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O que é shadowban no Instagram e como ele prejudica seu negócio?

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As redes sociais são ferramentas essenciais para conquistar engajamento e aumentar as vendas de um negócio. Atualmente, cerca de 62% dos brasileiros estão conectados em alguma rede social. YouTube, Facebook, WhatsApp e Instagram lideram o ranking daquelas que são as mais usadas no Brasil.

O Instagram, inclusive, tem se firmado como uma das ferramentas mais potentes para marketing online. Isso porque o Brasil é o segundo país com mais perfis na plataforma. No entanto, para que sua estratégia seja efetiva nessa rede, é preciso seguir algumas boas práticas e, assim, não ter os seus posts penalizados.

Cada mídia digital tem seus parâmetros de ranqueamento e visibilidade dos perfis. Você quer garantir que mais pessoas vejam o seu negócio? Confira, agora, o que é shadowban!

Afinal, o que é shadowban?

Esse termo em inglês significa, na tradução literal, “banimento às sombras”. Basicamente, isso acontece quando, por alguma ação no perfil, o algoritmo do Instagram entende que estamos quebrando alguma regra. Assim, como forma de punição, ele reduz a visibilidade do usuário na rede.

A plataforma nunca assumiu que existe esse fenômeno, mas essa é uma forma de controlar o conteúdo que circula na rede com o intuito de garantir uma boa experiência ao usuário. É possível percebê-lo por sinais que a própria rede dá. Por isso, estar atento às políticas do Instagram e monitorar os resultados de tráfego é uma prática necessária para que o seu perfil não caia na lista negra.

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Como saber se houve o bloqueio?

Para saber se o seu acesso está sendo penalizado pelo algoritmo do Instagram, você pode seguir por dois caminhos. O primeiro deles é avaliar se houve uma queda considerável nas interações de outros usuários com o seu perfil, como redução nas curtidas e nos comentários das fotos. O segundo caminho é fazer uma postagem e verificar pela hashtag se você aparece no feed.

Caso constate a queda do engajamento e que seu usuário não aparece mais no feed de destaque, com certeza, você infringiu alguma regra da plataforma e foi punido por isso. Quando isso acontece, a sua conta continua ativa, mas suas postagens só ficam visíveis para aquelas pessoas que já seguem o seu perfil.

O que fazer para não ser punido?

Como todo problema, o shadowban também tem solução! Para que o seu perfil não seja vítima do banimento às sombras, você deve adotar algumas práticas à sua estratégia de marketing digital. Comece respeitando a política e os termos do Instagram. Além disso, evite ao máximo o uso de automações nas suas postagens. Confira, abaixo, outras dicas:

  • não utilize hashtags genéricas;
  • não lote as suas postagens com várias hashtags;
  • verifique todo o seu conteúdo e exclua as hashtags indevidas;
  • retire os acessos de outros aplicativos;
  • não use bots (robôs) para ter mais curtidas e seguidores.

Geralmente, após fazer essas correções, alguns dias são necessários para que tudo volte ao normal. Mantenha as boas práticas de uso da rede para que seu perfil volte a ficar em destaque. Além disso, agora que você sabe o que é shadowban, a sua tática de marketing nas redes sociais tem tudo para conquistar mais seguidores e vendas.

Se você gostou deste artigo e quer conhecer mais a respeito do assunto, não deixe de conferir o nosso post sobre o que a sua empresa deve evitar fazer nas redes sociais!

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