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Como o marketing digital otimiza a retenção de clientes

Como o marketing digital otimiza a retenção de clientes
Como o marketing digital otimiza a retenção de clientes

A retenção de clientes é um dos maiores objetivos das marcas. Como Philip Kotler, uma das maiores referências em marketing, já declarou: “conquistar um novo cliente é 5 a 7 vezes mais caro que fidelizar os atuais”. Isso torna as práticas de fidelização indispensáveis em um empreendimento.

As vantagens são diversas. Clientes encantados com a empresa tendem a fazer recompras, o que aumenta a lucratividade e a rentabilidade. Quando satisfeitos, ainda fazem indicações a amigos e familiares, trazendo mais gente interessada em comprar.

Continue a leitura e entenda melhor como o marketing digital contribui para tudo isso!

Otimiza as métricas

O Churn Rate, uma das taxas mais temidas, apresenta redução quando o marketing digital é bem feito. Ela se refere à quantidade de desistências de compra ou ao número de cancelamento de contratos.

A partir do momento em que aumentamos a retenção de clientes, também diminuímos o CAC (Custo de Aquisição por Clientes), taxa que nos mostra o quanto a empresa gasta para conseguir mais uma venda. Isso é importante pois custos elevados podem levar à falência.

Já o NPS (Net Promoter Score) tende a aumentar quando temos práticas voltadas à fidelização. Ele tem o objetivo de medir a quantidade de pessoas satisfeitas com os serviços e propensas a indicá-los a conhecidos.

Constrói uma relação com o cliente

Outro efeito do marketing digital é colaborar para a aproximação do cliente com a marca. A partir do momento em que a empresa demonstra conhecer as dores e os desejos da persona e comprova ser a melhor para resolver seus problemas, o lead passa sentir confiança e a enxergar mais valor no que a marca oferece. No momento em que estiver preparado, vai optar por ela para atender suas necessidades.

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Melhora a experiência de compra

Também podemos observar a melhoria na experiência de compra, que consiste nas sensações que o cliente experimenta ao entrar em contato com a marca. Quanto mais positivas, mais propenso ele fica à compra e à fidelização.

Para isso, o marketing digital lança mão de algumas estratégias, como criação de conteúdo, investimento em SEO, melhoria de sites, criação de anúncios, conhecimento aprofundado do perfil dos consumidores, segmentação do público etc.

Aumenta a autoridade da marca

Qual a primeira marca que vem à sua cabeça quando falamos em leite condensado? Ou em refrigerante? Esses nomes surgem devido à autoridade que essas marcas conquistaram.

O marketing digital é uma ótima forma de aumentar o alcance de público, tornar a marca conhecida, ganhar admiração, mostrar o potencial da empresa e fazer com que as pessoas adquiram confiança nela.

Dá importância ao pós-venda

Um dos pontos mais relevantes do marketing digital, e que costuma diferenciá-lo dos outros modelos, é o fato de ele se importar com o pós-venda. Atitudes como entrar em contato com o cliente para saber sobre sua experiência com a aquisição e satisfação com o produto, ou mostrar-se disponível para resolver qualquer empecilho, contribuem para conquistar o consumidor.

Por falar nisso, não se esqueça de que os canais de comunicação com o público devem ser diversificados. Disponibilizar, por exemplo, chat no site, WhatsApp e redes sociais facilita o contato com a empresa e melhora o timing para respostas, colaborando para aumentar a retenção de clientes.

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