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Você sabe o que é pós-venda e por que precisa ser feito sempre?

Você sabe o que é pós-venda e por que precisa ser feito sempre?

Você sabe o que é pós-venda e por que precisa ser feito sempre?

A trajetória de consumo e o comportamento de compra de determinado grupo pode ser mais complexo do que se imagina. Ainda existem muitos profissionais que acreditam que esse processo se encerra com a concretização da venda, sem entender o que é pós-venda e o potencial que ele tem de transformar os resultados obtidos.

Neste post vamos ajudar você a desvendar esse mito! Continue a leitura e descubra de uma vez por todas por que o pós-venda é importante para o seu negócio.

O que é pós-venda?

Quais são os procedimentos adotados por sua equipe após concluir uma venda? Ela se despede do cliente e foca na próxima conversão ou mantém o contato com os compradores? Se a resposta for a primeira opção, está na hora de rever os processos da sua empresa e começar a focar em uma estratégia de pós-venda o quanto antes!

O pós-venda consiste em uma série de ações desenvolvidas para serem executadas após a entrega de um serviço ou produto aos clientes. Ou seja, é uma forma de manter o contato e, consequentemente, o relacionamento entre consumidor e marca mesmo após a concretização da venda.

As estratégias de pós-venda podem ser feitas por meio de diferentes canais de contato, como SMS, telefone, e-mail e redes sociais, ou até mesmo com a criação de programas mais complexos de fidelização e recompensa.

Independentemente da técnica usada, essa é a oportunidade ideal para que a sua empresa se posicione como especialista na área, verificando a satisfação dos consumidores com a sua marca, esclarecendo eventuais dúvidas, resolvendo problemas e identificando novas necessidades de compra.

Resumindo, o pós-venda oferece todos os motivos para que o cliente se mantenha satisfeito com a sua marca, com a compra realizada e com o atendimento oferecido. Do contrário, a falta de comunicação pode resultar na desvalorização da experiência de consumo.

Quais são os benefícios do pós-venda?

Como você pôde perceber até agora, o pós-venda é um processo simples, mas muito eficaz na manutenção do relacionamento consistente e satisfatório entre as marcas e seus clientes. Além disso, essa técnica gera inúmeros benefícios para as empresas investidoras.

Confira abaixo uma lista com as principais vantagens do pós-venda e desenvolva ações desse tipo para a sua empresa:

Fidelização da marca

Tão importante quando captar novos clientes é reter aqueles que já consumiram os seus produtos ou serviços. Nesse aspecto, as ações de pós-venda são essenciais para reforçar a imagem positiva da empresa diante do seu público e, consequentemente, fidelizá-lo com a marca em questão.

Afinal, uma empresa que se preocupa com a satisfação do seu cliente e busca um feedback após a venda dificilmente será esquecida em uma próxima oportunidade.

Segurança para o cliente

Após comprar determinado produto ou serviço, os clientes se colocam em um estado de atenção para testar a qualidade daquilo que adquiriram. É um momento de tensão, em que as pessoas querem garantir que o investimento valeu a pena.

Ao realizar um contato pós-venda, verificando a satisfação do cliente, a sua empresa transmite ainda mais segurança e tranquilidade a respeito do negócio concretizado, aumentando as chances de uma nova compra.

Agilidade nas soluções

Com o contato pós-venda é possível agilizar a solução de problemas com os serviços e produtos vendidos, independentemente da sua natureza. Tudo acontece de forma eficiente, sem que seja necessária uma solicitação do consumidor. Esse tipo de procedimento melhora a satisfação e a confiabilidade do cliente em relação à marca

Atendimento personalizado

O relacionamento entre empresas e consumidores está em constante transformação. Atualmente, quanto mais segmentado e personalizado for o atendimento, melhor é a experiência de compra gerada.

No pós-venda, é possível desenvolver um atendimento direcionado às necessidades e ao perfil de compra de cada cliente. Afinal, você já conhece os gostos, as preferências e as demandas deles.

Como o pós-venda impacta no Custo de Aquisição de Cliente?

O Custo de Aquisição de Cliente, também conhecido como CAC, é um indicador que, como o próprio nome sugere, aponta quanto custa a aquisição de cada novo cliente de uma empresa. Essa métrica é essencial para entender a saúde financeira de um negócio, além de auxiliar nas metas de planejamento.

Neste ponto, você deve estar se perguntando qual é a relação do CAC com o pós-venda, certo? A resposta é bem simples e vamos explicar exatamente o que é necessário saber.

Embora muitos profissionais não relacionem esses dois itens, o modo como o pós-venda é desenvolvido pode afetar diretamente no custo de aquisição de novos clientes. Isso acontece porque um consumidor engajado e que se relaciona diretamente com a sua marca pode se transformar em um promotor dela. Ou seja, além de ser fiel e continuar comprando os seus produtos e serviços, ele ainda vai divulgar a empresa para a sua rede de contatos!

Por isso, antes de encerrar um relacionamento positivo com um cliente após a compra, lembre-se dos benefícios que ele pode gerar para a sua empresa de maneira geral. A interação e a satisfação com os consumidores de hoje podem garantir uma diminuição considerável no custo para atrair um público novo no futuro. Afinal, a pessoa engajada com a sua marca já estará fazendo todo o trabalho de “forma gratuita”.

Independentemente do canal usado, é fundamental focar os esforços da sua equipe em um constante aperfeiçoamento das técnicas de pós-venda. Dessa forma, você proporciona uma experiência sempre positiva para os seus consumidores atuais, posiciona a sua marca como a melhor opção do mercado e economiza recursos com verbas para atraí-lo novamente em uma futura compra.

Legal, não é? Como vimos neste artigo, o que não faltam são motivos para inserir uma estratégia de pós-venda no planejamento de vendas da sua empresa. Dessa forma, você melhora a imagem da sua marca diante do público, fideliza os clientes atuais, reduz custos e alcança resultados ainda mais satisfatórios com as suas ações.

Agora que você já sabe o que é pós-venda e como ele deve ser trabalhado, confira este artigo e descubra de uma vez por todas como otimizar a conversão de leads no seu negócio!

Junior Venturin Daniel

Formado em Marketing pela Universidade Vila Velha/ES. Trabalha com web desde 1999 e já participou de centenas de projetos digitais. Atualmente, dedica-se a ajudar os clientes a extraírem o máximo das oportunidades da Internet e, sobretudo, a se adaptarem às mudanças impostas pela transformação digital.