Se você tem uma empresa de pequeno ou médio porte e tem enfrentado dificuldades para alavancar suas vendas, então é hora de você aprender sobre posicionamento digital.
Ter noções de marketing digital e tentar aplicá-las por conta própria sem objetivo e planejamento é algo que dificilmente vai gerar algum resultado positivo para a sua marca. Os tempos atuais exigem qualidade e proximidade na relação com os clientes, que não querem mais apenas comprar aquilo que lhe saltam aos olhos.
Nesse contexto, os parâmetros tradicionais do marketing voltados para a interpelação do público-alvo com anúncios e propagandas não costuma ser a melhor estratégia. Se você quer melhorar seus resultados, continue a leitura deste post!
1. Conheça seu público e crie sua persona
Para conhecer seu público e criar sua persona — personagem semi-fictícia baseada em dados reais sobre seu negócio — é necessário antes realizar uma pesquisa de mercado sobre quem são seus clientes em potencial, bem como monitorar aqueles que já conhecem a sua marca.
Com base nisso fica fácil obter dados diversos sobre o público, como idade, sexo, profissão e escolaridade. A partir daí é possível delinear quais são seus interesses e de que forma você pode atendê-los. Isso será a base para a criação da sua persona.
Abaixo damos um exemplo da persona de uma empresa de artigos esportivos:
“Daniel do futebol, 22 anos, trabalha durante o dia e estuda à noite. Acompanha todas as partidas do seu time pela televisão e ama o futebol. Todos os finais de semana joga com sua turma de amigos da época de escola e faz uso de chuteiras, meias e uniformes no seu hobby.”
2. Entenda o funil de vendas
Uma coisa é você ter um público e desenvolver uma persona, outra coisa é gerar negócio a partir disso.
De uma forma simples, o funil de vendas se divide da seguinte maneira:
- topo de funil, que abrange a atração do visitante ao seu blog ou site;
- meio de funil, que diz respeito à conversão do visitante em lead (possível cliente);
- fundo de funil, que é a fase de venda para o cliente — engloba também o suporte e a fidelização.
Para conseguir ir do topo para o fundo de funil você deve:
- monitorar e entender o que o seu cliente busca e como você pode atingi-lo;
- atrair por meio de conteúdo de qualidade, de ofertas interesses e de anúncios bem direcionados;
- respeitar cada etapa do funil para estreitar o relacionamento e fazer com que a venda aconteça;
- converter seus leads em clientes;
- verificar o ROI (Retorno de Investimento) levando em conta o quanto foi investido e a quantia obtida como retorno — para obter cada vez mais qualidade na gestão do seu negócio.
3. Trace objetivos para seu posicionamento digital
Existem muitas razões para você querer a melhoria do seu posicionamento digital. Abaixo listamos algumas das mais comuns e importantes:
- trabalhar a percepção da marca e tornar-se autoridade no assunto;
- estar bem ranqueado nas ferramentas de busca;
- converter visitantes em leads e nutri-los;
- acompanhar e fidelizar o cliente;
- vender mais.
Para muitas delas você precisará se aprofundar nas estratégias de marketing digital como marketing de conteúdo, SEO e inbound marketing.
4. Não subestime a importância do posicionamento digital
Talvez você não saiba, mas pesquisas demonstram que o número de pessoas fazendo uso da internet no Brasil hoje já ultrapassa os 100 milhões. Mais relevante ainda é pensar que não são apenas jovens, já que uma parcela desses usuários tem mais de 60 anos de idade. Esse contexto permite inúmeras possibilidades e um grande alcance para quem investe no meio digital.
Se você gostou das nossas dicas sobre posicionamento digital, não deixe de curtir nossa página no Facebook! Lá você tem acesso a diversos conteúdos de qualidade para você e sua empresa!