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Quanto vale um cliente: Parte III – Manter um Cliente

Quanto vale um cliente: Parte III – Manter um Cliente
Quanto vale um cliente: Parte III – Manter um Cliente

Olá! Este é o nosso terceiro artigo da série quanto vale um cliente. Nos dois anteriores fornecemos dicas de como você pode conquistar clientes e descobrir quanto cada um pode valer para sua empresa. Tratamos sobre ROI, Ticket Médio, Faturamento Recorrente, entre outros métodos importantes no processo de gestão de vendas e consumidores.

Se você acompanhou e está conquistando e gerindo clientes, ótimo, está no caminho certo. Hoje pretendemos completar o ciclo de seu conhecimento, falando sobre como manter um cliente e porque essa prática é menos custosa e mais lucrativa para sua organização. Está pronto? Então vamos em frente!

A importância de manter um cliente

Existe muita gente enfurnada em salas de reuniões, perdendo o sono tentando buscar novas formas de atrair clientes. Isso é válido e necessário, mas a verdade é que existe um grande valor na prática de manter um cliente. A explicação é simples: Custa bem menos e é consequentemente mais lucrativo.

Lembra-se de que falamos sobre o investimento necessário para alcançar novos compradores? Então, quando você mantém um cliente, ele deixa de exigir esse custo. É mais lucrativo porque se ele gosta de seus serviços, não hesitará em lhe indicar para outros clientes. Isso valida a velha máxima: “Um cliente satisfeito traz outros com ele”.

Como fazer isso?

O caminho é a fidelização. Muitas empresas focam muito na venda em si, mas se esquecem de fidelizar os clientes. O segredo então é não apenas garantir uma venda pontual, mas dar prosseguimento a alto desempenho depois que o consumidor já fizer parte da família. Dê suporte, esteja atento a suas necessidades, enfim, busque formas de surpreendê-lo.

Aqui entra outro conceito: o de lembrança da marca. Quando você faz seu cliente se lembrar de sua marca constantemente, consegue mantê-lo por bastante tempo. Sua empresa deve conquistar não apenas a preferência mental de seu público-alvo, mas também o coração. Quanto mais ele se sentir bem com sua organização, mais a indicará para outras pessoas.

O poder e os benefícios da indicação

Já ouviu falar em prova social? É um método infalível de venda, no qual uma pessoa compra porque está vendo e ouvindo que ele é bom. Ou seja, “se todo mundo fala bem de tal produto, eu também vou gostar, então realizo a compra”. A indicação vai ao encontro disso, tendo o grande poder de atrair mais clientes para sua marca.

Com a internet isso ficou ainda mais eficiente, onde o “boca a boca” acontece nas redes sociais, um canal de alto poder de persuasão. Você pode usar isso ao seu favor, incentivando a indicação. Que tal dar descontos para clientes que indicarem sua empresa ou produto para outras? O marketing viral é outro aliado nesse sentido, onde um grande número de pessoas pode se conectar a sua marca.

Como manter clientes com o marketing digital?

O marketing digital é uma estratégia muito eficiente para reter clientes, principalmente através da automação. Utilizando o e-mail marketing, por exemplo, você poderá organizar estratégias de:

  • Remarketing – Repetindo outras campanhas de marketing on-line com novos clientes;
  • Estratégias de autoresponders – Criando série de e-mails relacionados a etapa que o cliente se encontra, para construir confiança;
  • Campanhas de up-selling (oportunidade de explorar ao máximo o potencial de compra de seu cliente) e cross-selling (onde é possível vender produtos ou serviços que se complementam);
  • Campanhas para manter contato com os clientes atuais e incentivar novas compras.

Qualquer uma destas táticas incentiva a fidelização, permitindo aumentar o ROI de suas campanhas. Dependendo da situação, se seus clientes considerarem seu conteúdo interessante, compartilharão a mensagem com outras pessoas, o que pode se converter em muitas vendas.

E se há algo a mais que você precisa saber é que o e-mail marketing focado em fidelização possui taxas de abertura até 40% maiores em relação a outros tipos de mensagens. E sabe o que é mais impressionante? O Retorno Sobre o Investimento (ROI) pode chegar a 4300%. Por isso aposte em táticas desse tipo.

Concluindo

Faça um marketing contínuo, cuidando de todas as etapas do ciclo de vendas. Eleve seus resultados com a fidelização e aumente seu rendimento financeiro de forma considerável. Se precisar de ajuda, estaremos aqui para lhe auxiliar.

O que achou desta série? Deixe suas dúvidas e opiniões nos comentários! Esperamos você em nossos próximos artigos!

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