• Blog
  • O que é um site institucional e quais suas vantagens?

O que é um site institucional e quais suas vantagens?

O que é um site institucional e quais suas vantagens?

O que é um site institucional e quais suas vantagens?

Hoje em dia, uma empresa não possuir um site institucional é algo praticamente imperdoável, afinal, não estar presente on-line é quase a mesma coisa de não existir.

Estamos em plena era da informação e precisamos nos adaptar a ela, queiramos ou não. Portanto, ambientar-se a essa nova tendência não é mais uma questão de escolha, e sim necessidade.

Nesse sentido, se você tem uma empresa (seja qual for o tamanho), mas ainda não possui um site institucional — ou tem um, mas não dá muita importância a ele, precisa entender que pode estar perdendo oportunidades únicas de fechar grandes negócios.

Você se identificou com o exposto acima? Então está na hora de saber quais são as vantagens de um site institucional! Continue lendo e confira:

Para começar, o que é um site institucional?

Um site institucional é a página profissional on-line de uma empresa. É a porta de entrada para que clientes possam encontrar informações sobre os seus produtos ou serviços e manterem contato com a instituição.

Assim, sendo este cartão de visitas da empresa no meio digital, ele precisa contar com uma plataforma prática e de fácil acesso, sem deixar de lado o profissionalismo.

A principal diferença do site institucional para outros tipos de blogs e sites — como educacional, instrutivo, portais de emprego, entre outros — está no conteúdo proposto em cada um deles. Ou seja, tudo depende do que o site pretende oferecer.

Diferentemente de todos os outros, o site institucional tem um conteúdo voltado exclusivamente para a divulgação da empresa, apresentando informações importantes (endereço, telefone, e-mail etc.) visando, antes de qualquer coisa, estreitar os laços com o cliente.

Esse tipo de site, portanto, embora contenha informações sobre os seus produtos ou serviços, não tem como objetivo a venda, diretamente, mas sim induzir o cliente a contactar a empresa, caso ele se interesse em adquirir algo.

Ainda assim, o principal ponto de um site institucional é o profissionalismo. Um erro fatal é a montagem desse site desses com um conteúdo pessoal que não transmita seriedade ao cliente.

Como um site institucional pode auxiliar no branding da empresa?

O branding, em termos gerais, consiste na gestão de uma marca visando torná-la mais acessível e conhecida pelo seu público, além de criar laços emocionais entre ela e seus consumidores.

Diante disso, muitos empreendedores pensam que se trata de algo voltado apenas para empresas de grande porte — mas estão enganados. Ele é o principal responsável pela construção da boa reputação de qualquer marca, por isso, é uma ação que deve ser considerada, independentemente da estrutura da empresa.

Um dos itens mais importantes de branding está relacionado à identidade visual da marca (slogan, logomarca, paleta de cores, topografia, imagens etc.), sendo ela uma das responsáveis pela criação da personalidade da organização, da sua narrativa.

O branding ajuda a consolidar sua marca dentro e fora do ambiente virtual. Dessa forma, sua empresa pode criar páginas em seu site institucional para fortalecer a sua identidade visual e divulgar a missão, os valores e a visão da organização.

Em termos práticos, o site deve causar uma boa impressão no cliente e passar informações sobre a empresa de forma fluida e atrativa, além de ter um design condizente com as suas intenções centrais.

Quais são as principais vantagens de um site institucional?

Após expormos a importância de contar com essa página empresarial atualmente, vamos falar um pouco mais acerca dos benefícios que ela pode proporcionar, tanto para a logística como para toda a fundamentação estratégica da empresa.

Abaixo, seguem as 6 principais vantagens que esse tipo de site pode oferecer:

Presença on-line

Essa é, sem sombra de dúvida, uma das maiores vantagens que um site institucional pode oferecer para uma empresa. Justamente porque, como dissemos, estar presente on-line é extremamente importante hoje em dia, visto que grande parte da população busca quase todas as informações do seu interesse na internet.

Além do mais, estar on-line 24 horas por dia é a garantia de que o seu cliente poderá entrar em contato com a empresa quando e como quiser. Suas informações estarão sempre disponíveis para visualização, independentemente de haver uma pessoa, ou não, para atendê-las.

Outro fator valioso, nesse caso, é o mix de marketing à disposição da empresa no meio on-line.

Gerenciamento de conteúdo

O gerenciamento de conteúdo é mais uma vantagem, pois, ao organizar todo o conteúdo informativo do site de forma estratégica, você pode direcionar o cliente às informações mais importantes.

E, para manter o engajamento por meio do marketing de conteúdo, você também pode criar um blog interligado ao seu site institucional, para converter mais leads e realizar mais negócios.

Custo/benefício em termos de divulgação

O site institucional é uma das opções mais em conta quando o assunto é a divulgação do seu negócio, pois o seu único custo obrigatoriamente incluso é o da compra do domínio.

É claro que também serão necessários alguns investimentos a mais, tanto com o design quanto com as questões funcionais. Ainda assim, atentando-se aos benefícios, é muito lucrativo. Se analisarmos outros meios de divulgação off-line, como anúncios em televisão ou rádio, por exemplo, veremos que o custo benefício é incomparável.

Enfim, isto não se pode discutir: o Inbound Marketing é extremamente superior nesse quesito.

Fácil acesso via dispositivos móveis

Como já é quase de conhecimento geral, estamos na era dos mobile. Para se ter uma ideia, segundo fontes do IBGE, cerca de 77,9% da população brasileira com mais de 10 anos de idade utilizam o celular para acessar a internet.

Não é à toa que, hoje, praticamente todos os sites institucionais são responsivos — o que é super importante para uma boa experiência do cliente, oferecendo maior usabilidade e facilitando o contato com a empresa.

Melhora da relação com o consumidor

O consumidor atual é bastante instruído e desconfiado em relação à idoneidade das empresas. Logo, a primeira reação dele antes de adquirir um produto de qualquer marca é procurar saber mais sobre ela na internet, entrar em seu site e ver o que ela oferece.

Por isso, um bom site institucional passa maior credibilidade e facilita a relação entre a organização e seus clientes. E isso ajuda na tomada de decisão de compra, pois o cliente sabe que tem um canal de fácil comunicação com a empresa.

Outra questão interessante aqui é que, ao fornecer uma lista de endereços opt-in a sua empresa terá a permissão para enviar e-mails marketing para seus clientes, falando de promoções, descontos etc.

Ajuda na segmentação de clientes

O seu site institucional ainda pode ser uma excelente ferramenta para ajudar na segmentação de público, pois você pode construí-lo com um design interessante e atraente, aproveitando para personalizar determinadas páginas para atender especificamente o perfil de cliente que deseja.

Em síntese, como vimos até aqui, ter um site institucional é essencial para que qualquer empresa consiga interagir melhor com o seu público e alcance mais destaque em meio a grande concorrência do mercado.

E aí, ficou interessado em criar um site institucional para a sua empresa? Então entre em contato conosco, que podemos ajudá-lo nesse assunto!

Junior Venturin Daniel

Formado em Marketing pela Universidade Vila Velha/ES. Trabalha com web desde 1999 e já participou de centenas de projetos digitais. Atualmente, dedica-se a ajudar os clientes a extraírem o máximo das oportunidades da Internet e, sobretudo, a se adaptarem às mudanças impostas pela transformação digital.