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O que é QR Code? Entenda sua funcionalidade!

Você certamente já viu um, mas será que sabe o que é QR Code? E principalmente, como pode utilizá-lo? É sobre isso que falaremos neste post. No texto, você vai receber dicas de como aplicá-lo e conhecer algumas ferramentas gratuitas para sua construção.

A tecnologia está a sua disposição e pode ajudar a sofisticar suas estratégias, aumentar a sua taxa de conversão, melhorar o engajamento e o relacionamento com o cliente. Continue a leitura e confira!

O que é QR Code?

O QR Code é um recurso de identificação que direciona o acesso a conteúdos e páginas. Ele é entendido como uma imagem impressa na forma de um quadrado, com formatos geométricos variados e que representam um código.

Ele pode ser impresso em um material gráfico ou publicado em um vídeo, por exemplo. Ao apontar a câmera de um smartphone para a imagem do código, o software de leitura do aparelho identifica a ação a ser feita e a executa automaticamente.

Com ele, você consegue acessar uma página na internet ou abrir um documento disponível na nuvem, por exemplo. Tudo isso sem a necessidade de um aplicativo específico, bastando acionar a câmera do dispositivo.

É comum que o QR Code seja comparado ao código de barras, o que funciona como analogia já que o código de barras armazena informações, assim como o QR Code. A diferença é que o primeiro costuma ser usado para identificar um produto ou um documento de pagamento, enquanto o segundo costuma “apontar” para um endereço de internet e a executar várias outras funções, pois oferece mais capacidade de armazenamento.

O surgimento da tecnologia

Ao contrário do que alguns podem imaginar, o QR Code não é uma novidade. O projeto inicial foi desenvolvido ainda no século passado por Masahiro Hara, que trabalhava em uma subsidiária da Toyota, a Denso Wave.

O objetivo era facilitar e agilizar a identificação de produtos para controle de estoque, daí o nome adotado: “quick response’, que significa “resposta rápida”.

Versões mais funcionais que o código de barras foram elaboradas porque ele tem limitação da quantidade de informações que pode armazenar e eram difíceis de ler. Quantas vezes ocorreu de você observar o caixa do supermercado precisando digitar os números de um código em razão de um problema de leitura?

O objetivo do desenvolvimento

Imagine isso ocorrendo em um ambiente de alta produtividade, como uma fábrica da Toyota. Os atrasos e problemas incomodavam os responsáveis e comprometiam a dinâmica do fluxo de produção. Por isso, vários desenvolvedores se dedicaram a resolver esse tipo de problema. Assim, foram criados mais de 1000 tipos diferentes de código de barra, sendo que boa parte deles é da mesma categoria do QR Code.

Atualmente, o QR Code assume uma posição única e destacada no papel de incentivar o engajamento dos clientes. Afinal, é uma ferramenta ampla, envolvendo pagamentos, acesso a recursos de realidade aumentada e mecanismos de validação de acesso, como o adotado pelo Whatsapp para validar o uso da versão web do aplicativo, por exemplo.

Como o celular é o principal meio de leitura do QR Code, o sucesso de seu uso depende diretamente da construção de sites compatíveis por meio do método mobile first. Basicamente, ele consiste em desenvolver páginas e sites para uso nos celulares e depois adaptar versões exclusivas para computadores.

Essa sequência funciona melhor do que começar pelas versões feitas para acesso por meio de computadores e depois adaptá-las para smartphones, pois a reformulação é mais fácil e funcional.

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Quais as vantagens do QR Code?

As vantagens podem variar de acordo com a forma que você usa esse recurso, pois as aplicações são diversas e algumas delas são mais avançadas que as outras.

Ele pode ser aplicado, por exemplo: em gôndolas virtuais, que podem estar e uma estação do metrô; e de realidade aumentada, para acessar um conteúdo que permita visualizar cores diferentes de esmaltes nas próprias unhas de uma consumidora por meio do celular.

De modo geral, podemos citar as seguintes vantagens:

  • possibilidade de ofertar conteúdos que detalham um produto;
  • grande capacidade de armazenamento de dados;
  • facilidade de leitura;
  • estímulo ao engajamento;
  • facilidade de acesso;
  • aumento de conversões;
  • desenvolvimento da interatividade;
  • melhora da experiência;
  • e versatilidade: permitindo a adequação à estratégia da empresa.

Como gerar um QR Code?

Existem ferramentas gratuitas para gerar um QR Code e qualquer um pode usá-las. Todas as que listamos oferecem personalizações, incluindo do estilo gráfico, são ágeis e intuitivas. São elas:

Em quais ações ele pode ser utilizado?

As aplicações são tão variadas quanto a criatividade de quem utiliza o QR Code. Algumas emissoras de TV, por exemplo, os apresentam na tela para facilitar o acesso a conteúdos complementares. Outros exemplos seguem nos tópicos abaixo.

Oferta de download

Muito comum para ofertar um aplicativo próprio, um período de teste em um software ou para baixar um sistema de teleconferência antes de uma reunião.

Oferta de informações

Um QR Code ao lado de um produto exposto em uma loja pode remeter a uma página com informações adicionais sobre o produto. Ela pode ser interativa e também abrir um canal de contato com um atendente, se o produto estiver exposto em uma publicidade em um ponto de ônibus, por exemplo.

Esse tipo de uso também pode facilitar a leitura daquelas letrinhas pequenas em uma embalagem do produto, contendo informações nutricionais, por exemplo.

Acesso interativo

As conexões para aplicativos de mensagens e outras formas de contato interativo, como vídeo-chamadas, são ótimas opções de suporte e podem ser incluídas em cartões de visita. É um modo interessante de usar um material tradicional com um recurso tecnológico agregado.

Cupom de desconto

Um cupom de desconto em papel é sempre um estímulo, mas os limites do que você pode fazer com um eletrônico são mais abrangentes. Imagine, por exemplo, o cliente utilizando o QR Code para acessar um ambiente que oferece um desconto surpresa, que varia a cada tentativa e também em ações de retargeting.

Do mesmo modo, a entrega de uma venda online pode incluir um QR Code na embalagem que, ao ser acessado, oferece um desconto diretamente na página da loja virtual, estimulando a compra recorrente e imediata. Também é possível remeter à uma landing page com um desconto e uma contagem regressiva, gerando urgência e estimulando a decisão de compra imediata.

Você ainda pode utilizar o QR Code para acionar pagamentos por meio do celular, bem como doações e participações em campanhas. Com a popularização das lives, eles têm sido muito aplicados para gerar links com intuito de arrecadar doações financeiras para pessoas impactadas pela pandemia da Covid-19.

Agora que sabe o que é QR Code e como gerá-lo, a criatividade é o limite para você obter o máximo resultado desse recurso. Além disso, pense em termos de estratégias alinhadas e integradas, estruturando suas ações com tecnologias como o mobile first, que melhoram a experiência de uso e potencializam os resultados de uso do QR Code.

Por isso, tenha uma visão abrangente e profissional sobre como aprimorar sua estrutura, faça um Diagnóstico Gratuito de Marketing Digital.

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