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Como reduzir custo de aquisição de clientes (CAC)?

Como reduzir custo de aquisição de clientes (CAC)?
Como reduzir custo de aquisição de clientes (CAC)?

Quando um gestor trabalha seu planejamento de marketing digital, buscar estratégias que ajudem a reduzir o custo de aquisição de clientes (CAC) deve ser um dos seus primeiros objetivos. Afinal, é a partir dos resultados desse indicador que ele poderá pensar em ações que levem a um crescimento mais sustentável.

Se você já percebeu que o custo para adquirir um cliente está cada vez mais alto, então está na hora de parar tudo o que está fazendo e tomar novos rumos para tentar reverter esse processo o mais rápido possível. Quer uma ajudinha para começar? Acompanhe as dicas do nosso post e prepare-se para colocar a mão na massa!

O que é Custo de Aquisição de Clientes (CAC)?

O CAC se refere a todos os investimentos que você faz para obter um novo cliente.

À primeira vista, olhando a descrição acima, o CAC parece ser uma métrica muito simples de entender não é mesmo? Mas é exatamente por parecer simples que muitas empresas acabam fazendo cálculos errados e comprometendo seus resultados. Por isso, vamos aprender a calculá-lo corretamente a partir de agora.

Como fazer o cálculo do CAC?

De modo geral, a fórmula para calcular o CAC é:

CAC = Total dos Investimentos em Marketing + Despesas de Vendas/ Números de Novos Clientes

Fácil, não é? De certo modo sim, mas há alguns custos importantes que devem, prioritariamente, constar nessa equação, tais como:

  • custos com o oferecimento de produtos freemium até o usuário se tornar um cliente pagante;
  • custos com salários relacionados a marketing e vendas;
  • custos com despesas de aquisição de novos softwares, automação de marketing, testes etc.;
  • despesas com mão de obra de profissionais ou serviços terceirizados;
  • outros custos com marketing e vendas que vão surgindo no decorrer das campanhas.

Há outros fatores relevantes para o cálculo do CAC, como saber o tempo, em média, que o lead demora para se tornar efetivamente um cliente, assim como se os clientes são realmente novos ou estão apenas retornando depois de um determinado período de inatividade.

Após o levantamento de todas as informações acima, pode-se lançar a soma total desses custos à fórmula do CAC, assim obterá um valor real e não apenas hipotético.

Como reduzir o Custo de Aquisição de Clientes da minha empresa?

Mas o ponto é: o que fazer para reduzir o CAC de forma mais eficiente? É isso que vamos descobrir agora com as dicas a seguir!

  • Comece a segmentar seu público-alvo

    Uma das formas de conseguir aumentar suas conversões e reduzir o custo de aquisição de clientes é por meio da segmentação do seu público-alvo. Com uma boa segmentação, você poderá realizar campanhas de marketing digital mais coerentes com o perfil das pessoas que deseja ter como clientes.

    Além do mais, focar seus esforços nos leads certos evitará desperdício de tempo e ajudará a enxugar os gastos com o CAC, pois você saberá exatamente quando, em que e para quem suas ações de marketing deverão ser direcionadas.

  • Trabalhe seu marketing de relacionamento

    Estar próximo do seu cliente é sempre a melhor estratégia para conseguir mantê-lo por mais tempo com você. Se o seu objetivo é reduzir o CAC, não há nada mais efetivo para isso do que o marketing de relacionamento, pois uma ligação mais positiva com sua marca pode ajudar bastante na fidelização de clientes e para evitar gastos desnecessários.

    Como bem dizia o sábio consultor de marketing Philip Kottler, um cliente novo pode custar de 5 a 7 vezes mais caro e, como o nosso desejo é reduzir gastos, então o melhor é buscar ferramentas de marketing de relacionamento, como e-mail marketing ou marketing de conteúdo para tentar reduzir o Custo de Aquisição de Clientes.

  • Utilize o marketing de conteúdo para compartilhar seus conhecimentos

    O conhecimento é uma das maiores ferramentas que uma empresa pode ter em mãos e aprender a compartilhar esse conhecimento é uma excelente oportunidade para conseguir atrair mais leads sem precisar gastar muito.

    Vivemos em uma era em que o consumidor busca cada vez mais informações online para satisfazer suas necessidades e resolver seus problemas. E você tem exatamente o que ele precisa: know-how e experiência para ajudá-lo.

    Então, por que não compartilhar aquilo que sabe? Utilize o marketing de conteúdo para entregar ao seu cliente exatamente aquilo que procura. O marketing de conteúdo tem sido uma das estratégias com um custo-benefício bem mais atraente do que outros tipos de marketing tradicionais.

    Por isso, os especialistas da área vêm utilizando essa estratégia, cada vez mais, para ofertar conteúdos relevantes para seus leads, conseguindo, assim, diminuir de maneira significativa o custo de aquisição de clientes. Afinal, compartilhar conhecimento exigirá muito mais dedicação do que dinheiro, concorda?

  • Defina as métricas mais importantes para o seu negócio

    Para se chegar a uma análise concreta do seu CAC é necessário cruzar as informações obtidas no seu cálculo com outras métricas importantes como LTV (Lifetime Value) ou ciclo de vida do cliente, Ticket Médio, ROI (Retorno do Investimento), entre outras.

    Essas métricas são indispensáveis para ajudar na compreensão dos resultados das suas estratégias de marketing e detectar se o custo de aquisição de clientes está compatível com o orçamento de marketing idealizado pela empresa.

    O correto é analisar quais métricas são as ideais para atender as necessidades do seu tipo de negócio e relacioná-las ao CAC.

  • Acompanhe os resultados de suas ações

    Não há como saber se suas estratégias para reduzir o CAC estão dando certo se você não fizer periodicamente o acompanhamento dos resultados das suas ações. Mas, infelizmente, muitas empresas não fazem a mensuração de maneira precisa e acabam agindo em cima de suposições e não de dados concretos.

    Reduzir o custo de aquisição de clientes pode não ser fácil, mas o marketing digital oferece várias ferramentas de mensuração de resultados que podem auxiliá-lo nessa tarefa. Talvez seja hora de repensar todo o seu planejamento de marketing e buscar estratégias capazes de converter mais clientes com menos investimentos.

  • Otimize suas conversões para obter melhores resultados

    Para efetivamente alcançar bons resultados de conversão é preciso buscar ferramentas eficientes para otimizá-la corretamente. Nesse sentido, há algumas ações que podem ajudá-lo a aumentar sua taxa de conversão — o que, consequentemente, influenciará na redução do seu CAC.

    Dentre as várias ações de otimização podemos citar:

    • realização de testes A/B;
    • mensuração constante dos resultados;
    • análise dos dados obtidos;
    • análise da jornada do consumidor;
    • qualificação de leads;
    • monitoramento da taxa de rejeição.
  • Invista no pós-venda para evangelização da marca

    O custo para nutrir clientes pós-venda é muito menor do que o gasto para conquistar novos. Como já citado aqui, os benefícios de manter um relacionamento mais duradouro com o cliente é fundamental para evangelização da marca.

Oferecer uma boa experiência de compra e buscar alternativas criativas para gerar novas vendas é uma das chaves para reduzir o Custo de Aquisição de Clientes e potencializar o ROI de marketing da empresa. Por isso, não perca tempo e comece agora a trabalhar estratégias pós-venda para garantir o sucesso do seu negócio.

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