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SEO Mobile: o que muda com o Mobile-First Indexing?

SEO Mobile: o que muda com o Mobile-First Indexing?

Um estudo da Cisco sobre a Era dos Zettabytes revela duas coisas muito interessantes sobre as tendências da internet até 2020. Primeiro: o número de usuários de internet deve chegar a 4,1 bilhões. Segundo: aproximadamente 70% desses acessos serão feitos por dispositivos móveis.

Sabendo disso, a Google — o principal motor de busca online atualmente — está criando o Mobile-First Indexing, um novo sistema de busca que vai priorizar o SEO mobile.

Desde seu anúncio, muitos profissionais de propaganda e empreendedores ficaram apreensivos e ansiosos, já que isso pode mudar drasticamente a forma com o marketing digital é executado.

O sistema ainda está em fase de testes, mas é melhor já estar preparado quando as mudanças de SEO mobile estiverem valendo! Por isso, trouxemos alguns dos pontos principais aos quais você deve se atentar. Acompanhe:

Conhecendo os algoritmos das novas audiências

A maioria das buscas realizadas pela internet hoje vem de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Porém, até o momento, a Google considerava apenas a versão de desktop dos sites para calcular os algoritmos de SEO, independentemente da origem da pesquisa.

A ideia desse novo sistema é passar a considerar ambas as versões nessa equação, garantindo que os usuários mobile, que são a maioria, sejam mais bem atendidos.

Mas isso não significa que você terá que passar a trabalhar com SEO mobile e tradicional separadamente em todos os seus esquemas de marketing. A Google já afirmou que seu objetivo é ter apenas um algoritmo que seja pleno, eficiente e prático para atender a todos os usuários e criadores de conteúdo.

Por fim, também foi anunciado que a empresa não pretende criar grandes mudanças com a implantação do Mobile-First Indexing. Os rankings não devem ser muito alterados, e as técnicas de SEO devem permanecer como estão.

Apenas será dado maior foco no conteúdo móvel. A transição completa do motor de busca deve vir no futuro, depois de mais testes em larga escala.

Otimizando seu site considerando o novo SEO mobile

Ofereça o mesmo conteúdo em todas as versões do seu site

A primeira orientação com relação às mudanças é sobre o conteúdo. Boa parte dos cálculos realizados pelo motor de busca utiliza o texto e os links das páginas, já que eles são o ponto mais relevante para atender à pesquisa do usuário.

Se a versão mobile do seu site possui o mesmo conteúdo da versão desktop, então o resultado da pesquisa será o mesmo de antes!

Tenha uma versão mobile responsiva

O SEO mobile já era considerado antes, mas agora ele é ainda mais importante. Nesse sentido, um dos principais fatores considerados é a facilidade de navegação e responsividade do conteúdo. Abas extras e formas específicas de ação para aparelhos móveis também são consideradas nesse novo algoritmo.

Tornando o site mobile visível para o Google

Para incluir seu site na lista de pesquisa, é necessário que ele seja visível para os robôs de busca do Google. Lembre-se de fazer o teste robots.txt para verificar se há algum conteúdo que bloqueie o acesso do motor de busca à sua versão mobile.

Agora que você já conhece as novas tendências para SEO mobile, é hora de se antecipar a essas mudanças e aproveitá-las ao máximo! Tem alguma dúvida sobre o tema? Então deixe seu comentário aqui no post!

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