• Blog
  • Entenda o que é mindset e por que todo empresário precisa saber disso

Entenda o que é mindset e por que todo empresário precisa saber disso

Entenda o que é mindset e por que todo empresário precisa saber disso

Entenda o que é mindset e por que todo empresário precisa saber disso

Você sabe o que é mindset e como utilizá-lo a favor do seu negócio? Muito popular no contexto empresarial, esse conceito representa a sua configuração mental, ou seja, as predisposições que o seu cérebro apresenta em direção a determinado tipo de comportamento.

Conhecer o seu mindset é um passo importante para direcionar as suas atitudes e aperfeiçoá-las sempre que necessário. Líderes e empreendedores de sucesso, por exemplo, avaliam constantemente seus mindsets e os de sua equipe para manter uma atitude positiva frente aos negócios, com foco nos resultados e no aprimoramento constante.

Se interessou? Então entenda de uma vez por todas como a mente atua nos desafios do dia a dia e tire melhor proveito do seu mindset:

Conheça a origem do mindset

A psicóloga norte-americana Carol Dweck é uma das pioneiras no estudo do mindset. Ela trabalhava em pesquisas que abordavam desenvolvimento pessoal, motivação e personalidade, na Universidade de Stanford, quando passou a mapear a configuração mental humana.

Carol identificou dois grupos distintos: o mindset fixo e o progressivo. No primeiro, o indivíduo acredita que suas características e aptidões são inatas e, por isso mesmo, imutáveis. Já no segundo grupo, a pessoa acredita que pode construir as próprias habilidades e formatar a sua personalidade de acordo com seus interesses.

Ou seja, quem apresenta um mindset fixo é mais resistente a mudanças, apresenta maior conformidade com determinadas situações e não acredita que pode se reinventar, por exemplo. E quem tem um mindset progressivo consegue se moldar ao longo de seu caminho profissional, busca constantes melhorias pessoais e é mais aberto às mudanças.

Saiba como modificar o seu mindset

Você já deve ter entendido que é o mindset progressivo o mais recomendado para uma carreira de sucesso. Afinal, a rotina empresarial impõe muitos desafios e imprevistos, e estar preparado para eles é crucial para conquistar mais clientes e, por consequência, atingir melhores resultados.

Isso é especialmente válido para quem atua no mercado digital. As novidades nesse campo são incessantes: quase todo dia são criados novos recursos e ferramentas para ajudar os profissionais da área. Manter-se atento e disponível para aprender sempre faz toda a diferença no sucesso de quem utiliza a internet para seus negócios.

Mas como mudar o seu mindset do fixo para o progressivo? Você deve olhar para si mesmo e identificar os pontos a serem melhorados. Entenda que adquirir novas habilidades é um processo positivo, que traz estímulo e inspiração para a sua rotina. Leia bons livros sobre a sua área, procure cursos renomados. Aumente o seu networking e troque experiências.

Modificar uma configuração mental muito rígida proporciona o progresso constante. Então, vá atrás disso e comprove as vantagens na prática!

Leve a cultura do mindset progressivo para a sua equipe

Se, além de você, os seus colegas ou colaboradores entrarem na mesma sintonia, o resultado será um ambiente mais harmonioso e, por consequência, produtivo. Por isso, é importante cultivar um mindset progressivo entre aqueles que trabalham com você.

Organizar eventos específicos para debater a rotina de trabalho, criar estímulos para o aperfeiçoamento e enviar materiais motivadores estão entre as ações que podem unificar o pensamento coletivo. Considere implementá-las!

Como você viu, saber o que é mindset e cultivar hábitos progressivos é algo fundamental para todos os profissionais que buscam crescer no mercado. Quer mais dicas sobre o universo corporativo e entender como se dar bem no mercado digital? Assine a nossa newsletter e receba as novidades do blog em primeira mão!

Junior Venturin Daniel

Formado em Marketing pela Universidade Vila Velha/ES. Trabalha com web deste 1999 e já participou de centenas de projetos digitais. Atualmente, dedica-se a ajudar os clientes a extraírem o máximo das oportunidades da Internet e, sobretudo, a se adaptarem às mudanças impostas pela transformação digital.