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Marketing no Instagram: 8 dicas para divulgar sua empresa

Marketing no Instagram: 8 dicas para divulgar sua empresa Marketing no Instagram: 8 dicas para divulgar sua empresa
Marketing no Instagram: 8 dicas para divulgar sua empresa

O Instagram pode parecer uma ferramenta de diversão e entretenimento, mas se trata de um meio com grande potencial para os empreendedores. A princípio, ele não foi desenvolvido para o propósito dos negócios. No entanto, o marketing no Instagram se expandiu e essa rede social foi fundamental para as marcas atraírem clientes e ganharem visibilidade.

Ainda, o marketing digital é extremamente rico em recursos. Com isso, ele conta com diversas estratégias que ajudam as empresas de pequeno, médio e grande porte a se destacarem no mercado.

Quer obter essas vantagens? Continue lendo este artigo e acompanhe algumas dicas sobre como divulgar seus serviços nessa plataforma!

  1. Tenha o perfil ideal no Instagram

    Embora essa rede social tenha muito potencial — são mais de um bilhão de usuários ativos por mês —, nem todas as empresas se beneficiam do marketing digital que ela proporciona. É preciso aplicar as suas ações corretamente e ter um perfil adequado.

    Portanto, existem duas características que seu negócio precisa ter para que o marketing no Instagram realmente valha a pena. A primeira está relacionada ao perfil do cliente. Os usuários da rede social estão predominantemente na faixa etária de 18 a 34 anos. Então, se o seu público está fora dessa janela, você provavelmente não vai atingir a audiência certa.

    A segunda característica está relacionada ao produto. O Instagram é um meio de comunicação totalmente visual. Portanto, se a sua marca não apresenta conteúdos bonitos e atraentes, ela não se destacará diante dos concorrentes. Afinal, são mais de 70 milhões de fotos postadas diariamente. 

    Além desses pontos, é muito importante que o empreendedor mude sua conta na plataforma para um perfil comercial. Assim, seus seguidores podem entrar em contato diretamente pela sua página e você consegue criar anúncios. Outro fator relevante desse modelo de conta é que você consegue acessar as ferramentas de análise que fornecem estatísticas sobre o alcance e impressões das publicações.

  2. Use a estratégia certa

    Aplicar uma estratégia de marketing eficiente também é essencial para divulgar sua marca no Instagram. Nesse momento, tenha em mente que essa rede social é bastante “artística”, ou seja, as pessoas buscam se expressar e impressionar por meio das fotos que publicam. Portanto, é relevante que os seus posts representem esses dois objetivos.

    Uma dica é mostrar aos seus seguidores o que acontece nos bastidores da sua marca. Isso torna visível o lado humano que poucas pessoas conhecem. Para isso, pense fora da caixa e utilize diferentes ações para impressionar seus seguidores. Por exemplo, crie conteúdos nos stories, IGTV e reels.

    Outro ponto importante para a estratégia de marketing no Instagram é determinar os horários de publicação. Algumas empresas preferem publicar nos horários de pico — quando há mais usuários online. Entretanto, outras preferem evitar esses horários para diminuir a concorrência por um espaço no feed. O ideal é definir a sua agenda com base no tipo de produto ou serviço que seu negócio oferece e no perfil do seu cliente.

  3. Experimente publicar diferentes conteúdos

    Existem vários modelos de publicações que os gestores podem usar para divulgar uma marca e seus produtos no Instagram. Veja algumas ideias:

    • crie posts em carrossel, contando uma história;
    • poste fotos compostas de uma imagem e um texto curto;
    • mostre seus produtos e suas funcionalidades;
    • publique posts sobre curiosidades e dicas;
    • realize publicações com códigos para promoções e descontos.

    Sendo assim, seja qual for o estilo de imagem que você escolheu para o marketing no Instagram da sua empresa, fique atento. Usar fotos genéricas, repetidas, com texto demais e publicar conteúdos maçantes são erros que levam a um resultado negativo no engajamento dos seus seguidores.

  4. Interaja

    Assim como acontece com o Facebook, Twitter e outros meios de comunicação, a interação com a audiência é essencial. Por isso, sempre responda aos comentários direcionados à sua empresa, siga de volta usuários, esclareça dúvidas dos clientes e mencione alguns em suas publicações.

    Esteja atento também aos seus directs e jamais gere filas de espera no seu atendimento por lá. É assim que você conseguirá ter bons diálogos e criar um relacionamento com os clientes.

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  6. Utilize anúncios

    Ao aplicar as dicas já citadas, você consegue um bom alcance orgânico. Contudo, outra maneira de divulgar sua marca no Instagram é por meio da criação de anúncios pagos na plataforma.

    A rede social conta com essa função desde 2015. Com ela, uma empresa consegue segmentar seu público e criar ações mais bem direcionadas. Por exemplo, se você tem uma loja de roupas, é possível selecionar que seu anúncio seja visto por pessoas que tenham interesses em moda, estilo e vestuário.

    Caso você não tenha muitas informações sobre os potenciais consumidores da sua marca, o Instagram Ads também permite divulgar seu conteúdo para indivíduos que estão próximos ao seu ponto de venda. Veja alguns critérios disponíveis sobre o seu público:

    • idade
    • gênero
    • localização;
    • idioma
    • profissão;
    • preferenciais pessoais.
  7. Tenha um calendário de postagens

    Organizar um cronograma dos conteúdos para sua rede social é fundamental para manter uma frequência de postagem e melhorar a visibilidade da sua página. Geralmente, atualizar constantemente seu perfil faz com que os seguidores tenham mais interesse pela sua marca, produto ou serviço.

    Tenha em mente que os usuários seguem a sua conta no Instagram para acompanhar os seus conteúdos e receber novidades. Por isso, o calendário ajuda a controlar o que será postado e facilita o fluxo de posts. Nessa hora, seja flexível. Esteja atualizado sobre os assuntos do momento e aproveite as oportunidades para criar ações de marketing no Instagram certeiras e que gerem engajamento.

  8. Use hashtags

    As hashtags são ferramentas importantes e que tornam a interação na rede social mais dinâmica. Ela permite que os usuários que têm interesse em um determinado tema encontrem todos os conteúdos relacionados a ele por meio de uma busca rápida pela palavra-chave no buscador do Instagram.

    Desse modo, utilize esse recurso em suas publicações para atrair mais pessoas e melhorar a divulgação do seu negócio.

  9. 8. Seja criativo

    Por fim, seja criativo nos seus conteúdos para ter um bom marketing no Instagram. Afinal, existem diversas empresas que vendem o mesmo produto e serviço que o seu. Por isso, se você não investe em estratégias que sejam criativas e gerem um diferencial para a marca, é provável que seu empreendimento não conquiste muito espaço no mercado.

    Uma sugestão é contar com a experiência do cliente. Essa tática proporciona um conjunto de ações que visam a interação e a satisfação dos consumidores. Desse modo, é possível melhorar a fidelização de clientes e, consequentemente, a divulgação da sua empresa.

Agora que você conhece algumas dicas sobre marketing no Instagram, procure aplicá-las para melhorar a visibilidade do seu negócio. Tenha em mente que essa ferramenta é fundamental para obter melhores resultados de venda em um cenário em que diversas empresas são impactadas pela transformação digital.

Ainda, o crescimento dessa rede social mostra que cada vez mais usuários estão presentes nesse meio e desejam ter um contato mais próximo com as marcas.

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