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11 dicas valiosas para escolher o nome de domínio ideal para seu site

11 dicas valiosas para escolher o nome de domínio ideal para seu site

11 dicas valiosas para escolher o nome de domínio ideal para seu site

Escolheu um nome de domínio incrível, mas ele já tinha dono? Por terem um baixo custo e uma grande procura, não é raro que a sua ideia, para um endereço eletrônico de site, já esteja sendo usada. Afinal, definir o nome ideal para esse domínio é muito importante na estratégia de marketing digital para a empresa.

É primordial que o nome seja acertado e funcional, gere uma identificação clara da sua empresa, facilidade para a memorização e um bom ranqueamento nos sites de busca. Adotando as táticas corretas é possível garantir o acesso e a visibilidade do seu site pela audiência, afinal, a escolha do nome está ligada a alguns aspectos importantes do marketing digital.

Mas como fazer a escolha certa? Este artigo trouxe 11 dicas para escolher o nome de domínio ideal para seu site. Confira!

  1. Pesquise antes de fazer qualquer escolha

    Diferente do registro de uma empresa, que envolve um processo legal e jurídico, na internet vale a lei de quem chegar primeiro. Por isso, é bom observar quais são os nomes utilizados pela concorrência para desenvolver algo único e que dê o destaque necessário entre o público-alvo e nos buscadores.

    Normalmente os melhores domínios já estão sendo usados. Por exemplo, para uma empresa que vende equipamentos para ciclistas, nomes como “bike.com” ou “bicicletas.com.br” são os primeiros a vir a mente. No entanto, provavelmente esses nomes já estão registrados.

    Se não for possível ligar o nome com a atividade que a empresa exerce, procure adotar palavras relacionadas. No caso das bicicletas, um domínio como “ciclismo.com.br” ou “minhabicicleta.com.br” podem ser boas alternativas. Quanto mais clara estiver a atividade da empresa para o internauta, maior será o índice de conversão de visitas em vendas. Pois isso evitará que visitantes acessaram por engano o site.

  2. Considere a questão jurídica

    A questão de marcas e patentes tem ganhado força e importância, mesmo em pequenos negócios. É fundamental evitar problemas futuros, como alegações de uso indevido, que podem gerar processos judiciais e até mesmo o pagamento de indenizações. Por outro lado, proteger a marca, na qual tem investido e trabalhado, de ser usurpada, também é faz parte da segurança jurídica do negócio.

  3. Use a criatividade, mas sem exageros

    Domínios criativos podem ser uma forma de diferenciar seu site do de seus concorrentes. Unir duas ou três palavras criando uma ação, como “compreumabike.com” ou ainda “euciclista.com”, é uma forma criativa de chamar atenção e, ainda, indicar o que a empresa faz. Existem muitos sites com nomes que são únicos e criativos, mas o nome não pode ser tão diferente ao ponto de gerar o efeito contrário do seu objetivo e não atrair mais acessos.

  4. Escolha um nome de domínio curto, simples e funcional

    Um nome de domínio diferenciável é uma tática diante de ideias que não estão mais disponíveis no meio virtual. Mas, não é útil criar algo que seja difícil de encontrar, de ser lembrado ou que possa causar problemas com outras empresas com nomes similares. Alguns erros que devem ser evitados são:

    • nomes longos e complicados, que poucas pessoas conseguirão digitar ou se lembrar;
    • nomes que envolvem sinais como til, hífen e cedilha;
    • combinar mais de 2 nomes no mesmo domínio;
    • deixar que a combinação de nomes soe chula ou estranha;
    • colocar um nome muito parecido com o do concorrente;
    • não tomar cuidado com números, abreviações e estrangeirismos. Por exemplo, em “bike4u.com.br” nem todas as pessoas entenderão o que significa e a sonoridade gera dúvidas sobre como digitar.
  5. Otimize o ranqueamento do nome de domínio

    Quem já ouviu falar em SEO, a técnica de otimização para mecanismos de busca, sabe que ela é uma das mais importantes estratégias de inbound marketing. Desse modo, o nome do site influencia diretamente no ranqueamento dele. Por isso, considerar as possíveis palavras-chave, que um potencial cliente usará na procura, para encontrar o que ele deseja, pode garantir mais visitantes e mais vendas.

    Mesmo com as mudanças que o Google tem realizado para filtrar melhor os sites que aparecem na primeira página, os requisitos básicos como o próprio site de busca negritar as palavras-chave, eles usam algoritmos que completam o que está sendo digitado e são considerados mais relevantes sites com mais visitas. Assim, algumas dicas para otimizar o ranqueamento são:

    • pense que o seu domínio estará negritado se contiver as palavras-chave procuradas;
    • facilite a memorização por parte de quem está buscando sua empresa;
    • o maior índice de cliques por número de exposição vem justamente de sites que deixam claro, à primeira vista, do que se trata.

    A internet é usada cada vez mais por pessoas que querem comodidade e informação na hora de comprar. Sites como o Google se tornaram a grande biblioteca dos tempos atuais. Ignorar a importância deles, na sua estratégia de marketing, minará o acesso e a visibilidade do seu negócio on-line. Conseguir estar bem ranqueado, sem precisar pagar, permite que o orçamento seja investido em outras ações de marketing digital, ampliando o alcance do seu negócio.

  6. Dê preferência para um nome de domínio que possa virar marca

    Ainda hoje, muitos clientes levam em conta a marca na hora de escolher qual produto comprarão. Escolher o nome da marca é uma etapa importante dentro do branding. Deve levar em conta fatores como facilidade de falar, alto índice de associação com o produto ou serviço e pouca similaridade com palavras que evoquem sentimentos negativos. Um teste que pode ser feito é falar em voz alta para verificar a sonoridade da marca.

  7. Torne seu endereço mobile-friendly

    Dispositivos móveis são a principal forma de tráfego na internet dos brasileiros. Ou seja, metade das pessoas que fazem buscas na internet tem que enfrentar corretores ortográficos automáticos. Ser mobile friendly é, nesse caso, escolher um nome de domínio fácil de digitar pelo celular. Escolher domínios que não são parecidos com o de grandes empresas também ajuda na tarefa de ser receptivo ou amigável para a tecnologia móvel.

  8. Seja coerente com a abrangência do seu site

    Não compre um domínio “.com” se os serviços ofertados no seu site atendem apenas ao Brasil. Aliás, se a empresa atua apenas em uma região específica, não hesite em inserir siglas como “bh” ou “sp” junto ao nome principal (por exemplo: “bikebh.com.br”). Caso a empresa cresça no futuro, e passe a atuar em outras regiões, será possível comprar domínios com nomes similares para facilitar o acesso e a visibilidade do site.

  9. Use a extensão adequada para o seu nome de domínio

    Usar extensões são uma excelente forma de direcionar o seu público. Além das populares “.com” e “.com.br”, há vários tipos delas, que procuram atender contextos específicos de acordo com a finalidade de cada site. Se seu negócio atende um nicho que não é genérico ou não precisa estar acessível todas as pessoas que navegam na web, adotar uma terminação que fuja do comum pode ser a melhor solução. Listamos alguns exemplos mais comuns:

    • .biz: voltado para comércio eletrônico entre empresas;
    • .co: aplicado por sites comerciais ou por comunidades de variados tipos;
    • .info: voltado para sites de cunho didático e informativo;
    • .me: blogs, portfólios e sites pessoais;
    • .net: geralmente voltados para sites de TI;
    • .org: comumente utilizado por ONGs, entidades e organizações filantrópicas.
  10. Tenha mais de um domínio sempre que necessário

    Um negócio que no início era local se expandiu, precisará redirecionar o seu foco. Com o domínio não é diferente. Se a empresa atua em estados diferentes, o ideal é comprar um domínio para cada, adicionando a sigla do estado junto ao nome. Também é inteligente comprar o domínio geral ou “.com.br” de antemão, para que mais ninguém tenha o nome principal da marca ou empresa.

    Se o nome de domínio escolhido já não estiver mais disponível, considere a possibilidade de negociar com quem se adiantou. Esse tipo de negociação é muito mais comum do que se pode pensar, e há muitos sites conhecidos hoje que tiveram os seus domínios comprados de algum proprietário desconhecido.

  11. Seja ágil

    Se já conseguiu encontrar um bom nome de domínio para o seu site, não fique semanas pensando se vai registrá-lo ou não. Adiante-se e compre os domínios que forem necessários o mais rápido possível. Por serem baratos e bastante procurados, é essencial ser ágil para proteger o nome da empresa, comprando até mesmo os domínios com possíveis erros de digitação ou outras versões que possam surgir no futuro.

    Muito mais do que um protocolo para estar na internet, o domínio é uma maneira de atrair novos clientes para o seu negócio. Sendo uma das muitas partes que compõe a estratégia de marketing digital, como uma forma de ampliar a abrangência on-line e visibilidade off-line da sua empresa.

    Uma presença digital estratégica é uma obrigação para toda a empresa que quer se manter e crescer. Mas, muitas vezes o marketing digital, que parece fácil ou simples, esconde falhas nos detalhes que passam despercebidos. Um exemplo disso são essas dicas para escolher o nome de domínio ideal para o site da sua empresa, simples, mas não devem ser negligenciadas.

O fato é que a concorrência não é mais só off-line. Então, esteja à frente no marketing digital usando as dicas valiosas que te passamos. Se quiser saber mais sobre como investir estrategicamente seu orçamento em marketing digital, assine nossa newsletter para acompanhar mais conteúdos úteis para você.

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