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O que é SEM (Search Engine Marketing)?

O que é SEM (Search Engine Marketing)

O termo SEM (Search Engine Marketing) está sendo muito difundido no marketing digital devido a sua importância para aumentar a exposição e a visibilidade do serviço ou produto que será patrocinado e exposto nos buscadores de respostas, como o Google, Bing e Yahoo, por exemplo. Como o marketing digital foca no lucro da publicidade ao reter clientes e promover propagandas para gerar leads e conversão, o SEM tornou-se uma ferramenta que facilitará a exposição da marca.

O Search Engine Marketing, ou Marketing de Otimização em Buscadores, visa destacar a sua página em conglomerados de busca, fazendo com que o leitor e o público que esteja digitando uma palavra-chave específica, possa encontrar o que está procurando na sua página de serviços. Com essa ferramenta ocorre a segmentação do público também, uma vez que as pessoas selecionam (e restringem), a partir de palavras-chaves, o que querem procurar. O objetivo do SEM, logo, é otimizar a sua página para aparecer nos primeiros resultados de pesquisa.

Duas modalidades de SEM

Para que o SEM atinja o efeito desejado, existem duas modalidades que você pode pôr em prática para gerar mais conversões e renda: Links Patrocinados e Busca Orgânica. Se o seu foco é trabalhar no planejamento de estratégias de marketing, investir no SEM pode trazer muitos benefícios para sua empresa e marca.

Links Patrocinados

Os Links Patrocinados são aqueles pagos que promovem literalmente a propaganda e a venda de um serviço ou produto. Com a aliança com o Google Adwords, os links patrocinados são os primeiros resultados da página. Ou você encontra no buscador ou em até sites parceiros e associados que se aliaram para lucrar com a receita gerada nos leads. Assim, há um retorno muito forte acerca da taxa de conversão, já que esses resultados oferecem, rapidamente, o que o leitor e consumidor precisam.

Entretanto, como é um link pago e é utilizado como leilão de palavras, em que, dependendo da palavra-chave, as grandes empresas saem na frente devido a sua credibilidade e estabilidade no mercado (ao contrário das empresas que estão começando agora a anunciar seus serviços).

Busca Orgânica

Já a busca orgânica(tráfego não pago) compreende o restante dos resultados que aparecem nos buscadores após os links patrocinados. Utilizando-se da técnica SEO (Search Engine Optimization) para otimizar as palavras-chaves e seu conteúdo, a busca orgânica faz parte do sistema do Search Engine Marketing, a qual visa aumentar a exposição de seu site na página de resposta. Atingindo as melhores posições (rankeamento), a página recebe mais cliques, gerando tráfego mais intenso e um maior número de conversões, ocasionando venda direta (e-commerce) ou captação de dados por meio de cadastros de potenciais clientes. Entretanto, mesmo que haja uma alta taxa de ROI (Retorno sobre Investimento), há muita concorrência, sem contar que para seu site aparecer na melhor posição, sua estrutura e conteúdo deverão ser relevantes.

Sendo assim, podemos concluir que o SEM garante maior visibilidade para a empresa, já que se concentra na exposição por meio de palavras-chaves e divulgação nos buscadores mais utilizados.

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