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Marketing digital é preciso, o tradicional não é preciso

Marketing digital é preciso, o tradicional não é preciso

Precisão: é disto que falamos quando tratamos de Marketing Digital. Embora seja complementar ao Marketing tradicional, que é o conjunto de técnicas e estratégias destinadas ao desenvolvimento das vendas, este novo Marketing possui especificidades próprias. São diversas ferramentas e possibilidades que marcam sua distinção e seu conjunto de benefícios, se comparado ao Marketing tradicional.

A internet tem sido fundamental para evidenciar a importância do Marketing. Já que este tem, em suas premissas, a pretensão de que o resultado de uma relação seja uma transação (ou uma venda) satisfatória tanto para o vendedor quanto para o consumidor. Esse resultado pode ser facilmente mensurado e ajustado no Marketing Digital, considerando-se as possibilidades de personalização que as diversas ferramentas digitais possibilitam. São muitas as formas de atingir o target de forma exata e de mensurar sua experiência com o produto e serviço que está sendo oferecido e que ele está consumindo.

Comportamento novo, princípio tradicional

O Marketing sempre necessitou de formas de aproximação com seu público consumidor e os potenciais clientes. Se na versão tradicional, esta aproximação se dá com um conjunto de ferramentas com as quais o resultado pode ser imprevisível e de difícil mensuração, com o Marketing Digital esta exatidão é um dos elementos mais fascinantes a seu favor. No primeiro, há a exposição de produto ou serviço limitado fisicamente, à espera do cliente. Seu preço pode se diferenciar, dependendo da negociação envolvida — uma vez que o cliente pode barganhar com o vendedor.

Da mesma forma, as estratégias de precificação são relativamente duras, não permitindo de forma rápida, a adaptação a uma necessidade iminente, por exemplo. Também no Marketing Tradicional, a comunicação como consumidor costuma ser unilateral, com pouco retorno do cliente. É fácil perceber que, por mais que se invista em pesquisas e análises de venda dos produtos e serviços, por este método as possibilidades de mensuração se tornam bem limitadas e pouco precisas.

Tudo isto difere na abordagem digital do marketing, que oferece na interatividade entre consumidor e empresa, um dos seus maiores trunfos. As redes sociais, principais canais de relacionamento, funcionam também como uma versão mais prática e rápida do velho Serviço de Atendimento ao Consumidor. Tudo isto reforça um modelo em que a opinião do consumidor se torna abrangente e significativa. Com as ferramentas à disposição, a trajetória e experiência de uso deste consumidor podem ser facilmente mensuradas. Seus retornos se tornam insights para aprimorar uma campanha ainda durante seu curso.

Exatidão: é disto que falamos

Com o Marketing Digital, é possível avaliar, em tempo real, o resultado das ações implementadas. Menções à empresa, críticas, links, resultados comerciais: todos são indicativos de sucesso – ou não – que podem ser acessados de forma rápida. Ao lado desta mensuração diária, no entanto, é preciso saber explorar o que a tecnologia possibilita, determinando quais são as metas que a campanha precisa alcançar. Assim, definem-se quais as métricas que serão utilizadas para mensurar se o resultado está sendo alcançado ou não.

A maravilha da utilização de recursos digitais em Marketing é que permitem uma segmentação muito precisa. Assim, fica fácil saber também quanto deve ser investido para a conquista de novos clientes. E com a ascensão do Inboud Marketing – e seu princípio de ganhar o interesse das pessoas com a criação de conteúdo de qualidade – a fidelidade torna-se outro elemento favorável. Não à toa, o Inboud Marketing é fator importante, vide os grandes resultados que têm gerado.

Toda esta exatidão evidencia certa dificuldade do Marketing tradicional em mensurar seus resultados tangíveis, com indicadores claros, aumento de vendas ou market share. Diz o ditado que “metade do dinheiro investido em marketing vai para o lixo, só não se sabe qual metade”.

Com o Marketing Digital, suas ações e estratégias crescem constantemente. E acompanhando a evolução das ferramentas da internet é muito difícil prever qual será o limite desta disciplina. Terá limite?

Como tem sido seu investimento em marketing? Percebeu as diferenças entre o digital e o tradicional? Conte sua experiência através dos comentários!

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