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Saiba quais são os melhores horários para postar nas redes sociais

melhores horários para postar nas redes sociais

Que boa parte dos seus clientes e possíveis clientes possuem perfil nas redes sociais você já sabe, né? Uma pesquisa feita em 2014 pela Secretaria de Comunicação Social mostra que, na época, 48% dos brasileiros acessavam a internet regularmente. Sem dados atualizados, não seria exagero imaginar que esse número já passe dos 50% em 2016.

Não é à toa que Facebook, Instagram, Twitter e outros sites têm se tornado ferramentas estratégicas de comunicação para atrair, engajar e manter seus consumidores sempre bem informados sobre a sua marca.

Mas mais importante que a presença nas redes sociais é o momento em que elas são acessadas, em que há mais pessoas online. Sabendo disso, você pode aproveitar o “horário de pico” para publicar seus posts e garantir que mais pessoas vejam e interajam. Um estudo recente feito pela Sprinklr mostra quais são esses horários nobres.

A empresa de tecnologia fez um levantamento durante todo o ano passado, analisando Facebook, Instagram e Twitter e traçou o perfil dos usuários de cada uma dessas plataformas detalhando, inclusive, sobre o que eles falam. Neste post, você vai conhecer esses perfis e o horário em que há mais usuários conectados em cada uma das redes sociais. Vamos lá?

Como se comportam os usuários nas redes sociais

Antes de mais nada, a pesquisa destaca que cada rede social possui as suas peculiaridades. Isso implica, diretamente, na forma como os usuários interagem dentro delas e na forma como a sua marca deve agir.

Vejamos um exemplo: considerando a periodicidade de publicações, o Twitter é o que mais se aproxima do tempo real. Os limitados 140 caracteres fazem com que os usuários postem com muito mais frequência no microblog, principalmente fazendo comentários enquanto assistem a programas de TV, jogos de futebol e notícias. Há, inclusive, programas que aderiram à ideia e passaram a estimular o uso das famosas #hashtags.

Assim, as emissoras e os próprios twitteiros conseguem concentrar as discussões e feedbacks sobre determinado assunto através de uma palavra-chave. Esses comentários no Twitter representam 56% do total de menções. O Facebook possui uma quantidade considerável e vem logo em seguida, com 38%. O Instagram fica com os restantes 6% das interações.

Facebook

O Facebook é a rede social com maior representatividade no país. Dados divulgados pela empresa em janeiro mostram que oito em cada dez brasileiros conectados à internet possuem perfil na rede, o que a torna uma ferramenta indispensável na hora de pensar a presença da sua empresa nas mídias digitais.

A rede social possui um equilíbrio de interações entre os usuários durante os dias úteis, sendo que o horário com maior engajamento é entre 11h e 14h. Dentro da rede social, o maior número de publicações é dos segmentos de Finanças (31%), E-commerce (28%), Varejo (21%), Beleza e Higiene (8%), Educação (7%), Saúde (3%) e Moda (2%). O Facebook é conhecido pela interação e engajamento dos usuários com as marcas, o que explica a importância de assuntos como varejo e e-commerce, destacando o espaço do marketing de conteúdo para a estratégia das principais empresas.

Uma notícia recente torna ainda mais importante a publicação em horários estratégicos no Facebook. A empresa anunciou que vai mudar a forma como os usuários veem o feed de notícias. Ao longo das próximas semanas, uma alteração no algoritmo da rede vai priorizar as publicações de amigos e familiares, deixando as marcas e páginas oficiais com uma importância secundária. É uma má notícia para as empresas, que vão ter que investir mais em posts patrocinados para alcançarem um maior número de pessoas.

Twitter

No Twitter, os dias mais populares são as quartas e quintas-feiras, entre 18h e 22h. Porém, foram identificados dois picos muito representativos de menções nas quartas e terças-feiras, entre 21h e 00h, o que reforça a característica da rede como segunda tela, quando os usuários interagem acompanhando programas de televisão como jogos de futebol e reality shows.

E sobre o que falam esses usuários? O maior número de publicações é proveniente dos segmentos de Finanças (42%), Varejo (19%), E-commerce (18%), Educação (11%), Beleza e Higiene (6%), Saúde (3%) e Moda (1%). Isso reforça o perfil da rede como um canal de atendimento de consumidores com soluções rápidas de problemas. Então se o seu negócio permite fazer esse tipo de contato, vale a pena investir.

Instagram

A rede social para compartilhamento de fotos e vídeos tem um pico de postagens entre 11h e 14h e 18h e 22h. Uma característica interessante do Instagram é que não foi identificada uma redução nas interações durante o final de semana na rede. O engajamento é constante por toda a semana e o número de publicações não tem grandes alterações.

Como todos os posts levam, obrigatoriamente, imagem, o Instagram é bastante usado para a divulgação do visual de produtos e serviços. Restaurantes, por exemplo, utilizam a plataforma para promoverem seus pratos e sobremesas super elaborados.

Os assuntos mais comentados não são muito diferentes das outras redes sociais com uma exceção. Finanças, que lidera no Facebook e Twitter, é assunto de apenas 4% das publicações. Em primeiro vem E-commerce, com 33%, seguido de Varejo (32%), Beleza e Higiene (13%), Moda (9%), Educação (8%) e Saúde (1%).

Comprado pelo Facebook em 2012, o Instagram começou a seguir a mesma política de classificação dos posts do site criado por Mark Zuckerberg. A rede social não exibe mais os posts por ordem cronológica, mas sim na ordem que ela considera relevante para os usuários.

Uma dica valiosa aqui é estimular os seguidores a se interessarem pelo conteúdo que você posta e pedir que eles ativem as notificações de publicação do seu perfil. Assim eles serão avisados sempre que você publicar algo novo por lá.

Quer uma ajuda para fazer marketing no Instagram? Neste post (/blog/instagram-marketing/) nós te damos quatro dicas para divulgar sua empresa.

Agora, é só planejar

Sabendo os melhores horários para interagir nas redes sociais, agora você pode planejar suas publicações e ter mais chances de alcançar um público maior. Em meio a restrições das redes, que estão fechando o cerco para páginas comerciais e exigindo que você pague para atingir mais pessoas, ser estratégico é fundamental. Mas além de postar no horário certo, ter um conteúdo atrativo também é fundamental. Não adianta postar algo que não seja do interesse dos seus seguidores. Planeje posts de qualidade, com boa informação e tenha mais resultados. Caso não tenha visto, nós já mostramos aqui no blog como fazer seu conteúdo viralizar.

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