Site e portal: entenda agora mesmo a diferença entre eles

Site e portal: entenda agora mesmo a diferença entre eles

Site e portal: entenda agora mesmo a diferença entre eles

Ainda que cada vez mais brasileiros acessem a Internet, os conceitos de site e portal podem parecer um pouco confusos ao olhar desatento.

É verdade que, de maneira geral, qualquer página online pode ser considerada um site, mas ambos possuem diferenças estruturais e de propósito que são importantes de compreender.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para que você entender as diferenças e as finalidades dos sites e dos portais na Internet. Acompanhe!

Motivos para diferenciar

Definir essas duas plataformas é essencial para utilizá-las da maneira mais eficaz e efetiva possível, seja para alavancar os resultados do seu negócio ou para implementar métodos de comunicação mais eficientes com o seu público.

Dúvidas que a princípio aparentam simples de se solucionar são exatamente aquelas que farão a diferença na qualidade do seu site ou portal, e é por isso que os detalhes contam tanto na hora de montar um ou outro.

O que é site

O site é um espaço que concentra uma série de informações e o seu principal objetivo é organizar esses dados de maneira acessível, compreensível e bem distribuídos. Ele funciona de forma hierárquica, o que significa que os dados são colocados ao alcance do visitante por ordem de importância, afinal, é essencial que o público compreenda todas as informações ali passadas.

Para que isso ocorra da melhor forma, é necessário dedicar tempo à construção da sua arquitetura. Isso quer dizer: definir onde irá cada conteúdo, testar a leitura das páginas, encontrar um design agradável e fácil e ficar sempre de olho na sua funcionalidade, levando em consideração a experiência do usuário.

Alguns dos principais elementos de um site são:

  1. textos;
  2. imagens;
  3. animações;
  4. gráficos;
  5. sons.

Esses elementos são montados, por meio de códigos, no website, que será acessado por meio de um navegador (ou browser) da escolha do visitante.

Os sites são muito utilizados para apresentar empresas, serviços e produtos e, hoje em dia, qualquer negócio que se preze tem o seu próprio, seja o foco empresarial, institucional ou até mesmo pessoal.

O que é portal

Já o portal funciona como um canal de comunicação por meio do qual são compartilhados conteúdos diversos, que podem ser organizados por variados segmentos.

No portal, o usuário pode ir de encontro a notícias e entretenimento com diferentes focos, como moda, esportes, humor, política ou economia, por exemplo. É possível encontrar diversos subsites alojados no portal, cada um com um foco específico e voltado a um público particular.

Os portais podem ser de dois tipos:

  1. Horizontais: que concentram uma série de diferentes informações e serviços.
  2. Verticais: que concentram conteúdo sobre um assunto particular.

Muitas pessoas confundem os portais com “sites grandes” por conta do seu nome, mas, como você já pôde perceber, não é exatamente a isso que eles se propõem. Na verdade, a ideia é fornecer um conteúdo voltado ao seu público. Especialmente no caso de portais que trazem conteúdos verticais, cuja finalidade é falar com esse público-alvo, e termos, jargões e linguagem de assuntos chave para esses visitantes são utilizados.

Além das ferramentas de um site, um portal também pode trazer uma série de outros elementos que facilitem a comunicação entre as pessoas que o frequentam. Alguns exemplos são:

  1. fóruns;
  2. pesquisas online;
  3. chats.

Tudo isso serve ao propósito de fomentar o relacionamento entre quem fornece e quem consome a informação, incentivando a troca de conhecimento.

Deu pra perceber que, na hora de utilizar o potencial dessas plataformas ao máximo, a qualidade mora nos detalhes, não é mesmo?

Agora que você já entendeu a diferença entre site e portal, que tal assinar a nossa newsletter e ficar por dentro desse e de outros conteúdos que ajudarão você a otimizar a sua presença online?

Junior Venturin Daniel

Formado em Marketing pela Universidade Vila Velha/ES. Trabalha com web deste 1999 e já participou de centenas de projetos digitais. Atualmente, dedica-se a ajudar os clientes a extraírem o máximo das oportunidades da Internet e, sobretudo, a se adaptarem às mudanças impostas pela transformação digital.