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6 dicas práticas para transformar visitantes em vendas

6 dicas práticas para transformar visitantes em vendas

Não é nenhuma novidade que a internet já se consolidou como um dos principais canais de comunicação da atualidade. Além do aspecto social, hoje em dia é cada vez mais comum que as pessoas optem por adquirir produtos no ambiente digital, sem sair de casa.

Essa mudança de comportamento tem dominado o mercado e acontece, principalmente, pela facilidade, praticidade e segurança que esse tipo de compra oferece. Porém, em meio a uma imensidão de concorrentes, surge uma dúvida muito comum: como se destacar e conseguir clientes?

Pensando em ajudar com essa questão, listamos 6 dicas práticas para transformar visitantes em vendas e aumentar a credibilidade da sua marca na web. Confira!

1. Customize sua landing page

Se você ainda não conhece esse termo, não se preocupe! Landing page nada mais é do que a página que o visitante visualiza quando chega pela primeira vez no seu site. Ela visa sempre convencer o usuário a praticar uma ação, seja baixar um e-book, realizar uma compra ou entrar em contato com a empresa.

Isso significa que essa página inicial é muito importante para conseguir transformar os seus visitantes em números concretos de vendas. Por isso, é necessário ter muita atenção e cuidado, buscando sempre customizá-la com botões, imagens e conteúdos que possam atrair a atenção do usuário.

Além do quesito primeira impressão, a landing page pode trazer diversos benefícios para o seu negócio, por exemplo:

  • ampliar a oportunidade de pessoas encontrarem o seu site;
  • fornecer uma boa experiência para o usuário;
  • encaminhar novos visitantes para o conteúdo do seu blog, o que faz seu site ter um melhor posicionamento nas ferramentas de busca;
  • aumentar a taxa de conversão do seu site.

2. Crie botões de call to action

O call to action — ou chamada para ação, como falamos no Brasil — é uma importante ferramenta de marketing utilizada em sites ou blogs. Ele é feito por meio de uma frase ou expressão, que precisa ser direta e atrativa, a fim de estimular o cliente a realizar alguma ação de aproximação com a marca.

Alguns dos exemplos mais utilizados pelas marcas são convidar o usuário para baixar algum material, assinar a newsletter, seguir nas redes sociais, compartilhar o conteúdo, comentar o post ou entrar em contato com a empresa.

Para ter sucesso com o CTA, o ideal é que você pense no que os seus potenciais clientes precisam. Verifique também a escolha do formato — em uma cor chamativa (vermelho, amarelo e verde são bons exemplos) — e do texto, que deve ser direto, objetivo e ter a força para estimular o clique do usuário.

Fazendo isso, com certeza o site da sua empresa terá muito mais oportunidades de transformar visitantes em vendas. Além disso, ações como essas aumentam a credibilidade da marca no ambiente digital e criam um contato ainda maior com os seus potenciais clientes.

3. Produza conteúdo relevante

Com cada vez mais informação disponível na rede, criar um blog e produzir um conteúdo relevante é uma das estratégias mais utilizadas pelas empresas. Assim, é possível informar e atrair os leitores para o site, seguindo além das vendas.

Essa técnica tem-se expandido consideravelmente devido à grande eficiência dos seus resultados. Para você ter ideia, segundo a pesquisa Content Trends, realizada pela empresa Rock Content em 2016, 61% das empresas no Brasil utilizam um blog para publicar conteúdos relevantes para os seus leitores.

Invista em textos ricos, fotos, vídeos, e-books e infográficos. Assim, fica mais fácil otimizar o ranking da sua página nos motores de busca, dando destaque para a sua empresa. Esse é um jeito mais eficiente e barato de trabalhar com o SEO.

Uma pesquisa realizada pela Demand Metric, revelou que o marketing de conteúdo é 62% mais barato, se comparado com o tradicional, e, além disso, pode gerar até 3x mais leads. Então, não deixe de investir nessa estratégia e passe a transformar visitantes em vendas com muito mais facilidade e eficiência.

4. Invista na nutrição de lead

Como você pode perceber, a produção de um conteúdo relevante é um importante passo para converter visitas no site em vendas. Entretanto, mesmo após ter consumido um material de qualidade em sua página, nem sempre o consumidor estará pronto para realizar uma compra.

Tendo isso em mente, você precisa continuar investindo nos seus possíveis clientes, nutrindo os leads até que a pessoa seja convencida a investir naquilo que você tem a oferecer.

Uma boa forma de fazer isso é pelo e-mail marketing e envio de materiais relevantes para o seu público-alvo. Educando gradativamente a persona, fica mais fácil de ela perceber a sua empresa como algo de valor e confiança, decidindo pela compra.

5. Ofereça garantia e segurança

Quando o assunto é compra pela internet, nem sempre é fácil conquistar a confiança de alguém. Muitas vendas online não são concretizadas porque os usuários não se sentem totalmente seguros para realizar a transação.

Por isso, você deve criar um ambiente que aumente a sensação de segurança do seu possível cliente, elevando a credibilidade da sua marca. Mas você deve estar se perguntando: como isso pode ser feito?

Uma das maneiras mais eficientes é oferecendo garantias. Você pode, por exemplo, oferecer um reembolso aos consumidores caso eles não fiquem satisfeito com o produto. Essa é uma das técnicas mais utilizadas pelas empresas, principalmente na venda de serviços.

Outra forma de criar um ambiente confiável é por meio dos certificados de segurança digital e depoimento de outros clientes. Além disso, sempre forneça todas as informações necessárias sobre a sua empresa.

6. Aposte no mobile

A última dica, mas não menos importante, é investir nas plataformas mobile. Se você quer transformar visitantes em vendas de forma eficiente, deve adaptar o seu site para realizar esse tipo de transição nos aparelhos móveis.

Seja pela facilidade ou pela correria do cotidiano, o fato é que os consumidores estão propensos a realizarem suas compras diretamente pelo celular. Inclusive, desistem muitas vezes caso não consigam finalizar a transação no smartphone.

Além disso, melhorar a navegabilidade do seu site nos dispositivos móveis favorece a visibilidade da sua empresa nos resultados de busca online, o que pode ser muito positivo.

Com soluções simples e práticas é possível transformar visitantes em vendas e melhorar significativamente o desempenho da sua empresa, oferecendo resultados ainda melhores.

Gostou das nossas dicas para transformar seus visitantes em vendas? Então, compartilhe este post nas redes sociais e ajude os seus seguidores a ficarem por dentro das melhores estratégias do mercado!

Junior Venturin Daniel

Formado em Marketing pela Universidade Vila Velha/ES. Trabalha com web deste 1999 e já participou de centenas de projetos digitais. Atualmente, dedica-se a ajudar os clientes a extraírem o máximo das oportunidades da Internet e, sobretudo, a se adaptarem às mudanças impostas pela transformação digital.

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