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Posicionamento digital: saiba como tirar sua empresa do anonimato

Posicionamento digital: saiba como tirar sua empresa do anonimato

Posicionamento digital: saiba como tirar sua empresa do anonimato

Se você tem uma empresa de pequeno ou médio porte e tem enfrentado dificuldades para alavancar suas vendas, então é hora de você aprender sobre posicionamento digital.

Ter noções de marketing digital e tentar aplicá-las por conta própria sem objetivo e planejamento é algo que dificilmente vai gerar algum resultado positivo para a sua marca. Os tempos atuais exigem qualidade e proximidade na relação com os clientes, que não querem mais apenas comprar aquilo que lhe saltam aos olhos.

Nesse contexto, os parâmetros tradicionais do marketing voltados para a interpelação do público-alvo com anúncios e propagandas não costuma ser a melhor estratégia. Se você quer melhorar seus resultados, continue a leitura deste post!

1. Conheça seu público e crie sua persona

Para conhecer seu público e criar sua persona — personagem semi-fictícia baseada em dados reais sobre seu negócio — é necessário antes realizar uma pesquisa de mercado sobre quem são seus clientes em potencial, bem como monitorar aqueles que já conhecem a sua marca.

Com base nisso fica fácil obter dados diversos sobre o público, como idade, sexo, profissão e escolaridade. A partir daí é possível delinear quais são seus interesses e de que forma você pode atendê-los. Isso será a base para a criação da sua persona.

Abaixo damos um exemplo da persona de uma empresa de artigos esportivos:

“Daniel do futebol, 22 anos, trabalha durante o dia e estuda à noite. Acompanha todas as partidas do seu time pela televisão e ama o futebol. Todos os finais de semana joga com sua turma de amigos da época de escola e faz uso de chuteiras, meias e uniformes no seu hobby.”

2. Entenda o funil de vendas

Uma coisa é você ter um público e desenvolver uma persona, outra coisa é gerar negócio a partir disso.

De uma forma simples, o funil de vendas se divide da seguinte maneira:

  • topo de funil, que abrange a atração do visitante ao seu blog ou site;
  • meio de funil, que diz respeito à conversão do visitante em lead (possível cliente);
  • fundo de funil, que é a fase de venda para o cliente — engloba também o suporte e a fidelização.

Para conseguir ir do topo para o fundo de funil você deve:

  1. monitorar e entender o que o seu cliente busca e como você pode atingi-lo;
  2. atrair por meio de conteúdo de qualidade, de ofertas interesses e de anúncios bem direcionados;
  3. respeitar cada etapa do funil para estreitar o relacionamento e fazer com que a venda aconteça;
  4. converter seus leads em clientes;
  5. verificar o ROI (Retorno de Investimento) levando em conta o quanto foi investido e a quantia obtida como retorno — para obter cada vez mais qualidade na gestão do seu negócio.

3. Trace objetivos para seu posicionamento digital

Existem muitas razões para você querer a melhoria do seu posicionamento digital. Abaixo listamos algumas das mais comuns e importantes:

  • trabalhar a percepção da marca e tornar-se autoridade no assunto;
  • estar bem ranqueado nas ferramentas de busca;
  • converter visitantes em leads e nutri-los;
  • acompanhar e fidelizar o cliente;
  • vender mais.

Para muitas delas você precisará se aprofundar nas estratégias de marketing digital como marketing de conteúdo, SEO e inbound marketing.

4. Não subestime a importância do posicionamento digital

Talvez você não saiba, mas pesquisas demonstram que o número de pessoas fazendo uso da internet no Brasil hoje já ultrapassa os 100 milhões. Mais relevante ainda é pensar que não são apenas jovens, já que uma parcela desses usuários tem mais de 60 anos de idade. Esse contexto permite inúmeras possibilidades e um grande alcance para quem investe no meio digital.

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Junior Venturin Daniel

Formado em Marketing pela Universidade Vila Velha/ES. Trabalha com web desde 1999 e já participou de centenas de projetos digitais. Atualmente, dedica-se a ajudar os clientes a extraírem o máximo das oportunidades da Internet e, sobretudo, a se adaptarem às mudanças impostas pela transformação digital.