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Você sabe o que é Google Tag Manager e sua influência na estratégia de SEO?

Você sabe o que é Google Tag Manager e sua influência na estratégia de SEO?

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Você sabe o que é Google Tag Manager (GTM)? Em um mercado concorrido, como a web, em que as empresas tentam se destacar a qualquer custo, o uso dessa ferramenta pode ser muito eficiente na estratégia e até no ranqueamento, facilitando a visibilidade do negócio por aqueles que buscam informações e produtos no Google. Ou seja, todo mundo.

Além de facilitar o acesso do site às primeiras posições, o GTM também facilita a vida de todo o time de marketing da empresa, já que o acompanhamento de métricas e a análise de resultados se tornam mais apurados, e a sua instalação não é tão complicada.

Quer saber mais sobre o assunto? A seguir, explicamos tudo o que você precisa saber sobre o GTM, destacando como ele pode influenciar na estratégia de SEO do seu negócio. Confira!

O que é Google Tag Manager?

Também conhecido como GTM, o Google Tag Manager foi lançado em 2012 e é, atualmente, uma das ferramentas mais importantes para a atualização, a manutenção e o monitoramento de um site na internet. Sua função básica é rastrear e acompanhar o comportamento do público que visita o site.

Esse rastreamento acontece por meio das tags. Algumas dessas tags podem ser códigos de visita do Google Analytics e permitir a integração do recurso com outras estratégias, como campanhas patrocinadas no Google Ads e remarketing no Facebook Ads.

Antes de o Google Tag Manager ser criado, as empresas precisavam contar com profissionais desenvolvedores para incluir uma série de códigos nos sites sempre que alguma mudança era necessária. Com o lançamento da ferramenta do Google, é possível incluir apenas um script nas páginas e instalar todos os outros serviços em um único lugar, sem acessar o servidor.

Como o Tag Manager funciona?

O Google Tag Manager é uma ferramenta muito completa e robusta. Seu principal objetivo é centralizar os códigos dos sites, e seu funcionamento pode ser dividido em 3 pilares principais: as tags, os triggers e as variáveis.

As tags são como os códigos ou scripts que você incluirá no seu site, como tags de remarketing, conversão, Facebook e HTML. O trigger ajuda a definir o momento em que uma determinada tag será acionada. Você pode optar pelo acionamento a partir de um clique, do carregamento da página ou pelo caminho que preferir.

Além dos pilares citados acima, as variáveis surgem como importantes funcionalidades para manipular as ações dentro de tags e triggers. Elas funcionam, principalmente, para aumentar o desempenho dos códigos. É como se fossem um acessório para gerar mais códigos de acompanhamento do Analytics para enriquecer ainda mais o mecanismo de rastreamento.

Quais são os seus benefícios?

Além de ser gratuito, o Google Tag Manager oferece diversos benefícios e promete otimizar — e muito! — o trabalho da equipe de marketing do seu negócio. Isso porque, ao contar com um lugar único que reúne todos os códigos e serviços da sua página, é possível ganhar mais flexibilidade e agilidade nos processos.

Além disso, a centralização da gestão desses scripts dá mais autonomia para os seus colaboradores trabalharem, reduzindo os custos com a contratação de mão de obra de TI e melhorando a produtividade como um todo. Com ele instalado, não é preciso contratar um programador sempre que precisar inserir uma tag nova no site.

No quesito desempenho, o uso do GTM reduz o excesso de códigos e, consequentemente, melhora consideravelmente a performance do seu site. Ainda é possível acessar o histórico de modificações e voltar a versões anteriores sempre que necessário, aumentando a segurança das atualizações.

Como ele influencia a estratégia de SEO do seu negócio?

Quando se trabalha com SEO, a inserção de alguns códigos de monitoramento e conversão pode ser uma tarefa um tanto quanto exaustiva. No entanto, com o uso do GTM, é possível otimizar esse processo e atualizar as ferramentas usadas com apenas alguns cliques. O uso de tags também estrutura melhor o código da página, facilitando a avaliação algorítmica.

Além disso, o uso adequado do Google Tag Manager contribui para a melhora na qualidade e na navegabilidade dos conteúdos da sua página, otimizando o ranqueamento do site nos mecanismos de busca do Google. Em relação à gestão da estratégia de marketing digital, o GTM pode colaborar para os seguintes pontos que contribuem também para o posicionamento:

  • melhor experiência do usuário: com o acompanhamento por meio do Google Tag Manager, é possível conhecer melhor os anseios e a jornada do consumidor para produzir conteúdos e ações mais adequados a ele;
  • fortalecimento das campanhas: os dados do GTM são confiáveis e eficientes, garantindo maior precisão e resultados com as estratégias pagas da empresa.

Quais são os primeiros passos para a instalação do GTM?

Entre no Google Tag Manager e clique no botão de avaliação gratuita. Em seguida, preencha os dados solicitados para adicionar uma nova conta na ferramenta. Selecione a plataforma de gerenciamento desejada — web, iOS, Android ou AMP — e, depois, leia e aceite os termos de uso.

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Quando abrir o dashboard do GTM, surgirão também dois códigos HTML, um para você inserir na seção head, e outro, para inserir na body do código do seu site no WordPress. Com esse último aberto em uma conta de gerenciador, vá para a parte de aparência e entre no editor de temas.

Na página do editor, clique no elemento header.php e no body e insira os códigos respectivos. Salve as alterações e confira se a página não ficou quebrada. Em função disso, é importante copiar e deixar o código antes da modificação como backup e utilizá-lo caso algo dê errado.

Como adicionar tags de rastreamento?

Deu tudo certo com a instalação? Agora, é hora de adicionar algumas tags importantes, como a tag do Analytics e do Facebook Ads. Então, vá para o dashboard do GTM e clique em New Tag e, na sequência, em Add New Tag. Depois:

  • clique em Tag Configuration e selecione o tipo de tag desejada;
  • configure o acionamento na sessão triggering e peça para salvar;
  • renomeie a tag como desejar e clique em publicar.

Para verificar se a tag está funcionando, vá para o painel principal do GTM e clique em visualizar para acessar o site em que o recurso foi instalado. Logo após o conteúdo do site, haverá um painel mostrando as configurações do GTM dentro da página. Veja se a nova tag aparece lá.

Quais são os outros recursos importantes do Google Tag Manager?

O GTM oferece uma multiplicidade de acompanhamentos essenciais para melhorar o monitoramento e a criação de estratégias de campanha, como os testes A/B. Veja, a seguir, os principais eventos que podem ser implementados:

  • envio de formulários — aponta quando um usuário preenche um formulário no site;
  • cliques — acessos a botões, banners e outros elementos;
  • YouTube vídeo — mostra quando um vídeo da plataforma incorporado ao site foi visualizado;
  • timer — metrifica o tempo de cada usuário nas páginas;
  • profundidade de rolagem — quanto conteúdo do site foi realmente visto, baseando-se no percentual de rolagem.

Quais as principais dúvidas sobre o GTM?

O tema realmente não é dos mais simples, então, é comum surgirem dúvidas sobre a instalação e a aplicação do recurso. Em função disso, confira um breve resumo em formato de perguntas e respostas e esclareça, de uma vez por todas, as suas dúvidas.

Qual é o custo da ferramenta?

O GTM é gratuito. Você tem acesso a todos os recursos listados aqui no artigo, mas é possível entrar em contato com o Google e contratar serviços extras.

É preciso migrar as tags antigas para o GTM?

Sim, é possível fazer a migração das tags já existentes no site para o Google Tag Manager. Assim, você tem maior controle sobre toda a movimentação do site e utiliza recursos avançados da ferramenta, como verificação de sintaxe, disparo assíncrono e outros.

O GTM funciona para mobile?

O GTM pode ser usado em sites responsivos, desenvolvidos para celular. Você pode, inclusive, acompanhar o gerenciamento das tags por meio do seu smartphone.

É possível aplicar o GTM em sites grandes e complexos?

O recurso de tags do Google pode ser utilizado em qualquer estrutura de site, grande ou pequeno. Em tese, qualquer pessoa pode instalá-lo. Caso seu site tenha muitos recursos ou tenha uma engenharia mais complexa, é recomendado contratar um especialista em implantação.

É possível trabalhar com uma agência de marketing digital e utilizar o GTM?

O GTM pode ser utilizado tanto por agências de marketing digital quanto por clientes finais. Não há nenhum problema em trabalhar em parceria com uma empresa especializada. Você pode criar a própria conta da empresa na plataforma e liberar o acesso da agência em permissões do usuário.

Qual a importância de trabalhar com um Parceiro Certificado do Google nessa estratégia?

O trabalho de consolidação de uma presença digital pode ser um desafio para o empreendedor. São diversas ferramentas, configurações métricas e análises a serem realizadas. Trabalhar com uma agência pode facilitar o trabalho, ganhar tempo e trazer um serviço mais apurado e profissional à estratégia.

Para obter melhores resultados, além de buscar uma parceria competente e especializada para gerenciar a aplicação de tags no seu site, verifique se esse parceiro tem certificação Google Partners. Ela demonstra que a empresa foi aprovada em todos os exames e certificações do buscador e está capacitada para executar e implementar todas as ferramentas do Google com primazia.

Este foi nosso guia sobre o Google Tag Manager. Esperamos que ele tenha facilitado o entendimento do assunto e que ajude seu time a implementar a ferramenta. Como vimos também, para aproveitar melhor os benefícios que essa ferramenta pode oferecer, é ideal contar com uma empresa parceira, especializada em práticas de marketing digital, para executar esses tipos de estratégias.

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