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Os 5 pecados capitais dos blogs corporativos

Os 5 pecados capitais dos blogs corporativos

Você já pensou no estrago que informações erradas em blogs corporativos pode causar, ou na má impressão que um blog abandonado passa aos usuários? Já analisou todas as oportunidades que você deixa de aproveitar quando não investe em marketing de conteúdo?

Com a web, os blogs corporativos se tornaram parte essencial da estratégia de marketing digital de muitas empresas. Porém, ao mesmo tempo em que podem ser uma fonte de ganhos, eles podem causar grandes prejuízos se conduzidos da forma errada. Será que você está acertando?

Conhecendo os erros, fica mais fácil de evitá-los. Confira agora o que você não deve fazer no seu blog corporativo:

1. Falar apenas da empresa

Há uma técnica essencial no marketing digital para orientar a produção de conteúdo e ações em geral: o funil de vendas. Ele divide a jornada de compras em etapas:

  • Topo: os consumidores ainda possuem um interesse superficial.
  • Meio: eles já identificaram um problema e começam a pesquisar soluções.
  • Fundo: eles já conhecem as soluções e optam por uma delas.

Seria o caso de um corredor interessado em esportes que, em dado momento, percebe que precisa de tênis novos, pesquisa modelos e opta por comprar o modelo X da loja Y.

O problema de falar apenas sobre a sua empresa em seu blog é que você conversará somente com os consumidores que já estão no fundo do funil. Veja quantas oportunidades sua empresa perderia!

Um blog precisa conversar com o consumidor em todas as etapas, especialmente no topo. Produza conteúdo relevante, capaz de atrair essas pessoas que podem se tornar clientes, e não apenas aquelas que já estão nas fases finais do processo.

2. Postar conteúdo sem qualidade

Conteúdo mal escrito, com erros, informações falsas ou de má qualidade, além de não atrair e fidelizar clientes, pode gerar grandes prejuízos para a imagem da empresa. Por isso, coloque a qualidade no topo das prioridades: publique conteúdo relevante, com credibilidade, atualizado, original.

Apenas conteúdo de qualidade poderá gerar os resultados que você espera: aumento das vendas, relacionamento com clientes, melhora da imagem da empresa, entre outros.

3. Não garantir a usabilidade do usuário

Na loja física, para convencer seus clientes a optar por você em lugar da concorrência, você arruma o ambiente, deixa-o bem decorado e limpo, com produtos organizados e uma equipe sempre pronta para ajudar. Na web não é diferente!

Os clientes precisam encontrar o que procuram de forma simples, prática e instintiva. O blog precisa carregar rápido, deve ter uma busca para que eles filtrem assuntos de interesse e Calls-to-Action (CTAs) para que interajam mais com sua empresa.

O segredo está nesta palavra: usabilidade. Seus clientes ficam frustrados ou conseguem navegar no seu blog com tranquilidade?

4. Não adaptar o conteúdo para a web

A grande quantidade de informações, a falta de tempo para absorver todas elas, a rapidez com que os usuários se acostumaram a navegar, entre outros fatores, fizeram com que o conteúdo precisasse ser adaptado para a web.

Na internet, os textos precisam ser visualmente mais simples de serem lidos, com parágrafos menores, intertítulos, links, imagens e outros atributos que facilitem a leitura, como listas ou gráficos.

Vários formatos podem ser explorados para passar a sua mensagem, entre eles o vídeo, que tem crescido bastante, e as imagens, que fazem tanto sucesso que ganharam redes sociais baseadas nelas, como o Instagram. Portanto, adapte-se.

5. Não acompanhar os resultados

Se você não acompanha os resultados, como saberá se suas ações estão dando certo? Existem várias ferramentas que podem ajudar você nessa empreitada, algumas gratuitas, como o Google Analytics.

Será que seus acessos estão aumentando? Que conteúdos fazem mais sucesso? Será que quem visitou o blog comprou no site? Observe tudo de perto. Você pode determinar Indicadores-chave de Performance — os KPIs, na sigla em inglês — para ajudá-lo nessa tarefa.

Agora que você já sabe como escapar dos principais erros em blogs corporativos, que tal contar sua experiência para a gente nos comentários? Estamos ansiosos para saber mais sobre o seu negócio!

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