcionar, tanto para a logística como para toda a fundamentação estratégica da empresa.

E para isso, listamos abaixo as 6 principais vantagens que esse tipo de site pode oferecer para o seu negócio. Confira:

  • Presença on-line

    Essa é, sem sombra de dúvida, uma das maiores vantagens que um site institucional pode oferecer para uma empresa. Justamente porque, como já citamos, estar presente on-line é extremamente importante hoje em dia, visto que grande parte da população busca quase todas as informações do seu interesse na internet.

    Além do mais, estar on-line 24 horas por dia é a garantia de que o seu cliente poderá entrar em contato com a empresa quando e como quiser. Suas informações estarão sempre disponíveis para visualização, independentemente de haver uma pessoa, ou não, para atendê-las.

    Outro fator valioso, nesse caso, é o mix de marketing à disposição da empresa no meio on-line. Ou seja, as infinitas possibilidades de estar em contato com seus potenciais clientes e realizar ofertas realmente relevantes.

  • Gerenciamento de conteúdo

    O gerenciamento de conteúdo é mais uma das vantagens de investir em um site institucional. Afinal, ao organizar todo o conteúdo informativo do site de forma estratégica, você pode direcionar o cliente às informações que são mais importantes e relevantes para aquele determinado público.

    O marketing de conteúdo tem se desenvolvido como uma das principais vertentes do marketing digital e você pode — e deve — usar isso a favor da sua marca, criando uma estratégia eficiente de gerenciamento dessas postagens.

    Para manter o engajamento por meio do marketing de conteúdo, você também pode criar um blog interligado ao seu site institucional. Fica muito mais fácil aumentar o número de conversão dos leads e realizar mais negócios oferecendo um material de qualidade.

  • Custo/benefício em termos de divulgação

    O site institucional é uma das opções mais em conta quando o assunto é a divulgação do seu negócio, pois o seu único custo obrigatoriamente incluso é o da compra do domínio.

    Embora o marketing digital seja relativamente mais barato do que o tradicional, os valores de investimento das empresas que querem realmente se destacar precisam ser constantes e crescentes. Mas, ao usar o seu site institucional corretamente, esses custos podem ser reduzidos.

    É claro que também serão necessários alguns investimentos a mais, tanto com o design quanto com as questões funcionais. Ainda assim, atentando-se aos benefícios, o site é muito lucrativo. Se analisarmos outros meios de divulgação off-line, como anúncios em televisão ou rádio, por exemplo, veremos que o custo-benefício é incomparável.

    Enfim, isto não se pode discutir: o Inbound Marketing é extremamente superior aos outros formatos no quesito custo/benefício de divulgação. Basta uma análise rápida dos dados para comprovar isso.

  • Fácil acesso via dispositivos móveis

    Como já é quase de conhecimento geral, estamos na era dos mobile. Para se ter uma ideia, segundo fontes do IBGE, cerca de 77,9% da população brasileira com mais de 10 anos de idade utilizam o celular para acessar a internet.

    Não é à toa que, hoje, praticamente todos os sites institucionais são responsivos — o que é superimportante para uma boa experiência do cliente, oferecendo maior usabilidade e facilitando o contato com a empresa.

    Ao investir em um site institucional responsivo fica muito mais fácil adaptar o conteúdo oferecido para as plataformas mobile e, consequentemente, otimizar o acesso dos usuários a informações sobre a sua empresa. Mais do que nunca, você estará exatamente onde os seus clientes estão.

  • Melhora da relação com o consumidor

    O consumidor atual é bastante instruído e desconfiado em relação à idoneidade das empresas de quem consome. Logo, a primeira reação dele antes de adquirir um produto de qualquer marca é procurar saber mais sobre ela na internet, entrar em seu site e ver o que ela oferece.

    Mas você sabia que quebrar essa barreira inicial pode ser mais fácil do que se imagina? Um site institucional bem estruturado passa maior credibilidade e facilita a relação de identificação entre a organização e seus clientes. E isso ajuda na tomada de decisão de compra, pois o consumidor sabe que tem um canal de fácil comunicação com a empresa.

    Outra questão interessante aqui é que o site institucional pode ser uma importante porta de entrada para que os usuários de tornem leads e, futuramente, clientes fiéis. Ao fornecer uma lista de endereços opt-in a sua empresa terá a permissão para enviar e-mails marketing para seus clientes, falando de promoções, descontos e o mais importante: estabelecendo uma relação de confiança com seu público.

  • Aumenta a autoridade da sua marca no mercado

    Imagine a seguinte situação: você viu um produto, está interessado nele, mas quando vai procurar sobre uma a determinada marca nos sites de busca não encontra absolutamente nada. Embora isso, a princípio, possa parecer apenas um detalhe, já é um motivo suficiente para muitas pessoas desistirem da compra.

    Contar com um site institucional ajuda a construir sua imagem on-line e aumentar a autoridade da sua marca no mercado. Páginas atualizadas, bem estruturadas e com um bom posicionamento nos sites de busca passam mais credibilidade para os consumidores e, consequentemente, aumentam as chances de vendas.

  • Ajuda na segmentação de clientes

    O seu site institucional ainda pode ser uma excelente ferramenta para ajudar na segmentação de público, pois você pode construí-lo com um design interessante e atraente, aproveitando para personalizar determinadas páginas para atender especificamente o perfil de cliente que deseja.

Além disso, todo o layout do seu site pode ser pensado para atrair e fidelizar os seus potenciais clientes e já descartar aqueles usuários que não se encaixam no seu perfil de consumidores.

Em síntese, como vimos até aqui, ter um site institucional é essencial para que qualquer empresa consiga interagir melhor com o seu público e alcance mais destaque em meio a grande concorrência do mercado digital. E você não vai querer ficar de fora dessa tendência que só cresce, não é mesmo?

E aí, ficou interessado em criar um site institucional para a sua empresa? Deixe um comentário aqui no post contando para a gente quais são as suas principais dúvidas sobre o assunto.

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