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Planejamento Estratégico – o perfil do Consumidor mudou – entenda o porquê

Planejamento Estratégico - o perfil do Consumidor mudou - entenda o porquê

Em toda estratégia de marketing, seja online ou offline, o consumidor foi, é e sempre será o centro das atenções. É pensando nesse consumidor que milhares de empresas investem milhões de reais por ano em marketing.
Mas o modo como ele recebe o marketing dessas empresas tem mudado ao longo do anos. É preciso, mais do que nunca, entender quem é o consumidor, o que ele procura e o que irá suprir a necessidade dele.

Antes, o cliente em potencial se encantava por uma geladeira em uma propaganda na televisão, chegava em uma loja e confiava a sua decisão de compra ao vendedor que o atendia. Mas já percebeu que ele não é mais tão impactado por essa “conversa de vendedor”? Hoje, antes de comprar qualquer tipo de produto, ele pesquisa no Google, procura por análises, visita o site da marca, pergunta a amigos, entra na redes sociais e colhe o máximo de informações possíveis sobre o que está pensando em comprar.

Segundo pesquisa realizada no The Center for Marketing Research, da Universidade de Massachusetts mostram que as pessoas seguem as marcas nas redes sociais mais para saber sobre informações do que para obter descontos. Hoje, o consumidor chega na loja sabendo até mais que o vendedor, porque antes pesquisou na internet. Foi-se o tempo em que vender uma geladeira era algo tão fácil.

O consumidor tem cada vez menos tempo para fazer tudo o que quer em 24 horas. Quer ir ao cinema, jantar com os amigos, viajar com a família e visitar os pais, além de trabalhar e muitas vezes estudar. É por isso que busca soluções para otimizar o tempo. E comprar pela internet é uma delas.

Por essa razão que o Google tem um papel fundamental na escolha e decisão de compra. Segundo informações divulgadas pelo Google, no mundo são realizadas quase 3,5 bilhões de pesquisas diariamente e, no Brasil, o Google concentra mais de 90% das buscas na internet. Antes era necessário passar por três ou quatro lojas para então fazer a compra. Pesquisamos mais antes de comprar porque a informação está muito mais fácil e disponível. Hoje, apenas em um clique é possível encontrar todas as informações, desde preço mais atrativo a opiniões de outros consumidores. É por isso que é um erro não anunciar no Google.

Percebeu a mudança? É por isso que a estratégia de marketing digital deve pensar e conhecer o comportamento do consumidor. Entender como ele recebe as propagandas e como consome atualmente. Essa não é uma tarefa muito fácil, mas o lado bom é que, hoje, as pessoas falam o que querem, mostram o que desejam e deixam rastros do caminho que estão seguindo. Isso tudo na internet. Podemos concluir que conhecer o consumidor na internet é muito mais fácil do que na loja física.

Por essa razão, é preciso entender o consumidor e isso é muito mais que definir sexo, idade e localização geográfica. O primeiro passo para traçar esse perfil na sua estratégia de marketing digital é entender:

  • O que o consumidor gosta de fazer;
  • Que tipo de mídia consome;
  • Qual é a sua relação com a marca ou produto;
  • Qual expectativa possui da marca ou produto;
  • Como pesquisa;
  • Como influência ou quem a influencia a comprar.

Quando uma marca consegue entender profundamente o consumidor e o que ele deseja, não apenas consegue oferecer o produto ideal, aumentando assim as vendas, mas também consegue desenvolver novos produtos, melhorar o atendimento e destacar-se em meio à concorrência. Entender o consumidor é um fator decisivo para o sucesso da estratégia de marketing digital.

Pesquisa do Google mostra que 40% das pessoas acreditam que as marcas que aparecem em primeiro lugar no resultado das buscas são as líderes de mercado. Então, na hora de planejar o seu marketing digital não deixe de incluir o Google Adwords. Ele é um ótimo investimento para ser encontrado quando o consumidor for buscar o seu produto na internet.

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre o Google Adwords e começar a fazer esse investimento, entre em contato conosco. Estamos prontos para te ajudar!

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