Marketing para vender para o exterior: saiba quais são as diferenças

Expandir os negócios para além das fronteiras nacionais é o desejo de muitos empreendedores, mas é algo desafiador. É preciso estar atento a vários fatores, como idioma e legislação, além de adequar as estratégias de marketing para o novo mercado. Essa internacionalização não requer apenas transferir os esforços feitos de um país para o outro. É necessário considerar as particularidades de cada país e adaptar as estratégias de marketing para o novo público-alvo.
Planejar as estratégias de marketing a nível local é fácil quando se está inserido na mesma cultura, compartilhando os mesmos costumes e hábitos dos consumidores. Já o marketing internacional é um desafio, pois exige que a companhia estude o seu público-alvo do zero e planeje novas estratégias mercadológicas sob medida para o novo mercado.
Se está pensando em expandir o seu negócio para uma escala internacional, é importante investir em um bom plano de marketing, de modo que sua empresa, ao ultrapassar as fronteiras, consiga se estabelecer globalmente. Listamos algumas estratégias que podem ser adotadas nessa internacionalização.
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Pesquise sobre o novo público-alvo para que a sua empresa consiga romper as barreiras culturais e transmitir os seus valores, preservando ao máximo a identidade da organização. Para isso, é preciso pesquisar tendências e mídias locais, a fim de criar campanhas publicitárias eficazes, além de investir no relacionamento com o cliente.
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Adapte o seu site para o idioma do país em que você está inserindo a sua empresa e invista em serviços de automação.
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Para além do idioma, é preciso adaptar a linguagem utilizada nas comunicações de cada país: adequar o vocabulário, usar expressões e referências regionais e ajustar o tom de voz da marca. Assim, você consegue alcançar o seu público com mais facilidade.
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Analise a concorrência e verifique o que funciona ou não no país para o qual você está expandindo a sua empresa. Saiba o que estão vendendo e estabeleça os seus principais concorrentes.
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Estude as regras internacionais de atuação, legislações, regras tributárias, além de se atentar para as leis sobre patentes e licenças, tratados internacionais e determinações de órgãos, como a Organização Mundial do Comércio (OMC).
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Descubra as preferências de pagamento do seu público-alvo. Isso pode variar bastante, dependendo do país. No Brasil, por exemplo, o método mais utilizado é o cartão de crédito, enquanto na Holanda é a transferência bancária. Assim, é importante saber se o seu cliente prefere pagar com cartão de crédito, débito, via transferência internacional ou outra forma de pagamento.
Se você quer levar o seu produto ou serviço para fora do país, o marketing internacional é essencial nessa jornada, pois ele vai ajudar a posicionar sua empresa globalmente e com reconhecimento de mercado.