Início - Blog - Entenda o que é music branding e qual a sua importância!

Entenda o que é music branding e qual a sua importância!

Entenda o que é music branding e qual a sua importância! Entenda o que é music branding e qual a sua importância!
Entenda o que é music branding e qual a sua importância!

Um mundo permeado pelas novas tecnologias exige cada vez mais das empresas, táticas de marketing criativas com vistas a prender a atenção do público para entrar em contato com a sua mensagem. Embora o marketing digital esteja, nessa conjuntura, cada vez mais presentes nas estratégias das empresas, ações de marketing tradicional ainda são muito influentes nos resultados de uma organização.

Nesse contexto, o Music branding constitui-se uma estratégia de marketing sensorial que utiliza a música a fim de exprimir em experiência as associações e características existentes na identidade da marca. Este artigo objetiva explicitar como funciona e qual sua importância dessa estratégia para o seu negócio. Confira!

O que é e como funciona o music branding?

O music branding é uma estratégia de marketing sensorial em que a música é usada para criar fortes vínculos emocionais entre um empreendimento e o público. Nessa conjuntura, a palavra branding denota ações que têm o poder de reforçar os valores de uma marca, ajudando as pessoas a identificá-las facilmente, o que pode influenciar nas vendas.

Sabemos o quanto as músicas podem gerar grandes memórias em nossa mente, e, mesmo inconscientemente, podemos ser tocados por elas Assim, trilhas sonoras são produzidas para traduzir identidades e promover experiências, com o intuito de provocar associações entre seu negócio e os clientes.

De que maneira o music branding pode ajudar o seu negócio?

Essa estratégia tem o objetivo de criar uma identidade sonora facilmente identificável para seu público. Apesar de ser muito eficaz, deve ser utilizada em conjunto com as outras ações de marketing da sua empresa. Abaixo listamos alguns benefícios que o music branding, confira!

Conexão com o cliente

A música permeia a nossa vida e, no ambiente coorporativo não pode ser diferente. Ela possui uma carga emocional muito importante, que pode gerar senso de identificação. Assim, quanto mais positivos forem os sentimentos aflorados, maior a conexão gerada.

Aumento nas vendas

O aperfeiçoamento da experiência do cliente objetiva o aumento de oportunidades de venda. Nesse sentido, uma playlist possui esse poder, pois a música pode remeter a determinados momentos das nossas vidas e nos incentivam a adquirir produtos ou serviços.

Aumento da permanência do cliente no estabelecimento

A música pode provocar uma impressão de bem-estar de uma maneira tão sutil que, muitas vezes, o cliente sequer percebe que ela é o agente daquelas sensações. A sensação agradável provocada por memórias positivas fazem o cliente permanecer mais tempo na sua loja, o que aumentará as possiblidades de venda.

Marketing e site não estão funcionando para você?
Qual é o custo das oportunidades perdidas?

Vamos conversar →

Como fazer Music Branding para o seu negócio?

Agora que já sabemos a importância dessa ação de marketing, devemos ajustá-la à realidade do nosso empreendimento. Abaixo, algumas dicas de como implementar o Music Branding no seu negócio.

Conheça o público da loja

Saber a respeito de gênero, faixa-etária, entre outras características, facilitará chegar mais próximo o possível das preferências musicais do seu público e elaborar uma playlist voltada para ele.

Entenda os horários de fluxo de clientes

O ritmo das compras pode ser condicionado pela música que toca no ambiente. Assim, verifique os horários de mais ou menos fluxo e adeque as músicas para cada ocasião. Se o momento for de menos gente, coloque uma mais lenta, que os clientes tenderão a permanecer por mais tempo no estabelecimento.

Selecione as músicas de acordo com as sensações a serem percebidas

As músicas corretas podem controlar a atmosfera do ambiente e, como já foi dito, a permanência do público pode ser ditado por elas. Por isso, faça um estudo com vistas a selecionar as músicas certas e ativar gatilhos que podem auxiliar na decisão de compra.

Portanto, as estratégias de marketing tradicional ainda são muito bem-vindas para o alcance das metas estabelecidas pela sua empresa. O Music Branding, por exemplo, configura-se como uma boa tática que pode influenciar direta e indiretamente nos seus resultados, além de criar uma personalidade para o seu negócio. É válido salientar da importância de se contratar uma boa agência de marketings para te auxiliar nesse processo.

Gostou do nosso artigo? Então, não perca essas dicas de como montar uma estratégia de conteúdo para YouTube!

Receba novidades