• Blog
  • O que é o design de conversão e como aplicá-lo ao seu negócio?

O que é o design de conversão e como aplicá-lo ao seu negócio?

O que é o design de conversão e como aplicá-lo ao seu negócio?

O que é o design de conversão e como aplicá-lo ao seu negócio?

E-book guia prático de design para alavancar sua estratégia digital - 02Powered by Rock Convert

Buscar estratégias focadas em resultados é essencial para o crescimento e desenvolvimento de qualquer negócio. No entanto, poucas empresas sabem o que é design de conversão e como ele é importante para impulsionar a interação entre o consumidor e sua marca.  

Nas linhas abaixo, vamos explicar melhor esse assunto. Acompanhe!

O que é design de conversão?

O design de conversão está relacionado à experiência que o usuário tem com os elementos dos seus sites. Em termos práticos, é a forma como as suas páginas estão organizadas para orientar o usuário a concluir uma ação específica.

Essa estratégia utiliza-se do que podemos denominar design persuasivo, tanto no que se refere à estética quanto no que se relaciona a gatilhos psicológicos que induzem a conversão.

O design centrado na conversão visa a atrair o visitante para executar uma ação, que pode ser desde uma simples captação de um e-mail até uma chamada para clicar em um CTA que converta em venda.

Por que ele é tão importante para uma empresa?

Estatisticamente, 50% das pessoas que entram em seu site saem num piscar de olhos, e sabe por quê? Exatamente! Você já deve ter captado a mensagem: o design do seu site não é suficientemente atraente e otimizado para estimulá-las à conversão.

Um bom design não está relacionado apenas à beleza ou à aparência do site ou de uma landing page, mas também à forma como ele é projetado para potencializar a taxa de conversão.

Nesse sentido, não é somente a primeira impressão que fica — a interação que o usuário tem com a página ou site é um dos grandes incentivadores à ação.

Veja, agora, dois elementos bastante importantes para o design de conversão:

Entender o seu público-alvo

Um dos primeiros aspectos importantes para o design de conversão é saber o que o seu público-alvo quer.

Não se trata de tentar adivinhar o que ele precisa, mas de entender de que forma a funcionalidade do design do seu site pode contribuir para melhorar sua experiência.

Tráfego Orgânico: Guia completo para conquistar tráfego para seu sitePowered by Rock Convert

Conhecer seu público é ter certeza do que, de fato, vai agradá-lo. Assim, você poderá elaborar estratégias de design de conversão que atendam as suas necessidades e, consequentemente, gerem melhores resultados para sua empresa.

Criar landing pages otimizadas

Vale lembrar que a landing page não é o seu site, mas uma página de entrada — criada para levar o visitante a uma ação específica.

A landing page é o coração de uma estratégia de conversão. Por isso, seu design deve ser bem otimizado e congruente o bastante para eliminar qualquer distração — estimulando e direcionando a atenção do visitante para o objetivo pretendido da página.

Quais são as principais técnicas de design para potencializar a conversão?

Encapsulamento

Encapsulamento trata-se de uma técnica de design clássica que cria um efeito de túnel, direcionando o olhar da pessoa exatamente para o foco pretendido: o CTA, por exemplo.

Esse recurso é bastante efetivo para evitar que o visitante se distraia, restringindo seus pontos de interesse e aumentando a chance de conversão mais rapidamente.

Direcionamento

Essa técnica de design, como o próprio nome sugere, é composta de indicadores visuais que apontam diretamente para o foco da página, isto é, conduzem o visitante para determinada direção, persuadindo-o a executar uma ação logo que chega.

As principais dicas direcionais são:

  • caminhos;
  • setas;
  • linhas de visão.

Contraste e cores

O contraste é bastante efetivo no design de conversão, pois ele ajuda a sinalizar o que é mais importante na sua landing page. Em relação aos botões de CTA — Call to Action —, por exemplo, determinada cor e determinado contraste ajudam a destacá-lo dos demais conteúdos da página.

As cores são elementos bastante manipulados no design de conversão devido a questões emocionais e psicológicas que despertam no cérebro das pessoas na hora de tomar uma decisão.

Enfim, esses são apenas alguns exemplos dos vários recursos que o design de conversão pode utilizar para potencializar sua taxa de conversão de leads. Logo, os empreendedores e gestores que desejam ver seu negócio crescer no mercado atual não devem negligenciar a importância dessa estratégia e precisam buscar meios de aplicá-la na prática.

Gostou de saber o que é design de conversão? Então, que tal assinar nossa newsletter para receber mais conteúdos interessantes como este? Esperamos você!

E-book guia prático de design para alavancar sua estratégia digital - 01Powered by Rock Convert