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Marketing de Conteúdo: uma saída econômica para as baixas vendas na crise

Marketing de Conteúdo: uma saída econômica para as baixas vendas na crise

Diversos sites, jornais e programas de televisão têm falado sobre a crise econômica que tomou o país. Mas o que realmente as pessoas – e, principalmente, as empresas – precisam no momento é de soluções. E para uma empresa, o marketing de conteúdo pode ser a melhor solução para atravessar esse período.

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma espécie de subdivisão do marketing digital. Ele usa as ferramentas digitais para gerar interesse e valor para a sua empresa, através da distribuição de conteúdo relevante para os clientes ativos e potenciais.

Em outras palavras…

Toda vez que sua empresa publica um conteúdo útil no seu site, blog ou redes sociais, ela gera uma interação positiva com os clientes. Eles veem sua empresa como uma autoridade no assunto, o que estabelece confiança; e, como a sua empresa ajudou o cliente com informações que ele precisa, também é criada uma relação de empatia.

Essa relação é o portão de entrada para que você possa, posteriormente, enviar ao cliente mais informações sobre sua empresa. Depois de consolidá-la, o cliente estará bem mais receptivo ao seu produto ou serviço. Ou seja, o marketing de conteúdo abre caminho para as vendas. Mas é claro que esse é um esforço de médio prazo, já que a construção desta relação não pode ser feita de um dia para o outro.

Tática do funil

Tática do funil

O funil do marketing de conteúdo é o que faz com que ele seja tão especial. Ele faz uma seleção dentre toda a audiência que a sua empresa alcança na internet. A cada passo, o funil fica mais estreito, selecionando apenas aqueles prospectos que têm mais potencial de se tornarem clientes.

Graças a esta seleção, você consegue realizar um esforço de vendas mais assertivo, e aumentar seu nível de conversão (prospectos que se tornam clientes ativos). Ou seja, o funil é um facilitador das vendas.

Melhoria nas buscas

Melhoria de busca

O marketing de conteúdo também tem um papel importante em obter uma melhoria na posição da sua empresa no Google. Já que muitos consumidores usam a internet como principal meio de pesquisa na hora de escolher produtos e serviços, aparecer em primeiro nas buscas pode aumentar de maneira direta as suas vendas imediatas.

O SEM – Search Engine Marketing, ou Marketing de Buscas, envolve uma série de estratégias para aumentar seu ranking do Google, mas muitas dessas estratégias dependem de um site rico em conteúdo. Portanto, o marketing de conteúdo oferece o “espaço” necessário para que você desenvolva estratégias de SEM. Eles são elementos separados do marketing digital, mas trabalham de maneira complementar.

Como ter um marketing de conteúdo eficiente

O marketing de conteúdo precisa de duas coisas para ser realmente eficiente. A primeira, é claro, é o próprio conteúdo. Ele deve ser relevante e engajador – e, de preferência, único. A segunda são métricas claras. Essas métricas permitirão que você acompanhe os resultados do seu investimento em marketing de conteúdo, e ajuste sua estratégia de acordo.

Vantagem do marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo tem muitas vantagens, mas a principal delas é o investimento relativamente baixo. Isso faz com que ele seja a melhor solução em um período de crise, quando as empresas estão justamente buscando o corte de custos.

Geralmente, ele não vem sozinho; uma estratégia de marketing digital envolve tanto marketing de conteúdo quanto o marketing via Ads – como o Google Adwords. Porém, o investimento em ads é reduzido, pois ele se torna apenas uma forma de captação inicial, e não o coração da sua estratégia.

Enquanto você vai precisar investir um pouco nos ads, para gerar tráfego, o marketing de conteúdo (que será o verdadeiro coração da estratégia) tem custo quase zero. Tudo o que você vai precisar está disponível na internet de graça.

Quer aprender mais sobre marketing digital, marketing de conteúdo, SEM e outros conceitos de marketing que farão toda a diferença para a sua empresa durante a crise? Então continue acompanhando os artigos da Via Agência Digital!

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