O que é CRO? Entenda definitivamente o seu conceito

O que é CRO? Entenda definitivamente o seu conceito

O que é CRO? Entenda definitivamente o seu conceito

Muitas vezes, as empresas não têm um ritmo contínuo de conversão em seus sites, simplesmente porque não sabem o que é CRO, ou sabem, mas negligenciam a sua importância.

Esse é o seu caso também? Se for, está na hora de parar um pouco e começar a considerar o que uma boa técnica de CRO pode fazer para o crescimento do seu negócio. Vamos entender esse conceito? Siga conosco e boa leitura!

Afinal, o que é CRO?

CRO (Conversion Rate Optimization) significa Otimização da Taxa de Conversão em português. Parte da premissa dessa técnica é a melhora da performance de um site, conseguindo, assim, potencializar o seu número de conversões.

Lembrando que conversão pode ser qualquer ação realizada no site da empresa, como comprar um produto ou serviço, baixar um e-book, preencher um formulário, fazer um registro para receber newsletters, entrar em contato com a empresa, dentre outras.

Quais são os pilares do CRO?

Podemos dizer que há 3 pilares fundamentais que sustentam uma estratégia de CRO:

  • foco na segmentação de clientes;
  • entrega de conteúdos relevantes;
  • realização de testes.

Seu conteúdo poderá converter bem mais se ele for otimizado para as pessoas certas. Por isso, é tão importante segmentar o seu público antes de aplicar qualquer outra estratégia de atração.

Realizar testes também é muito importante para verificar se o trabalho de CRO está trazendo os resultados pretendidos, caso contrário, é hora de pensar em outras maneiras de melhorar a taxa de conversão antes que seja tarde.

Quais os principais benefícios do CRO para o meu negócio?

Reconhecimento da marca

Embora o CRO, em um primeiro momento, seja visto como uma ferramenta utilizada com o objetivo principal de aumentar a taxa de conversão, ele também pode ser encarado como um método capaz de gerar maior autoridade para sua marca.

Estratégias bem construídas de CRO aliadas a um bom conteúdo é tudo que um site precisa para ampliar a visibilidade de uma marca e melhorar seu reconhecimento em meio ao público almejado.

Aumento direto das vendas

Se o seu objetivo é melhorar os resultados de suas vendas, então o CRO cairá como uma luva, uma vez que um site bem otimizado atrairá leads muito mais qualificados.

Por vezes, simples mudanças na otimização do layout das suas páginas, por exemplo, podem significar um aumento considerável em suas vendas, já que, quanto mais conversões, maiores são as chances de ver seus resultados se multiplicarem.

Aumento do ROI (Return On Investment)

Nem sempre aumentar o tráfego é garantia de um bom retorno, ou seja, é preciso extrair desse tráfego leads mais qualificados que poderão influenciar positivamente no ROI da empresa.

O CRO combinado a outras estratégias digitais pode ser a garantia de um ROI muito mais satisfatório, uma vez que, quanto mais conversões obtiver, maiores serão as chances de a empresa vender.

Como implementar uma estratégia de CRO em meu negócio?

Otimize os seus melhores posts

Pode ser que a oferta de conteúdo que você promove não esteja alinhada ao objetivo do site, ou o seu CTA não seja claro o suficiente para atrair cliques, o que pode explicar um número alto de tráfego, mas baixas taxas de conversão.

Para melhorar essa situação, faça uma otimização nos seus posts com maior tráfego. Assim, poderá reverter o problema mais facilmente.

Faça Testes A/B

Os testes A/B servem para que você descubra quais estratégias funcionam melhor para seu público-alvo. Pensando em uma página de oferta específica, por exemplo, o ideal é criar duas versões dessa página e realizar testes a fim de saber qual delas converte mais o seu visitante.

Foque a experiência do usuário

Estamos lidando cada vez mais com consumidores exigentes e ávidos por velocidade. Logo, não é possível esperar bons resultados se suas páginas não estão otimizadas para oferecer uma experiência agradável para o usuário.

Entender o que é CRO nesse ponto é fundamental para proporcionar uma excelente experiência de navegação para os seus usuários, tanto em desktop quanto em mobile. Assim, com certeza, garantirá maior sucesso em relação ao número de conversões e a fidelização de clientes.

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