• Banner Posts

SEO e SEM: você sabe as diferenças entre essas estratégias?

SEO e SEM: você sabe as diferenças entre essas estratégias?

Mesmo quem está começando agora a investir em marketing digital já sabe que toda e qualquer técnica, por menos relevante que pareça, pode ser determinante para gerar um tráfego maior e mais qualificado para os negócios.

E, entre tantas boas práticas já descobertas pelos especialistas, as melhores fazem parte de dois conjuntos de estratégias bem conhecidos no ramo: SEO e SEM.

Ambos estão ligados aos motores de busca como Google, Yahoo e Bing. Aqui, o objetivo é explorar ao máximo a página de resultados de pesquisa (SERP – Search Engine Results Page, do inglês), mas com algumas diferenças fundamentais.

Quer saber quais são elas? Continue a leitura e descubra!

SEO (Search Engine Optimization)

Como o próprio nome diz, SEO é um conjunto de técnicas e práticas recomendadas que visa a otimização de um site para que ele fique melhor posicionado nas SERPs. Em outras palavras, são estratégias que colocarão a sua página no topo dos resultados de pesquisa.

Entretanto, uma SERP é composta por mais de um setor. Existe um espaço dedicado aos anúncios, às aplicações do Google (Mapas, por exemplo) e, por fim, à busca orgânica. No caso do SEO, todas as suas ações são voltadas para a busca orgânica — que, consequentemente, aprimorarão o posicionamento em ferramentas como o “Google Meu Negócio”.

O termo “buscas orgânicas” soa muito complexo para você? Não se preocupe! Acesse um site de pesquisas de sua preferência e realize uma busca qualquer. Um dos primeiros elementos que você identificou foi uma lista de links escritos em azul que contêm uma breve descrição, certo? Pois então, são essas as chamadas buscas orgânicas.

Resumindo: SEO é um conjunto de técnicas que devem ser aplicadas no seu próprio site — escolha de boas palavras-chave, otimização dos títulos de uma página, entre outras — para melhorar o seu posicionamento na página de resultados de pesquisa.

Deseja obter mais detalhes sobre SEO? Recomendamos a leitura deste artigo.

SEM (Search Engine Marketing)

Quando falamos em SEM (marketing de otimização para site de busca), nos referimos a um conceito diferente e, ao mesmo tempo, muito parecido com o de SEO. A diferença é que, no SEM, todos os elementos de uma SERP são explorados.

Para isso, o SEM se subdivide em dois módulos: Busca Orgânica e Links Patrocinados (anúncios pagos). O primeiro é feito através das próprias estratégias de SEO — com isso, conclui-se que o SEO está diretamente integrado ao SEM.

Já o segundo módulo, o de Links Patrocinados, consiste em anúncios pagos que aparecem acima dos resultados de busca orgânica, criados para promover um produto ou serviço.

A maior referência para trabalhar com anúncios pagos é o Google Adwords, a plataforma de publicidade mais utilizada no mundo digital — isso é uma prova de que não anunciar no Google é um erro.

Em suma, o SEM procura explorar ao máximo (com técnicas mais amplas) as SERPs para gerar mais tráfego qualificado e, consequentemente, mais conversões para o site.

SEO e SEM são estratégias complementares

Como você viu neste artigo, o SEO, embora possa ser aplicado isoladamente, é um fundamento inserido no SEM.

Além disso, outro fator que faz do SEO e do SEM estratégias complementares é o foco na segmentação, ou seja, atração de público potencialmente interessado no produto/serviço ofertado pela empresa. No entanto, se a ideia for optar por uma delas, a escolha dependerá muito dos objetivos do seu negócio.

Restou alguma dúvida sobre o assunto sobre SEO e SEM? Conte pra gente aqui nos comentários: será um prazer te ajudar a solucioná-la!

Assine e receba no seu e-mail um conteúdo de primeira:

27 3045-5730
VITÓRIA - ESPÍRITO SANTO

A Via é uma Agência Digital especializada na Criação de Sites, Marketing Digital, Inbound Marketing, Otimização de Sites (SEO) e Links Patrocinados com foco em resultados efetivos.