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Aprenda: como reduzir Custo de Aquisição de Clientes (CAC)?

Aprenda: como reduzir Custo de Aquisição de Clientes (CAC)?

Quando um gestor trabalha seu planejamento de marketing digital, buscar estratégias que ajudem a reduzir o custo de aquisição de clientes (CAC) deve ser um dos seus primeiros objetivos. Afinal, é a partir dos resultados desse indicador que ele poderá pensar em ações que levem a um crescimento mais sustentável. 

Se você já percebeu que o custo para adquirir um cliente está cada vez mais caro, então está na hora de parar tudo o que está fazendo e tomar novos rumos para tentar reverter esse processo o mais rápido possível.

Quer uma ajudinha para começar? Acompanhe as dicas do nosso post e prepare-se para colocar a mão na massa:

Como reduzir o Custo de Aquisição de Clientes da minha empresa?

O CAC se refere a todos os investimentos que você faz para obter um novo cliente. Quando falamos em investimentos, queremos dizer todos os custos, sejam com vendas, marketing, salários, logística ou outros itens que geram despesas durante um determinado período de tempo para adquiri-lo.

Mas o ponto é: o que fazer para reduzir o CAC de forma mais eficiente? É isso que vamos descobrir agora com as dicas a seguir:

Comece a segmentar seu público-alvo

Uma das formas de conseguir aumentar suas conversões e reduzir o custo de aquisição de clientes é por meio da segmentação do seu público-alvo. Com uma boa segmentação, você poderá realizar campanhas de marketing digital mais coerentes com o perfil das pessoas que deseja ter como clientes.

Além do mais, focar seus esforços nos leads certos evitará desperdício de tempo e ajudará a enxugar os gastos com o CAC, pois você saberá exatamente quando, onde e para quem suas ações de marketing deverão ser direcionadas.

Utilize o marketing de conteúdo para compartilhar seus conhecimentos

O conhecimento é uma das maiores ferramentas que uma empresa pode ter em mãos — e aprender a compartilhar esse conhecimento é uma excelente oportunidade para conseguir atrair mais leads sem precisar gastar muito.

Vivemos em uma era em que o consumidor busca cada vez mais informações online para tentar satisfazer suas necessidades e resolver seus problemas. E você tem exatamente o que ele precisa: know-how e experiência para ajudá-lo.

Então, por que não compartilhar aquilo que sabe? Utilize o marketing de conteúdo para entregar ao seu cliente exatamente aquilo que procura. O marketing de conteúdo tem sido uma das estratégias com um custo-benefício bem mais atraente do que outros tipos de marketing tradicionais.

Por isso, os especialistas da área vêm utilizando essa estratégia, cada vez mais, para ofertar conteúdos relevantes para seus leads — conseguindo, assim, diminuir de maneira significativa o Custo de Aquisição de Clientes. Afinal, compartilhar conhecimento exigirá muito mais dedicação do que dinheiro, concorda?

Trabalhe seu marketing de relacionamento

Estar próximo do seu cliente é sempre a melhor estratégia para conseguir mantê-lo por mais tempo com você. Se o seu objetivo é reduzir o CAC, não há nada mais efetivo para isso do que o marketing de relacionamento, pois uma ligação mais positiva com sua marca pode ajudar bastante na fidelização de clientes e evitar gastos desnecessários.

Como bem dizia o sábio consultor de marketing Philip Kottler, um cliente novo pode custar de 5 a 7 vezes mais caro — e, como o nosso desejo é reduzir gastos, então o melhor é buscar ferramentas de marketing de relacionamento, como e-mail marketing ou marketing de conteúdo, para tentar reduzir o Custo de Aquisição de Clientes.

Acompanhe os resultados de suas ações

Não há como saber se suas estratégias para reduzir o CAC estão dando certo se você não fizer periodicamente o acompanhamento dos resultados das suas ações.

Reduzir o custo de aquisição de clientes pode não ser fácil, mas o marketing digital oferece várias ferramentas de mensuração de resultados que podem auxiliá-lo nessa tarefa. Talvez seja hora de repensar todo o seu planejamento de marketing e buscar otimizar novas estratégias capazes de converter mais clientes com menos investimentos.

Restou alguma dúvida sobre o assunto ou tem uma experiência para compartilhar? Conte pra gente aqui nos comentários!

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