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O que é SEM e por que incluir na estratégia da sua empresa?

O que é SEM e por que incluir na estratégia da sua empresa?
O que é SEM e por que incluir na estratégia da sua empresa?

Quando você tem alguma dúvida ou problema que precisa ser resolvido rapidamente, qual é o primeiro lugar onde procura por soluções? Não é segredo para ninguém que a maioria dos usuários recorre ao Google. E os resultados encontrados estão lá graças ao Search Engine Marketing — afinal, o que é SEM?

Não se preocupe, nós vamos ajudá-lo! Pensando no enorme potencial do maior buscador do mundo, criamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Continue a leitura e confira!

O que é SEM?

Sigla para Search Engine Marketing, o SEM é um conjunto de técnicas que usam os mecanismos de buscas para realizar ações, promoções e trazer mais visitantes para o site de uma empresa na internet.

Traduzido como Marketing de Mecanismos de Buscas, essa importante técnica do marketing digital busca alcançar os seus objetivos por meio de uma maior exposição em sites de busca como o Google. O SEM se divide em dois formatos principais, pago e gratuito, e abrange marcas de todos os tamanhos e segmentos de atuação.

Os links patrocinados estão relacionados com os formatos pagos do SEM. Com eles, as marcas podem criar anúncios que são exibidos nos resultados de busca dos sites de pesquisa de acordo com a palavra-chave digitada. Embora esse modelo apresente resultados rápidos, eles exigem um grande investimento de recursos.

O SEO está relacionado com a otimização do mecanismo de busca. Logo, ele trabalha com técnicas que potencializem um determinado site para que ele aumente a sua presença nos resultados de pesquisas de forma orgânica. Apesar de demandar um trabalho maior, esse formato conta com uma alta taxa de retorno sobre o investimento e 70% de cliques nas páginas de resultados.

Por que ele é importante para os negócios?

Os sites de busca correspondem a uma parcela considerável de todo o tráfego gerado na internet. Segundo pesquisas, são aproximadamente 2 milhões de pesquisas realizadas por segundo em sites como o Google. E diante disso, não restam dúvidas de que esse é um canal realmente importante para a sua empresa na web, não é mesmo?

Os benefícios não pararam por aí! Um dos maiores potenciais do SEM é a capacidade de estar presente quando e onde o cliente precisa. Afinal, se ele está procurando na internet sobre um determinado produto ou serviço, já existe algum desejo ou necessidade de compra.

Outra vantagem de investir nesse tipo de ferramenta é ter autonomia total nas campanhas de marketing. Você cria suas ações de forma personalizada e segmentada de acordo com os objetivos do seu negócio e consegue acompanhar os resultados e realizar alterações em tempo real sempre que for necessário.

Mecanismos de pesquisa como o Google são como plataformas de informações onde o usuário vai em busca de resposta para os seus questionamentos. Por isso, ao desenvolver uma campanha bem estruturada e eficiente, você potencializa consideravelmente as chances de conversão e aumento das vendas do seu negócio.

Além disso, ao trabalhar com o Google, a sua empresa está diante da maior plataforma de publicidade online do mundo. A gigante das buscas se destaca por oferecer modelos de negócios que são realmente eficientes e proporcionam sempre uma boa experiência aos usuários, do pequeno empreendedor às grandes multinacionais.

Você não deveria desperdiçar dinheiro em um site que não gera nenhum valor para você.

Vamos conversar →

Como fazer o SEM (Search Engine Marketing)?

E agora que você já sabe o que é e quais são os principais benefícios do Search Engine Marketing, deve estar se perguntando sobre como essas técnicas funcionam na prática, não é mesmo? Por isso, listamos a seguir algumas dicas e táticas que vão ajudá-lo a colocar as estratégias de SEM em funcionamento de uma forma realmente eficiente. Confira!

  • Faça uso correto de palavras-chave

    As palavras-chave são essenciais para o SEM do seu negócio. Isso porque é a partir delas que o Google classifica a sua página e realiza o ranqueamento dos resultados que vão ser mostrados aos usuários. É importante observar a concorrência por um determinado termo, buscando encontrar sempre uma opção que destaque sua marca das demais.

    Para que o seu conteúdo seja relevante, as palavras-chave devem ser usadas de forma correta, natural e conveniente ao longo do texto, nos títulos, na URL e até mesmo na descrição das imagens das suas páginas. Contudo, é preciso evitar repetições exageradas ou termos que não condizem com o conteúdo.

  • Utilize o conceito de cauda longa (long tail)

    Ainda falando sobre palavras-chave, o conceito de cauda longa diz que é mais fácil se destacar com vários termos específicos, longos e segmentados do que com uma palavra genérica e muito disputada, como por exemplo “marketing digital”.

    Por isso, fuja de palavras-chave que sejam muito abrangentes e foque em termos de busca mais específicos, que tenham um baixo volume de concorrência e tornem a sua empresa especialista em determinada área.

  • Invista no Google Shopping

    O Google Shopping é um dos principais produtos de marketing do Google e apresenta um conjunto de lojas virtuais diretamente nos resultados de busca dos usuários. Lá, ficam expostos fotos, preços e informações adicionais que direcionam potenciais compradores para os e-commerces.

    Se você quer aumentar as conversões e otimizar os resultados da sua empresa, o Google Shopping pode ser um caminho importante para se destacar e atrair compradores.

  • Segmente o público

    Uma das grandes vantagens do SEM é a possibilidade de segmentação do público que a sua empresa pretende atingir com as ações online. O público está cada vez mais exigente e só aceita ser impactado por anúncios que sejam relevantes para ele.

    Use isso a seu favor e crie campanhas cada vez mais segmentadas e específicas, oferecendo soluções direcionadas para o perfil do seu público-alvo.

  • Mensure os resultados

    Uma estratégia de SEM deve sempre beneficiar a experiência do usuário. E para garantir que suas campanhas estejam cumprindo esse requisito é importante acompanhar o desempenho das ações, mensurar os resultados e fazer uma análise detalhada dos dados recolhidos pelo Google.

Embora as nossas dicas possam dar um panorama mais completo sobre o assunto, para otimizar os resultados da sua empresa com o uso de uma estratégia de SEM é essencial entrar em contato com uma agência de marketing especializada, que vai oferecer a solução completa para o efetivo sucesso do seu cliente.

Ainda tem dúvidas ou quer saber mais sobre o que é SEM? Agende uma conversa com a gente e fale com um dos nossos especialistas.

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