Marketing digital: por que sua empresa precisa ter uma rotina?

Marketing digital: por que sua empresa precisa ter uma rotina?

Marketing digital: por que sua empresa precisa ter uma rotina?

Com a rapidez e a praticidade dos novos meios de comunicação, é cada vez mais comum que os gestores invistam em marketing digital esperando resultados imediatos para suas empresas. Infelizmente, não é bem assim que acontece na prática.

Como toda estratégia, o marketing digital requer muito planejamento, investimento e uma rotina controlada antes de trazer algum retorno concreto. Ao contrário do que muita gente acredita, é impossível obter resultados eficientes do dia para a noite, pois essa é uma técnica voltada para o aspecto não imediato.

Quer entender de uma vez por todas como é o funcionamento de uma estratégia de marketing digital? Saiba por que a sua empresa precisa ter uma rotina e como isso influencia nos resultados.

Determine o investimento

Quando for definir o orçamento de marketing da sua empresa, determine um investimento específico para trabalhar com plataformas digitais. Assim, essa ferramenta terá o devido espaço dentro da empresa e poderá ser tratada com a importância que merece.

Embora estratégias orgânicas funcionem, para ter bons resultados em suas ações é fundamental contar com um mínimo de investimento. Quanto maior for o recurso disponibilizado para a área, maior e melhor será o seu retorno.

Porém, tenha consciência de que não adianta gastar rios de dinheiro com marketing digital se ele não for eficiente e oferecer um conteúdo de qualidade para o seu possível consumidor. Por isso, a etapa do planejamento é essencial.

Planeje suas ações

Planejamento é tudo! E quando o assunto é marketing digital não poderia ser diferente. Antes de implementar qualquer tipo de ação em sua empresa, cada passo precisa ser pensado e organizado nos mínimos detalhes.

É no momento do desenvolvimento de um planejamento estratégico que todas as diretrizes de uma campanha são definidas. A partir desse plano é possível definir os objetivos a serem alcançados e quais serão as ações utilizadas para isso.

Outra dica superimportante é alinhar a temática dos conteúdos aos objetivos da empresa. Assim, o trabalho é direcionado para o caminho correto. Mas o material oferecido deve ser relevante para o seu público e não uma situação forçada.

Todos os objetivos definidos devem estar unidos a metas quantitativas e possíveis de serem atingidas. Assim, fica mais fácil realizar o acompanhamento e, quando necessário, direcionar ações corretivas. Tendo esses dados em mãos, é mais fácil manter o time motivado a alcançar as metas.

Acompanhe os resultados

Durante a aplicação de uma ação, o acompanhamento incessante é fundamental para a metrificação dos resultados e ajustes da estratégia, quando for preciso. Dessa forma, fica mais fácil torná-la cada vez mais adequada para o seu modelo de negócio e às exigências do mercado.

Fazer um bom acompanhamento dos resultados obtidos em suas ações permite que você identifique falhas, corrija qualquer desvio a tempo e continue com o foco nas estratégias que estão funcionando. Desse modo, mantendo ou aumentando o retorno obtido.

De tempos em tempos, faça uma lista com todas as ações em andamento no período. Assim fica mais fácil acompanhar tudo de forma detalhada em suas reuniões, além de ajudar a garantir que você não vai se esquecer de nada importante.

Além disso, acompanhar as tendências do mercado e buscar sempre novas ideias e referências baseadas nessas novidades é muito importante. Dessa forma, o seu conteúdo será sempre atual e isso faz toda a diferença na hora de conquistar a sua audiência.

Tenha paciência

Diferente de outras ferramentas e técnicas, o marketing digital se mostra, na maioria das vezes, como um investimento de médio e longo prazo. A compreensão e a paciência em esperar algum retorno são fundamentais para a coleta de resultados positivos.

A princípio, existem três tipos de ações que podem ser desenvolvidas pelo marketing digital:

  • Ações de curto prazo – Criações de sites eficientes, com uso básico de SEO, produção de conteúdo e adaptação para plataformas mobile. Os sites começam a oferecer retorno de 1 a 6 meses.
  • Ações de médio prazo – Campanhas com links patrocinados aumentam o tráfego do site e podem gerar algum retorno entre 6 e 12 meses.
  • Ações de longo prazo – Qualquer estratégia de marketing digital requer acompanhamento e continuidade para trazer resultados realmente satisfatórios. Por isso, ações como SEO, marketing de conteúdo e nutrição de leads levam entre 12 e 24 meses para gerarem retorno.

Como você pode perceber, nenhuma das estratégias traz uma resposta imediata. Por isso, a paciência é a melhor virtude que um gestor pode ter ao apostar em marketing digital. Planeje, invista, acompanhe e aguarde. Pois os resultados vão chegar e surpreender!

Analise as métricas

Depois de realizar todas as etapas anteriormente indicadas, você precisa incluir a análise dos dados em sua rotina estratégica. Mas antes de fazer uma mensuração de qualidade, você precisa definir qual ferramenta vai usar para isso.

Existem diversas plataformas que oferecem esse tipo de serviço, como Google Analytics, Mixpanel e Kissmetrics, que são algumas das mais utilizadas pelo mercado. Por meio delas é possível analisar os resultados de uma campanha e até mesmo desenvolver relatórios.

O tipo de análise a ser realizada vai depender do objetivo inicial de cada ação. No geral, as métricas são dividas em três grupos:

  1. Métricas de atração – número total de visitas, visitantes recorrentes, fontes de tráfego e conteúdo compartilhado.
  2. Métricas de conversão – taxa de rejeição, total de conversões e taxa de cliques.
  3. Métricas de receita – custo de aquisição por cliente, valor do cliente, receita mensal recorrente e retorno sobre o investimento.

Legal, não é? No começo pode parecer muito complexo, mas com dedicação e organização é possível criar uma rotina saudável e eficiente para o marketing digital da sua marca.

Agora que você já sabe como e por qual razão essa iniciativa pode ajudar a sua empresa, é hora de colocar o conhecimento em prática e partir para a busca de melhores resultados. Lembre-se: a pressa é inimiga da perfeição! Trabalhe as suas ações com tranquilidade e receba retornos ainda mais satisfatórios.

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Junior Venturin Daniel

Formado em Marketing pela Universidade Vila Velha/ES. Trabalha com web deste 1999 e já participou de centenas de projetos digitais. Atualmente, dedica-se a ajudar os clientes a extraírem o máximo das oportunidades da Internet e, sobretudo, a se adaptarem às mudanças impostas pela transformação digital.