ROI em marketing digital: descubra a importância de mensurá-lo

ROI em marketing digital: descubra a importância de mensurá-lo

ROI em marketing digital: descubra a importância de mensurá-lo

Você já ouviu falar em ROI em marketing digital? Embora ainda seja ignorado por alguns gestores, esse é um dos indicadores mais importantes para identificar e mensurar o desempenho das suas ações e campanhas nos ambientes online.

A melhor maneira de definir os investimentos de marketing de uma empresa é reconhecendo as estratégias que oferecem resultados satisfatórios. Por isso, conhecer e usufruir dos benefícios dessa ferramenta pode ser decisivo para o crescimento e manutenção do sucesso do seu negócio.

Quer saber mais sobre o assunto? Descubra de uma vez por todas o significado do indicador ROI e sua importância para analisar o retorno do investimento realizado pela sua empresa.

Por que é importante mensurar os resultados da sua empresa?

Durante muitos anos, os resultados das campanhas de comunicação foram analisados com base em informações desencontradas e “achismos”, mas esse tempo acabou! Hoje, o marketing digital oferece diversas opções de métricas que possibilitam uma mensuração dos investimentos de forma precisa e eficiente. E você não vai querer desperdiçar essa poderosa ferramenta, não é mesmo?

Afinal, de nada adianta investir em uma boa campanha nas plataformas online se você não é capaz de mensurar o retorno obtido com essas iniciativas. Afinal, tudo é feito com um propósito, e as suas ações devem ter objetivos bem claros, que podem — e devem — ser acompanhados com regularidade.

O avanço das técnicas e ferramentas de comunicação criou uma necessidade de mensurar constantemente os resultados das campanhas, a fim de verificar o desempenho da empresa e propor novas ideias e soluções sempre que for preciso. E é nesse cenário que indicadores como o ROI se tornaram fundamentais.

O que é o ROI?

Sigla para a expressão “Return over Investment”, traduzida como retorno sobre o investimento, o ROI é um indicador que avalia o quanto uma determinada empresa está ganhando ou perdendo com cada um dos seus investimentos realizados. Dentre os indicadores de desempenho, ele é um dos mais recomendados, apresentando um resultado financeiro geral sobre as ações.

Esse indicador pode incluir dados sobre tudo o que for desenvolvido com o objetivo de lucro futuro, sejam campanhas de marketing, estratégias de atração e retenção de clientes, conversão de leads, treinamento de equipes, aquisição de ferramentas, dentre outros. Assim, é possível identificar os investimentos que valem a pena e otimizar os que não apresentam resultados tão satisfatórios.

O ROI pode ser calculado em diferentes ações, sejam elas de marketing de conteúdo, e-mail marketing, redes sociais, links patrocinados ou SEO. A conta é relativamente simples e pode ser feita em uma planilha com a fórmula. Basta subtrair o valor investido da receita recebida no período e dividir o resultado pelo valor investido.

Vantagens

O uso do cálculo ROI na análise de resultados gera diversos benefícios, seja por meio da otimização do processo de acompanhamento de campanhas ou pela tomada de decisão com base nas informações obtidas pela métrica. De uma forma ou de outra, essa é uma daquelas ferramentas que os gestores adotam e nunca mais abandonam.

Uma das principais vantagens percebidas diz respeito ao corte de custos e aumento nos lucros. Afinal, trabalhar com base em dados coletados e analisados de forma eficiente gera muita segurança na tomada de decisões, pois você identifica as ações de sucesso e deixa de perder tempo com campanhas que não oferecem resultado.

Além disso, a análise ROI aumenta a confiança e motivação da equipe no trabalho realizado. Dessa forma, os colaboradores se sentem mais envolvidos com os projetos, e os resultados se mantêm de forma mais duradora e gradativa. Ao identificar o “caminho do sucesso”, fica mais difícil se perder na sua estratégia.

Limitações

Mas nem tudo são flores! Embora o ROI, a princípio, pareça ser a solução de todos os seus problemas, ele apresenta algumas limitações, assim como a grande maioria das ferramentas semelhantes.

Em seu cálculo, o ROI não leva em consideração informações importantes, como a duração do investimento, as flutuações de valor geradas pela inflação, a sazonalidade, dentre outros fatores, o que pode gerar muitas variações na análise de resultados. Por isso, você deve estar sempre atento. Um mesmo número pode representar um retorno positivo ou negativo de acordo com o cenário que o cerca.

Além disso, infelizmente, o cálculo do ROI ainda pode ser manipulado. Com um simples desencontro de informações, a análise tende a seguir por um caminho bem diferente, gerando problemas e até mesmo prejuízo para a sua empresa. Para evitar essa situação, é preciso que todas as equipes estejam alinhadas para garantir que os cálculos sigam o mesmo padrão, entendendo a origem de todos os números utilizados.

Por que apostar no ROI em marketing digital?

O marketing digital está a cada dia mais amplo, oferecendo uma infinidade de métodos e ferramentas que podem auxiliar os profissionais que buscam fazer negócio nos ambientes online. E o ROI está entre uma das opções mais eficientes para garantir o retorno e satisfação dos investimentos realizados.

Os custos, investimentos e lucros fazem parte da rotina das empresas, independentemente da área ou segmento de atuação, e, para que se mantenham financeiramente saudáveis, é preciso diferenciar os resultados gerados por cada um desses itens.

No contexto do marketing digital, calcular o ROI em cada uma das ações realizadas permite que as equipes e gestores avaliem a real rentabilidade dos investimentos, evitando que as ações de marketing se resumam apenas a custos, o que traria prejuízos para o negócio.

Além disso, o uso e monitoramento correto do ROI, a partir dos objetivos e metas traçados ainda na fase de planejamento, permite que as empresas planejem suas metas futuras com base em resultados possíveis e reais do seu negócio, identificando, ainda, o tempo necessário de retorno para cada investimento.

Como você pode perceber, o ROI é indispensável para quem trabalha com marketing digital, mas exige foco e dedicação do empresário na sua mensuração e análise para que se atinjam resultados positivos para o negócio. O que você está esperando para inseri-lo em sua estratégia?

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