• Banner Posts

O que é um pensamento estratégico insano para uma empresa?

O que é um pensamento estratégico insano para uma empresa?

Imagine que você deseja encarar uma corrida de maratona e todos os dias você saia para correr, mas não consegue completar nem a metade do percurso. Você segue insistindo e segue falhando. Isso não faz sentido, afinal você está tentando diariamente, da mesma forma, uma hora tem que conseguir, certo? Errado. Você tem que cuidar da sua alimentação, ingerir líquidos, treinar com foco em tarefas específicas, talvez até mesmo começar praticando natação para adquirir ritmo e fôlego. É necessário tentar uma nova estratégia.

“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferente.”

Albert Einstein

Se você acender um fósforo e encostar a chama do fogo em um papel, ele irá queimar. Se você repetir o experimento amanhã, de novo você irá queimar um pedaço de papel. Daqui 10 anos o mesmo ainda irá acontecer. E seria extremamente insano esperar que qualquer outra coisa aconteça, afinal o resultado de colocar fogo em um papel é a queima.

Em exemplos simples e triviais é muito fácil notar o efeito da ação e reação, pois quando uma ação resulta em uma reação estamos prestando atenção em apenas dois pontos. Por outro lado, se transportarmos a metáfora do fogo e do papel para dentro de uma empresa, é muito mais complexo observar o resultado do dinheiro injetado em uma ponta se transformando em dinheiro na outra ponta. São muitas operações, muitos setores e muitas pessoas envolvidas no processo.

Insano é fazer o mesmo, sempre!

Mas temos uma grande semelhança entre o fogo e o dinheiro: sempre que o fogo entrar em contato com determinada matéria, o mesmo efeito acontecerá. Sempre que o dinheiro for aplicado no mesmo lugar e da mesma maneira, o resultado será o mesmo. Algumas empresas ficam sempre fazendo as mesmas ações, que na maioria das vezes as ações são idênticas ao concorrente. Ou seja, todo mundo faz mais do mesmo, não há um pensamento estratégico. O pior é que fazem sempre as mesmas coisas, mas sempre esperam um resultado melhor. Como?

Certa vez Steve Jobs disse que “se você faz algo de bom e tudo dá certo, acho que é hora de pensar em outra coisa e tentar adivinhar o que vem pela frente”. Isso quer dizer que não basta fazer algo bom, se contentar nisso e repetir para sempre. As empresas estão cada vez mais enfrentando a necessidade de estar sempre inovando, dedicando tempo ao pensamento estratégico, pensando em novas estratégias, testando novas formas e surpreendendo o cliente. E essa é a principal forma de se destacar no mercado.

Steve Jobs se tornou um ícone dessa geração justamente por inovar e buscar sempre o inimaginável, consagrando a sua empresa – a Apple. Outra empresa consagrada era a Kodak, que produzia equipamentos fotográficos, porém ela faliu. E faliu porque não soube se atualizar e acompanhar o ritmo do mercado. Porque continuou insistindo em mais do mesmo quando era necessário pensar além.

A movimentação deve ser constante e o pensamento estratégico também!

O retorno sempre vai ser proporcional ao risco e só os empresários de sucesso arriscam. Principalmente em um momento em que as empresas estão cada vez mais próximas do cliente e possuem meios de se comunicar com ele. Tudo está acontecendo e mudando muito rápido. O que era tendência ontem já foi esquecido hoje, e essa movimentação toda gera muitas oportunidades, basta saber aproveitá-las.

Para isso sair da teoria e ir para a prática existem as estratégias do Inbound Marketing, uma metodologia de Marketing Digital que busca a aproximação da empresa e da marca com o cliente. Cada contato com o cliente, seja do próprio setor de marketing da empresa, seja do setor financeiro, merece atenção especial. Tudo o que a empresa faz ou deixa de fazer deve ser visto como realizado por uma só unidade, pois é assim que o cliente a enxerga. E todo o conjunto é responsável por se diferenciar.

Inove, ouse, arrisque-se, dedique tempo ao pensamento estratégico e busque o que ainda não foi feito. Seja arrojado, e não insano!

Você já havia pensando em estratégias insanas desta forma? Conte para gente nos comentários!

Assine e receba no seu e-mail um conteúdo de primeira:

27 3045-5730
VITÓRIA - ESPÍRITO SANTO

A Via é uma Agência Digital especializada na Criação de Sites, Marketing Digital, Inbound Marketing, Otimização de Sites (SEO) e Links Patrocinados com foco em resultados efetivos.