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Plano de Marketing: por que toda empresa de sucesso deve fazer o seu?

Plano de Marketing: por que toda empresa de sucesso deve fazer o seu?

Para conseguir conquistar sucesso no mercado, é essencial que o gestor da empresa saiba tomar decisões importantes e bem embasadas. Um bom plano de marketing se traduz em um instrumento extremamente apropriado para se organizar melhor e aperfeiçoar estratégias de divulgação e investimentos.

Infelizmente, muitos empreendedores ainda tem a visão equivocada de que o plano de marketing é algo pouco vantajoso. Mas você descobrirá a importância que ele tem para os seus negócios agora mesmo! Confira:

O que é o plano de marketing?

Toda empresa de sucesso deve ter um plano a acompanhar, um norte a seguir. Os objetivos só são alcançados de maneira satisfatória e precisa quando existe disciplina e organização.

O plano de marketing é a definição do caminho que precisa ser seguido. Podemos considerá-lo como uma base das estratégias e também dos investimentos ideais.

Geralmente, os planos são formulados a longo prazo; contudo, conforme a empresa vai caminhando e orientando as ações a cumprir, os planos podem ser reavaliados e, se preciso, reposicionados. Isso acontece porque muitos fatores do micro e macroambiente podem influenciar os resultados obtidos.

O que o planejamento estratégico pode fazer por sua empresa?

Dentro do plano de marketing, encontra-se o planejamento estratégico. Ele é idealizado para que a empresa se alicerce em decisões precipitadas, mas também obsoletas em relação aos cenários que o mercado oferece.

Com este programa de ações, os passos a tomar são mais bem definidos e realizados dentro do tempo adequado. Ele é composto por estratégias baseadas em uma análise interna da empresa, do público-alvo, do mercado e também de seus concorrentes.

Com um bom planejamento, a empresa será capaz de alcançar e, até mesmo, superar as metas pré-estabelecidas.

O que não pode faltar em seu planejamento?

É conveniente que o planejamento seja detalhado e feito a longo prazo. Mas, assim como o plano de marketing, ele também é versátil — o que o torna adaptável de acordo com a realidade da empresa.

Alguns pontos não podem deixar de compor seu planejamento. Veja alguns exemplos:

Benchmarking

A fim de conseguir elaborar uma ótima tática de mercado, é imprescindível que você conheça seus concorrentes. Comparar suas soluções e pontos negativos e positivos da organização faz com que você entenda com precisão onde você é mais forte e competente — e em que ainda precisa se concentrar para melhorar.

Persona

O termo “persona” é muito usado no marketing digital, e tem um papel importante dentro de seu planejamento. Esse item significa uma análise de quem receberá o seu conteúdo na web ou em outros canais de divulgação e relacionamento, apontando-se como um exemplar de seu público-alvo.

Para defini-lo, é fundamental que haja o conhecimento de quem ele é, de maneira global. Ou seja, vai além das informações básicas acerca de sexo, idade e região de moradia.

Comportamento do consumidor

O comportamento do consumidor complementa a definição da persona ou público-alvo. Esse estudo é produzido para que a empresa compreenda o que leva essas pessoas a consumir ou não os seus produtos e serviços. Conhecendo os comportamentos, ficará mais fácil estabelecer as estratégias mais eficientes para conquistá-lo.

Resultados anteriores

Para saber se suas táticas estão obtendo retorno apropriado ou não, é possível comparar os resultados atuais com os que foram adquiridos anteriormente. Isso possibilitará a verificação do crescimento que a empresa teve, dentro de um determinado período de apuração.

Os resultados anteriores também são úteis para auxiliar na definição de metas e projetar os lucros e investimentos futuros.

Quer saber mais sobre como elaborar um bom plano de marketing ou ainda conferir outras dicas como essas? Curta a nossa fanpage no Facebook e fique por dentro de tudo!

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