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Você sabe o que é Google Tag Manager e sua influência na estratégia de SEO?

Você sabe o que é Google Tag Manager e sua influência na estratégia de SEO?

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Você sabe o que é Google Tag Manager (GTM)? Em um mercado tão concorrido quanto a web, em que as empresas tentam se destacar a qualquer custo, o uso desse tipo de ferramenta pode ser muito eficiente na busca por informações e produtos no Google.

Quer saber mais sobre o assunto? A seguir, explicamos tudo o que você precisa saber sobre o GTM, destacando como ele pode influenciar na estratégia de SEO do seu negócio. Confira!

O que é Google Tag Manager?

Também conhecido como GTM, o Google Tag Manager foi lançado em 2012 e é, atualmente, uma das ferramentas mais importantes para a atualização, a manutenção e o monitoramento de um site na internet.

Antes de o Google Tag Manager ser criado, as empresas precisavam contar com profissionais desenvolvedores para incluir uma série de códigos nos sites sempre que alguma mudança fosse necessária. Com o lançamento da ferramenta do Google, é possível incluir apenas um script nas páginas e instalar todos os outros serviços em um único lugar, sem acessar o servidor.

Como o Tag Manager funciona?

O Google Tag Manager é uma ferramenta muito completa e robusta. Seu principal objetivo é centralizar os códigos dos sites, e seu funcionamento pode ser dividido em 3 pilares principais: as tags, os triggers e as variáveis.

As tags são como os códigos ou scripts que você vai incluir no seu site, como tags de remarketing, conversão, Facebook e HTML. O trigger ajuda a definir o momento em que uma determinada tag será acionada. Você pode optar pelo acionamento a partir de um clique, do carregamento da página ou pelo caminho que preferir.

Além dos pilares citados acima, as variáveis surgem como uma importante funcionalidade para manipular as ações dentro de tags e triggers. Elas funcionam, principalmente, para aumentar o desempenho dos códigos.

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Quais são os seus benefícios?

Além de ser totalmente gratuito, o Google Tag Manager oferece diversos benefícios e promete otimizar — e muito! — o trabalho da equipe de marketing do seu negócio. Isso porque, ao contar com um lugar único que reúne todos os códigos e serviços da sua página, é possível ganhar mais flexibilidade e agilidade nos processos.

Além disso, a centralização da gestão desses scripts dá mais autonomia para os seus colaboradores trabalharem, reduzindo os custos com a contratação de mão de obra de TI e melhorando a produtividade como um todo.

No quesito desempenho, o uso do GTM reduz o excesso de códigos e, consequentemente, melhora consideravelmente a performance do seu site. Ainda é possível acessar o histórico de modificações e voltar a versões anteriores sempre que necessário, aumentando a segurança das atualizações.

Como ele influencia na estratégia de SEO do seu negócio?

Quando se trabalha com SEO, a inserção de alguns códigos de monitoramento e conversão pode ser uma tarefa um tanto quanto exaustiva. No entanto, com o uso do GTM, é possível otimizar esse processo e atualizar as ferramentas usadas com apenas alguns cliques.

Além disso, o uso adequado do Google Tag Manager contribui para a melhora na qualidade e navegabilidade dos conteúdos da sua página, otimizando o ranqueamento do site nos mecanismos de busca do Google.

Para aproveitar ao máximo todos os benefícios que essa ferramenta pode oferecer ao seu negócio, é essencial contar com uma empresa parceira, especializada em práticas de marketing digital, para executar esses tipos de estratégias.

Ainda tem dúvidas sobre o funcionamento do Google Tag Manager? Entre em contato com a gente e fale agora mesmo com um dos nossos especialistas no assunto.

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