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4 principais requisitos para criação de sites corporativos

4 principais requisitos para criação de sites corporativos

4 principais requisitos para criação de sites corporativos

Ter um site corporativo pode ser tanto uma alavanca quanto uma âncora para o sucesso do seu negócio. Como a grande maioria das pessoas acessa informações referentes a uma empresa primeiramente pela internet, o site se tornou o cartão de visitas que você entregava há alguns anos para conseguir novos clientes.

Por esse motivo, o site pode ser o seu sucesso ou a sua ruína. Empresas que contam com uma página organizada, de navegação intuitiva e com um bom design passam confiança e atraem mais clientes. Por outro lado, um site mal feito, lento e com design ultrapassado não passará ao cliente a imagem que ele precisa para fazer negócios com você.

Mas como garantir que o planejamento e a criação de um site passem essa imagem de confiança tão fundamental, ajudando a sua empresa a se lançar definitivamente no mercado Para ajudá-lo com essas e outras questões, listamos aqui algumas dicas para transformar sua página no melhor cartão de visitas que a sua empresa já teve!

1. Obter um domínio próprio

Credibilidade

É importante realizar um registro de domínio próprio para que seu site não precise de subdomínios gratuitos (como o WordPress, por exemplo) e, assim, ganhe credibilidade. Seus potenciais clientes perceberão que você investiu em uma página personalizada, fator que irá contribuir para uma boa imagem do seu negócio e ajudará a concluir mais vendas.

Memorização

Ter um domínio também possibilita escolher um nome curto e de fácil memorização, o que faz muita diferença para a divulgação da sua página. Além disso, cada segmento possui um tipo de extensão: se o assunto do seu site é música, por exemplo, que tal escolher a extensão .mus?

Alcance

O Google e outros buscadores costumam dar prioridade para as páginas que possuem domínio próprio. Isso acaba impactando o SEO (Search Engine Optimization), conjunto de estratégias que permite otimizar seu site para motores de busca. Com isso, você gera mais visitas e, é claro, mais negócios!

Proteção

Além de fácil e relativamente barato, ter um registro próprio é uma maneira de proteger a sua marca no mundo digital. Afinal, você não quer outra marca usando seu nome para se promover, certo? O domínio serve de garantia para que ninguém use o seu nome em vão.

2. Focar nos objetivos do site

Na hora de criar o seu site corporativo, é importante que sejam seguidos alguns pressupostos que agilizam a navegação e ajudam a transformar prospects em clientes reais.

Na página inicial, por exemplo, você precisa destacar itens como “quem somos”, “produtos e serviços” e “contato”, já que ela funciona como se fosse a primeira página de um jornal ou revista. Logo, inclua tudo o que acredita ser indispensável e relevante, tornando-a um local atraente e convidativo para quem a visita.

Em geral, os sites são classificados de acordo com o seu propósito. Você já parou para se perguntar por que a sua empresa quer ter uma página? Confira algumas sugestões a seguir:

  • institucional;
  • e-commerce;
  • portfólio;
  • informativo;
  • aplicativo;
  • armazenamento de informação;
  • mídias sociais;
  • classificados.

3. Aprimorar o conteúdo

Cada vez mais, o marketing de conteúdo vem se fortalecendo como estratégia nas empresas. Afinal, ele é uma forma de engajar seu público por meio de conteúdo relevante, auxiliando-o em todas as etapas do processo de compra — e o melhor de tudo, de forma natural e espontânea.

Visibilidade

Todo mundo costuma pesquisar em sites de busca antes de realizar uma compra, não é mesmo? Isso tem a ver com a nova tendência de comportamento dos consumidores, que passaram a ter uma postura mais ativa no processo de compra de um produto ou serviço. Eles querem a independência de pesquisar por conta própria, por isso, ofereça um site com conteúdo relevante e atualizado.

Nesse contexto, um conteúdo bem trabalhado, que leve em conta o cuidado na escolha das palavras-chave e dos links de referência, por exemplo, ajuda o seu posicionamento nos buscadores, dando mais visibilidade e credibilidade para o seu negócio. Por isso, é muito importante investir na qualidade e na frequência de atualização da sua página.

Autoridade

Como já dissemos, as pessoas pesquisam na web para ler sobre o produto ou serviço que estão planejando adquirir. Se a sua empresa costuma produzir materiais de qualidade, como textos e vídeos, ela será vista como autoridade nesses assuntos pelos internautas. Isso também contribui para a fidelização dos consumidores.

Custo e durabilidade

Um anúncio feito em jornal ou televisão acaba tendo uma vida curta — afinal, quando você para de investir dinheiro, ele para de ser veiculado. Com o marketing de conteúdo, porém, a situação é diferente.

Uma vez gerado um post, ele ficará disponível na internet até que você o exclua. Isso significa que o investimento em marketing digital é um investimento para toda a vida útil do seu site.

4. Investir no layout

O visual da sua página talvez seja uma das partes mais importantes de toda a criação de sites corporativos. Para que o cliente sinta vontade de saber mais sobre os seus produtos e serviços, você deve considerar alguns fatores. Veja abaixo:

Personalidade

Você sabia que o layout do seu site pode dizer muito sobre a personalidade da sua empresa? Como já falamos, sua página é o seu cartão de visitas, então dedique seu tempo para escolher com cuidado os elementos que combinam com o seu negócio em termos de cores, imagens, tipografia e diagramação. Ter um profissional de design para ajudá-lo nessas decisões é fundamental.

Diagramação

Um site clean, sem informações desnecessárias e com todos os seus itens bem dispostos é um dos fatores que fazem o cliente decidir sair ou ficar na sua página. Lembre-se que essa decisão leva no máximo oito segundos para ser tomada, então não há espaço para cometer erros!

Uma boa dica é pesquisar as páginas dos seus concorrentes para saber o que eles estão fazendo, servindo de inspiração para você. Não custa nada dar essa conferida, nem que seja para não repetir a mesma ideia.

Fotos de qualidade

Não precisamos nem dizer que a qualidade das fotos faz toda a diferença em um layout, não é? Embora a contratação de um fotógrafo possa parecer um custo a mais, esse investimento valerá a pena para criar um banco de imagens confiável para a sua empresa.

Legibilidade

Fique atento ao tamanho da fonte e ao contraste entre sua cor e o fundo da tela. A dica é não inventar muito: fundo claro combina com fonte escura. Se você quiser inovar, brinque com os títulos, mas não se esqueça de testar sua legibilidade.

Navegabilidade

Um site precisa ter uma interface intuitiva e de fácil navegação. As informações devem ser encontradas sem grande esforço e os links devem ter cara de links, ou seja, devem ser encontrados facilmente pelo usuário. Simples assim!

Com esses quatro elementos, não há dúvida de que o seu site corporativo vai ficar muito mais atraente para o seu público-alvo, gerando mais engajamento. Assim, a tendência é que seus clientes passem a ser multiplicadores da sua marca.

Ainda acha complicado mudar a cara do seu site corporativo? Que tal contar com a ajuda de profissionais experientes em marketing digital? Entre em contato conosco e descubra como nossa equipe de especialistas pode ajudar a sua marca a se tornar um sucesso na web!

Junior Venturin Daniel

Formado em Marketing pela Universidade Vila Velha/ES. Trabalha com web desde 1999 e já participou de centenas de projetos digitais. Atualmente, dedica-se a ajudar os clientes a extraírem o máximo das oportunidades da Internet e, sobretudo, a se adaptarem às mudanças impostas pela transformação digital.