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Marketing viral: Saiba como fazer seu conteúdo “viralizar” na web

Marketing viral: Saiba como fazer seu conteúdo "viralizar" na web

Para quem tem um breve conhecimento sobre marketing, sabe que basicamente, ele faz com que as empresas (ou marcas) e os consumidores tenham seu relacionamento estreitado, aproximando mais ainda o consumidor delas. Em muitos casos, o marketing faz com que os consumidores amem a marca, engajando os próprios clientes a propagar produtos, mensagens ou a própria marca.

Além disso, o marketing pode ser dividido de várias formas, trabalhadas de acordo com o objetivo e claro, com a forma em que serão apresentadas. Uma dessas estratégias é o marketing viral.

Entenda tudo sobre ele e como ele pode trazer o sucesso para sua marca ou empresa:

O que é marketing viral?

Em poucas palavras, o marketing viral é aquele que faz um conteúdo viralizar dentro da web, ou seja, faz com que toda uma rede de contatos tenha acesso a um conteúdo, informação, mensagem, enfim, qualquer postagem ou qualquer assunto.

O marketing viral funciona da seguinte forma: um amigo vê um conteúdo ou uma ferramenta que ele acaba gostando, ele curte, comenta ou compartilha em suas redes sociais, fazendo com que outros amigos também vejam o conteúdo, que eles também gostem, o que os leva também a curtir e compartilhar. Dessa forma, outros amigos também irão ver o conteúdo e compartilhar com outros amigos.

Isso é o marketing viral, funciona quando um assunto é interessante e faz com que os usuários compartilhem com outros usuários.

Mas a questão é: como fazer o marketing viral?

Primeiramente, o viral não se baseia em gatinhos e cachorrinhos fofinhos. E sim em conteúdo interessante de acordo com o seu público alvo. Dessa forma, imagens, vídeos, e-books, aplicativos, ferramentas, tudo pode ser tornar viral.

As promoções também são uma ótima alternativa para fazer um conteúdo se tornar viral, podendo usar descontos, brindes e muitas outras formas de se fazer algo propagar na rede.

Essa estratégia de marketing funciona perfeitamente, pois dentro da internet, todos os usuários possuem voz ativa. Assim, o conteúdo postado por um amigo, tem muito mais valor do que postado por um desconhecido!

Dicas de como fazer marketing viral

Primeiramente, saiba que é difícil ter 100% de certeza que um material vai se tornar viral. Afinal, para isso acontecer, é preciso estar na boca do povo. Logo, é preciso fazer um conteúdo que agrade o seu público.

E a segunda dica é exatamente essa! Conheça muito bem o seu público, quem ele é, o que ele curte, o que ele faz, com o que trabalha, onde acessa as redes sociais e outras informações que possam ajudar na hora de criar o material.

Um segmento difícil de errar é apelar para o emocional. Os seres humanos são emotivos por natureza, dessa forma costumam curtir ou compartilhar alguma coisa que mexam com os sentimentos dela. O inesperado também pode trazer um efeito bem gratificante!

Apesar de muitas vezes o intuito ser a propaganda ou publicidade, não o faça abertamente, já que o viral funciona melhor quando as pessoas se identificam com a postagem ou o conteúdo, e não com uma propaganda propriamente dita.

O marketing viral também conta uma parte importante durante todo o processo: a mensuração! Além de analisar, criar e postar, é preciso mensurar os resultados de todos os seus esforços e sempre otimizar para cada vez mais o retorno ser maior.

Para finalizar, entenda que o marketing viral é uma estratégia de marketing que pode funcionar perfeitamente se for bem executada. Não apenas pelo alcance que a marca, mensagem ou conteúdo consegue, mas também pelo retorno financeiro, já que conhecer a marca ou empresa já é o primeiro passo para uma pessoa se tornar um cliente fiel.

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