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Plano de Marketing: por que toda empresa de sucesso deve fazer o seu?

Plano de Marketing: por que toda empresa de sucesso deve fazer o seu?

Plano de Marketing: por que toda empresa de sucesso deve fazer o seu?

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Você sabe como elaborar um plano de marketing? Para conseguir conquistar sucesso no mercado, é essencial que o gestor da empresa saiba tomar decisões importantes e bem embasadas. Um bom planejamento das ações de marketing pode se traduzir em um instrumento extremamente apropriado para se organizar melhor e aperfeiçoar estratégias de divulgação e investimentos.

Infelizmente, muitos empreendedores ainda tem a visão equivocada de que investir em um plano de marketing é algo pouco vantajoso. Mas, para que você entenda seu real valor de uma vez por todas, neste artigo apresentamos a importância que ele tem para os seus negócios. Continue a leitura e confira!

O que é o plano de marketing?

Diferente do que a maioria das pessoas acredita, toda empresa de sucesso deve ter um plano a acompanhar. De nada adianta agir de forma desordenada e aleatória. Afinal, os objetivos só são alcançados de maneira satisfatória e precisa quando existe disciplina e organização.

O plano de marketing é a definição exata do caminho que precisa ser seguido. Podemos considerá-lo, assim, como uma base das estratégias e também dos investimentos ideais de um negócio. Esse planejamento pode ser focado para o desenvolvimento da marca ou até mesmo por um produto ou serviço específico. O importante é que ele guie as ações estratégicas da sua empresa.

Geralmente, os planos são formulados a longo prazo; contudo, conforme a empresa vai caminhando e orientando as ações a cumprir, os planos podem ser reavaliados e, se preciso, reposicionados. Isso acontece porque muitos fatores do micro e macroambiente podem influenciar os resultados obtidos.

Quais as principais informações que devem ser citadas em um plano de marketing?

Se você busca entender como elaborar um plano de marketing, é preciso levar em consideração que algumas informações são essenciais para o planejamento estratégico e precisam, necessariamente, ser citadas e analisadas em algum momento.

É preciso fazer uma avaliação das perspectivas de mercado, ampliar os conhecimentos da sua equipe sobre o cliente e suas reais necessidades e desejos, identificar as oportunidades de negócios, avaliar a concorrência, entre outras coisas.

E para te ajudar a não esquecer de nenhuma informação importante, abaixo listamos algumas perguntas que precisam ser respondidas ainda na fase de elaboração do seu plano de marketing. Confira:

Quem representa a sua marca?

É impossível estabelecer uma comunicação eficiente com a seu público se você não souber exatamente quem é, certo? Por isso, é fundamental definir uma identidade clara e objetiva antes de começar a divulgar a sua marca por aí.

A identidade de uma marca está relacionada com o que ou quem ela é. Quais são as suas características, objetivos, missão e valores. É preciso identificar o que faz a sua marca ser única e quais são os seus principais diferenciais. Após responder essas perguntas vai ser muito mais fácil construir uma apresentação adequada para o seu negócio, capaz de convencer o seu público-alvo.

Quem são seus clientes?

Por falar em público-alvo, você precisa saber exatamente para quem está falando. Quem são os seus clientes? Quais são os seus desejos, necessidades e interesses? Cada uma dessas questões vai influenciar diretamente na comunicação da sua marca e, consequentemente, no seu plano de marketing.

Uma boa forma de entender o seu público é observando e pesquisando os seus clientes atuais. Você pode segmentá-los de acordo com os tipos de produtos ou serviços consumidos e, assim, traçar perfis mais claros de potenciais clientes.

Quais são as principais tendências do mercado?

Ninguém sobrevive sozinho no mercado. Entender e acompanhar as tendências do segmento de atuação do seu negócio é uma tarefa fundamental para quem quer se manter competitivo e lucrativo.

A tecnologia possibilitou um avanço muito rápido das tendências, o que pode ajudar ou atrapalhar muito o crescimento de uma empresa. Para se destacar você precisa estar atento as principais novidades lançadas e identificar aquelas que podem gerar oportunidades — ou até mesmo ameaças — para o seu negócio.

Qual é o seu diagnóstico do mercado?

Depois de entender o cenário do mercado e suas principais tendências, é preciso fazer um diagnóstico sobre as reais capacidades do seu negócio se desenvolver no segmento. Ou seja, chegou a hora de traçar um rumo para a sua empresa a curto, médio e longo prazo.

Quais são as oportunidades que o mercado oferece? De que forma é possível estabelecer um diálogo lucrativo com o seu público? Uma análise detalhada vai te ajudar a responder essas questões e, a partir disso, criar uma estratégia de marketing.

Para realizar um diagnóstico do mercado, lembre-se o macroambiente (política, economia, tecnologia etc) e o microambiente (concorrentes, fornecedores, funcionários e clientes) em que a sua empresa está inserida.

Como ele deve ser construído?

Todo plano de marketing passa, necessariamente, por três etapas: planejamento, implantação e avaliação. Todas elas são importantes para o sucesso das suas ações como um todo e, por isso, não podem ser ignoradas. Descubra o que precisa ser trabalhado em cada uma delas.

Planejamento

A etapa de planejamento é uma das mais importantes de um plano de marketing. Afinal, nela são feitas todas as análises, estudos e observações que vão orientar as ações estratégicas da empresa.

Durante o planejamento é importante analisar as informações a partir da matriz SWOT, que identifica as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades da empresa no mercado. Nessa etapa também se criam as personas e o posicionamento da marca, assim como o seu objetivo final.

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Lembre-se que as informações definidas no planejamento vão servir como base para cada ação desenvolvida a partir de então. Quanto mais objetivas e completas elas forem, maiores as chances de alcançar os resultados pretendidos.

Implementação

De nada adianta criar um plano de marketing perfeito se ele não for colocado em prática, não é mesmo? É na etapa de implantação que as ações começam a ser executadas, garantindo a conquista de cada objetivo e meta traçado pela empresa durante o planejamento.

Para que tudo funcione bem, é importante que as etapas de implementação sejam definidas ainda nas etapas de organização. Desenvolva um plano de ação detalhado, que indique o período de execução de cada estratégia, os métodos usados e até mesmo os custos necessários para colocá-los em prática.

É importante que toda a sua equipe esteja envolvida e bem informada durante essa etapa, garantindo a qualidade da ação que está sendo executada. Dessa forma você evita que as campanhas acabem saindo do controle.

Avaliação

Tão importante quanto planejar e colocar em prática, é fazer a análise de resultados. Afinal, é nesse período que será possível verificar que as ações foram bem executadas, seguiram o plano estabelecido e se alcançaram as metas esperadas.

O ideal é que a avaliação seja feita frequentemente, de acordo com a demanda de cada negócio. Assim, é possível identificar as ações que não alcançaram bons índices, fazer ajustes em tempo otimizado e melhorar os resultados em longo prazo.

O que o planejamento estratégico pode fazer por sua empresa?

Dentro do plano de marketing, encontra-se outro importante conceito para o seu negócio: o planejamento estratégico. Ele é idealizado para que a empresa não se alicerce em decisões precipitadas ou até mesmo obsoletas em relação aos cenários que o mercado oferece.

Com este programa de ações, os passos a tomar são mais bem definidos e realizados dentro do tempo adequado. Ele é composto por estratégias baseadas em uma análise interna da empresa, do público-alvo, do mercado e também de seus concorrentes. Os “achismos” são deixados de lado e tudo é colocado em prática de forma pensada e programada.

Ao desenvolver um bom planejamento estratégico dentro do seu plano de marketing, a empresa será capaz de alcançar e, até mesmo, superar as metas pré-estabelecidas, otimizando seus resultados como um todo.

O que não pode faltar em seu planejamento?

Na hora de desenvolver um planejamento estratégico, é conveniente que esse documento seja detalhado e pensado a longo prazo. Mas, não se preocupe. Assim como o plano de marketing, ele também é versátil — o que o torna adaptável de acordo com a realidade da empresa.

E para te ajudar nessa etapa tão importante, listamos alguns pontos que não podem deixar de compor seu planejamento estratégico. Veja alguns exemplos abaixo:

Benchmarking

A fim de conseguir elaborar uma ótima tática de mercado, é imprescindível que você conheça seus concorrentes. Comparar suas soluções e pontos negativos e positivos da organização faz com que você entenda com precisão onde você é mais forte e competente — e em que ainda precisa se concentrar para melhorar.

Persona

O termo “persona” é muito usado no marketing digital e tem um papel importante dentro de seu planejamento. Esse item significa uma análise de quem receberá o seu conteúdo na web ou em outros canais de divulgação e relacionamento, apontando-se como um exemplar de seu público-alvo.

Para defini-lo, é fundamental que haja o conhecimento de quem ele é, de maneira global e específica. Ou seja, vai além das informações básicas acerca de sexo, idade e região de moradia e também busca identificar dados como interesses e gostos pessoais.

Comportamento do consumidor

O comportamento do consumidor complementa a definição da persona ou público-alvo. Esse estudo é produzido para que a empresa compreenda o que leva essas pessoas a consumir ou não os seus produtos e serviços.

Conhecendo os comportamentos de consumo do seu público, ficará muito mais fácil estabelecer estratégias ainda mais eficientes e potencializadas para conquistá-lo.

Resultados anteriores

Para saber se suas táticas estão obtendo retorno apropriado ou não, é possível comparar os resultados atuais com os que foram adquiridos anteriormente. Isso possibilitará a verificação do crescimento que a empresa teve, dentro de um determinado período de apuração.

Os resultados anteriores também são úteis para auxiliar na definição de metas e projetar os lucros e investimentos futuros. Por isso, não os ignore!

Viu só como o plano de marketing é importante? Lembre-se que com organização, planejamento e trabalho duro nossas dicas vão te ajudar a desenvolver uma estratégia que gere resultados de sucesso reais para a sua empresa!

E agora que você já sabe como elaborar um plano de marketing realmente eficiente, que tal conferir outros conteúdos que vão te ajudar a alavancar o seu negócio? Baixe o nosso e-book exclusivo e tenha acesso um conteúdo super bacana sobre Inbound Marketing.

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Junior Venturin Daniel

Formado em Marketing pela Universidade Vila Velha/ES. Trabalha com web desde 1999 e já participou de centenas de projetos digitais. Atualmente, dedica-se a ajudar os clientes a extraírem o máximo das oportunidades da Internet e, sobretudo, a se adaptarem às mudanças impostas pela transformação digital.