• Blog
  • 7 dicas para otimização de campanhas de AdWords

7 dicas para otimização de campanhas de AdWords

7 dicas para otimização de campanhas de AdWords

7 dicas para otimização de campanhas de AdWords

Atualmente, é praticamente impossível pensar em uma estratégia de marketing digital sem considerar a publicidade online em suas mais diversas variações. E diante desse cenário, entender e aplicar uma metodologia de otimização de campanhas AdWords é essencial.

Ao desenvolver uma ação digital, é muito importante pensar cuidadosamente em cada etapa, além dos objetivos e resultados a serem alcançados. Isso porque, apesar de ser uma tarefa relativamente simples, um anúncio de AdWords só terá algum destaque em meio à concorrência se for desenvolvido da maneira adequada.

Pensando nisso, listamos 7 dicas de como otimizar uma campanha de AdWords. Confira e potencialize suas próximas ações!

1. Use palavras-chave head tail e long tail

Se você trabalha com marketing digital, já deve saber que uma estratégia de conteúdo é muito importante para que sua página seja encontrada nos mecanismos de busca, não é mesmo?

E para que ela se torne realmente efetiva e traga resultados concretos, é preciso usar as palavras-chave de forma adequada, transformando-as nas principais aliadas da sua campanha.

No momento de definir os melhores termos a serem utilizados, você vai encontrar dois tipos de palavra-chave que geram rankeamento: as head tails e as long tails. Embora tenham o mesmo propósito final, essas duas categorias atendem a objetivos diferentes e agem de forma diversa.

As head tails são os termos de busca mais gerais. São aquelas palavras-chave que têm como princípio responder a uma pergunta de maneira direta e objetiva. Enquanto isso, as long tails trabalham de uma forma mais abrangente, buscando variações dos conceitos principais e garantindo maior eficiência na pesquisa.

E para ter ainda mais sucesso no uso de palavras-chave, é essencial manter uma pesquisa frequente por novos termos e suas variáveis, identificando os assuntos e conceitos em alta e adicionando aqueles que melhor se aplicam a suas campanhas, produtos e serviços.

2. Crie anúncios relevantes

Mais importante do que aparecer no resultado dos buscadores é ser clicado e conseguir converter os visitantes em vendas reais, não é mesmo? E para que isso aconteça, é essencial investir em anúncios que sejam realmente relevantes para o seu público-alvo.

Ao navegarem por um site de pesquisa, os usuários têm um comportamento objetivo. Ou seja, eles buscam a resposta para as suas perguntas, a solução para os seus problemas. Por isso, quanto mais direto for o seu anúncio, oferecendo o resultado de que o consumidor precisa, mais cliques ele terá.

Uma boa dica é usar os termos de pesquisa como título dos seus anúncios, mas sem deixar de reforçar o diferencial competitivo do seu negócio. E lembre-se de nunca fazer propagando enganosa! Só ofereça aquilo que você realmente pode entregar para os seus clientes e evite decepções.

3. Invista em remarketing

Você já teve a sensação de que estava sendo perseguido por um anúncio na web? Essa técnica, conhecida como remarketing, é muito utilizada no marketing digital e principalmente na rede de display do Google. Você sabia que essa pode ser uma excelente estratégia para a otimização de campanhas de AdWords?

Com o remarketing, você pode definir o momento exato para impactar um usuário que já visitou o seu site em algum outro momento e ainda está buscando por termos ou palavras-chave com que você trabalha. Para isso, é necessário adicionar uma lista já criada de público-alvo no AdWords e, a partir disso, dar lances mais agressivos e diretos para essas pessoas.

Por sua precisão e eficiência, o remarketing é uma das campanhas que apresentam melhores resultados em uma estratégia de marketing digital. Afinal, é possível se comunicar novamente com um usuário que já teve algum contato com a sua marca e está na fase final de uma pesquisa de compra.

4. Pense na segmentação geográfica

A segmentação é um dos fatores mais importantes para o sucesso de uma campanha de AdWords. A plataforma do Google, por exemplo, disponibiliza diversas opções de personalização do público para garantir a precisão das suas ações. Dentre as possibilidades, podemos destacar: região geográfica, gênero, idade, tipo de dispositivo usado, entre outros.

Para que essa segmentação seja feita de maneira adequada, gerando os resultados esperados, é essencial conhecer profundamente o perfil do seu público-alvo. E para tornar esse processo ainda mais otimizado, uma boa dica é trabalhar apenas com as regiões geográficas que você pode atender.

Se você atende apenas uma cidade ou estado do país, segmentar suas campanhas para o país inteiro é um grande desperdício de dinheiro e tempo. Além disso, esse tipo de atitude faz com que suas ações percam a relevância diante do público.

5. Diminua o CPC

Você sabia que quanto menor for o seu lance, maior será o número de cliques conquistados, sem que haja a necessidade de aumentar o orçamento diário?

Embora a maioria das pessoas acredite que, para obter a melhor performance, é preciso estar em primeiro lugar nos resultados de busca, isso não representa necessariamente a verdade.

Isso porque, como já falamos, ser clicado e conseguir a conversão de visitantes em leads é mais importante do que simplesmente aparecer nos buscadores. Sendo assim, você deverá trabalhar a sua estratégia tendo como base um custo por clique menor, o que fará com que o seu anúncio seja exibido mais vezes em posições inferiores, mas que trarão um melhor resultado.

Mas atenção! Para que esse tipo de técnica funcione corretamente, é muito importante estar sempre atento ao relatório de informações sobre o leilão de palavras-chave. Assim, você consegue acompanhar o percentual de buscas e o movimento dos seus concorrentes.

6. Acompanhe as métricas

Quando o assunto é a otimização de campanhas de AdWords, um dos erros mais comuns é a falta de acompanhamento das métricas. Por não entenderem muito sobre o assunto, muitas empresas acreditam que basta fazer uma campanha e esperar que os resultados apareçam. Mas, na prática, não é assim que funciona.

Antes de tudo, é preciso definir as métricas mais relevantes para entender e acompanhar os resultados obtidos. Além disso, a instalação das tags de conversão será de extrema importância para indicar as vendas realizadas a partir das campanhas.

Para garantir o sucesso das suas ações, é essencial ter em mente que tudo precisa ser testado, acompanhado e analisado. Quando mais precisas forem suas análises, maiores as chances de gerar bons resultados para o seu negócio.

7. Contrate uma agência especializada

E para que todas as dicas anteriores funcionem como o esperado, potencializando os resultados das suas campanhas de AdWords, é fundamental contar com o suporte de uma agência especializada no assunto.

Apesar de, em um primeiro momento, alguns gestores considerarem que agir sem intermediários pode ser mais econômico, os resultados a longo prazo provam o contrário. Isso porque manter uma equipe interna cuidando das campanhas digitais gera desperdício de verba e pode desviar os funcionários do seu foco central.

Além disso, somente uma empresa especializada pode oferecer o suporte de profissionais capacitados para lidar com o planejamento, gerenciamento e análise de resultados de uma campanha de AdWords realmente eficiente.

Legal, não é? Como você pôde perceber, com dicas simples e práticas, é possível otimizar suas ações na web e alcançar um público cada vez mais qualificado para o seu negócio.

Quer saber mais a respeito da otimização de campanhas de AdWords? Entre em contato com a gente e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.