• Blog
  • Como criar o conteúdo certo para o seu público?

Como criar o conteúdo certo para o seu público?

Como criar o conteúdo certo para o seu público?

Como criar o conteúdo certo para o seu público?

E-book 10 dicas incríveis para melhorar a experiencia do usuário - 02Powered by Rock Convert

O marketing de conteúdo é uma das principais maneiras para engajar o público-alvo de uma empresa. Além disso, ele possibilita que a carteira de clientes aumente, por meio da criação de conteúdos relevantes.

Esses conteúdos atraem, envolvem e geram valor para os consumidores, trazendo até eles uma percepção positiva da marca que investe nessa estratégia de marketing.

O Marketing Digital, com suas variadas estratégias deixou de ser apenas uma tendência para ser algo indispensável para as empresas. Na era digital, só sobrevive no mercado quem se torna relevante para os clientes.

O principal fator não é apenas estar na internet, já que criar um site e um perfil nas redes sociais, qualquer um pode fazer. O principal é saber como estar na internet, como se colocar nela para chamar a atenção das pessoas.

Em meio a tanta concorrência, é necessário adotar excelentes estratégias para conseguir se destacar. E uma das melhores estratégias é o marketing de conteúdo.

Neste artigo, vamos falar sobre o que é marketing de conteúdo, os benefícios trazidos por ele e como produzir um conteúdo de excelente qualidade. Acompanhe.

O que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo é uma maneira que as empresas têm, no marketing digital, de engajar seu público-alvo e fazer crescer a rede de clientes. 

Além disso, também consegue identificar potenciais clientes, por meio da criação de conteúdo.

Tal conteúdo é relevante e valioso, o que acaba por atrair, envolver e gerar valor para as pessoas. Como resultados, estas têm uma percepção positiva da marca, ajudando a gerar mais negócios.

Para engajar o público-alvo e fazer crescer a rede de clientes e potenciais clientes, é gerado um conteúdo que está de acordo com o perfil e o gosto do público-alvo.

Esse conteúdo é focado no desejo do público, sendo realmente útil para ele. Ele não se foca apenas em vender, mas também em trazer algum benefício para quem o lê.

Por exemplo, uma empresa que ofereça gerador aluguel, quando faz uso do marketing de conteúdo, está mais focada em resolver um problema, esclarecer uma dúvida ou ensinar alguma coisa para o seu público.

Além de ser útil, ele passa uma mensagem certa e no momento certo. Isso acaba por superar as expectativas, levando as pessoas a compartilharem os conteúdos com outras.

Se uma fabricante de mezanino industrial produz um conteúdo que ajuda seu público, este passa a ter uma imagem mais positiva sobre ela. Quando isso acontece, as pessoas se tornam mais propensas a fazer negócio com aquela marca.

Sendo assim, o principal objetivo do marketing de conteúdo é trazer resultados positivos para a empresa. A partir daqui, é possível entender um pouco mais a sua importância.

A importância do marketing de conteúdo

O uso do marketing de conteúdo traz diversas vantagens que ressaltam a sua importância para empresas de todos os tipos, como fabricantes de contator para banco de capacitor.

Mais da metade das empresas brasileiras fazem uso do marketing de conteúdo para conquistar novos clientes. 

E a tendência é que o número aumente, pois diversas empresas que ainda não usam essa estratégia pretendem usar.

Isso tem acontecido porque o uso do marketing de conteúdo traz diversos benefícios, como:

  • Aumento do tráfego do site;
  • Aumento do engajamento com a marca;
  • Educação o mercado;
  • Geração vendas;
  • Aumento na conversão.

O Google é o principal buscador utilizado pelos usuários para se informarem sobre qualquer assunto. 

Por exemplo, se uma pessoa quiser pesquisar sobre laudo AVCB bombeiros, ela utilizará o Google e terá como resultado sites com bom conteúdo.

Por conta disso, o site é a porta de entrada para consumidores e novos clientes. E para que o usuário se sinta atraído, é necessário que o conteúdo do site seja bem pensado e produzido, oferecendo relevância.

Ele é o que vai colocar um site, de maneira orgânica, no topo dos resultados do Google. 

Isso faz com que ele seja facilmente encontrado pelo público, aumentando em até 2 vezes o número de visitas em um site.

Se há mais visitas, também aumenta a quantidade de pessoas engajadas com a marca. O engajamento constrói um relacionamento mais próximo e seletivo, ou seja, marca e consumidor só se relacionam com o que de fato é interessante.

Como resultado do engajamento, surgem aqueles clientes fidelizados que defendem e recomendam a marca, também conhecidos como “evangelizadores”.

Existem algumas empresas que oferecem produtos e serviços que não são muito conhecidos pelo público, diferentemente de outros serviços mais populares, como buffet de casamento churrasco.

Tráfego Orgânico: Guia completo para conquistar tráfego para seu sitePowered by Rock Convert

Nesse caso, o ideal é não desistir e investir ainda mais em marketing de conteúdo. Isso porque esses conteúdos responderão a perguntas e sanarão todas as dúvidas dos consumidores.

Isso os torna mais conscientes e os ajuda a tomar uma decisão de compra mais assertiva. 

Conteúdos de qualidade quebram objeções, aumentando a satisfação dos clientes. Eles comprarão tendo plena consciência do que se trata e de sua decisão.

Consequentemente, o principal objetivo das empresas é atendido, aumentando o seu número de vendas. 

Apesar de esse não ser o objetivo final do marketing de conteúdo, ele ajuda a aumentar as vendas.

Isso acontece porque o marketing de conteúdo é focado em guiar os leads, de acordo com a sua posição na jornada de compra. 

Isso influencia de maneira positiva na decisão de compra, e também ajuda a aumentar o número de leads.

Leads são importantes, pois eles são clientes potenciais de uma marca. É no site que o usuário faz sua primeira visita, e se ele tem acesso a um conteúdo de confiança e relevância, com certeza tomará alguma ação.

Essa ação pode ser o preenchimento de um formulário, que entregará para a empresa, como uma gráfica de plotagem arquitetura, dados valiosos sobre os visitantes.

Em vista de tantos benefícios, é mais do que natural que as empresas invistam cada vez mais no marketing de conteúdo. 

No entanto, é importante que ele seja trabalhado corretamente, para não haver erros.

Como trabalhar com o marketing de conteúdo

Para trabalhar corretamente o marketing de conteúdo, é necessário, primeiramente, pensar em um planejamento. 

É no planejamento que a empresa vai elaborar estratégias, de acordo com o perfil do seu público-alvo, frequência de postagens, entre outros.

Após isso, é hora de pensar em outras características, como:

Produção de conteúdo

É na produção do conteúdo que essa estratégia do marketing digital toma forma. Um conteúdo de qualidade não é tarefa fácil e exige muito investimento de tempo, dedicação, paciência e conhecimento.

Para fazer da produção de conteúdo um sucesso, é necessário pensar em outros aspectos, como as palavras-chave.

Escolha das palavras-chave

As palavras-chave são termos que os usuários usam para fazer uma busca na internet. Por exemplo, uma pessoa que realize uma pesquisa na internet, pesquisando “guardanapo de festa”.

Uma fabricante de guardanapos que tenha produzido um conteúdo com essa palavra-chave, certamente será encontrada por um número maior de pessoas, o que aumentará o tráfego em seu site e o conhecimento das pessoas sobre sua marca.

Tamanho e formato

O tamanho e formato do conteúdo também são importantes, isso porque eles sempre variam de site para site, já que o que é levado em conta é a relevância para o leitor.

Mesmo assim, algumas dicas podem orientar a produção do conteúdo, evitando que ele fique muito longo ou muito curto, ou com pouca informação.

Textos de 500 palavras podem ser um bom início para quem está começando agora. Mas, independente do tamanho do texto, o que ele precisa é ser completo e trazer todas as informações necessárias.

Enriquecer o texto com outros materiais, como infográficos, podcasts e imagens pode prender ainda mais a atenção dos usuários, aumentando a proximidade dele com a marca.

Outro formato que prende muito a atenção do usuário é o vídeo. Por exemplo, se uma pessoa pesquisou por “bem nascido” e ela encontrou conteúdos em texto e também conteúdos em vídeo, é bem provável que ela se sinta mais atraída pelo vídeo.

A confeitaria pode preparar um material mostrando todo o preparo do doce e diversos outros produtos. 

Isso prova para o usuário que aquela empresa é preparada e que não vê problemas em mostrar como funciona nos “bastidores”.

Diariamente, as pessoas são bombardeadas por diversas informações na internet. Isso abre espaço para que todas as empresas tenham acesso ao seu público-alvo, mas só conseguem os melhores resultados aquelas que sabem trabalhar os conteúdos.

O marketing digital traz diversas estratégias que destacam marcas dos mais diferentes ramos de atuação, e por meio do marketing de conteúdo elas se fazem conhecer, trazendo mais confiança e engajamentos com seu público-alvo.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

E-book 10 dicas incriveis para melhorar a experiencia do usuarioPowered by Rock Convert