Acesse o conteúdo

Entenda o que é o layout mobile e o porquê ele é uma opção para você!

Entenda o que é o layout mobile e o porquê ele é uma opção para você!
Entenda o que é o layout mobile e o porquê ele é uma opção para você!

O layout mobile é a versão de uma página de internet adaptada para dispositivos móveis. Ela colabora na experiência do usuário em contato com os canais de comunicação e, por isso, traz benefícios também para a empresa. Então, se torna uma verdadeira necessidade, dado a variedade que as múltiplas telas que utilizamos no dia a dia possuem.

Portanto, é muito importante que, ao se planejar um aplicativo ou site, pensar na facilidade que o usuário deve ter ao interagir com essas plataformas, que são determinantes para o retorno do cliente nos canais de comunicação. Então, desenvolver essas adaptações do zero exige muito trabalho e alto investimento, mas no final, o ganho será proporcionar ao seu público uma boa experiência de interação.

Assim, nesse artigo abordaremos sobre o layout mobile, trazendo também o conceito de layout responsivo. Dando dicas do que fazer antes de realizar o desenvolvimento de um aplicativo ou site para o seu negócio, explicitando também sobre os seus benefícios e os impactos que trarão ao seu empreendimento. Então, continue com a gente para conferir.

Planejamento

Antes de nos aprofundarmos em conceitos e estratégias, falaremos a respeito do planejamento na hora da elaboração do layout dos canais de comunicação entre você e seu cliente. Essa é uma etapa essencial, porque visa oferecer ao seu público a melhor experiência de interação possível, com ausência de obstáculos no processo de comunicação.

Ou seja, o planejamento deve ser pensado no sentido de fazer páginas que demandem pouco tempo para serem carregadas, em que as informações mais importantes estarão acessíveis facilmente. Isso fará com que o cliente perca pouco tempo para encontrar o que está buscando e, certamente voltará a fazer contato.

Imperioso destacar também, que muitas pessoas não possuem o domínio das novas tecnologias da informação e comunicação. Então, o layout deve ser objetivo, com vistas a comunicar de maneira simples as informações que se deseja passar. Falaremos agora sobre aspectos conceituais que envolvem o layout mobile e o layout responsivo, abordando as diferenças entre si e apontando qual é a melhor opção. Confira!

Conceituando o Layout Mobile

O Layout mobile, como já mencionamos, é planejado, inicialmente, para os dispositivos móveis, ou seja, criados pensando na experiência do usuário ao manusear essas ferramentas específicas. Nesse contexto, o site é desenvolvido a partir de uma linguagem de programação própria, e as suas estratégias abarcam a estrutura das informações, como as imagens e os tópicos listados num menu, por exemplo.

Quando a ideia é fazer uma nova versão do site é necessário criar um subdomínio para hospedar a versão mobile. Assim, quando um usurário acessá-lo, o site identifica a partir de qual lugar está acontecendo o acesso, caso seja de dispositivos móveis, será redirecionado pro subdomínio já existente.

Benefícios do Layout Mobile

Como já dissemos, a criação de um layout mobile requer esforço e investimento alto, no que se refere a aspectos financeiros. Os benefícios, entretanto, acontecem com esse investimento. Abaixo, alguns exemplos das vantagens do formato:

  • Maior velocidade

    Nesse sentido, a velocidade é uma característica marcante desse tipo de layout, pois essa versão é desenvolvida sob medida. A consequência disso é melhor navegabilidade e menos sobrecarga no processador do dispositivo e na franquia de internet.

  • Melhor experiência do cliente

    Isso promove, inclusive, uma boa experiência do usuário, que poderá desfrutar ao máximo todas as funcionalidades do site, o que pode garantir seu retorno nesses canais de comunicação.

  • Maiores taxas de conversão

    Num mundo permeado pelas novas tecnologias mobiles de informação e comunicação, não adaptar seu site para esse tipo de acesso fará com que as taxas de conversão caiam, isso acontece porque cerca de 5,1 bilhões de pessoas usam celular — 204 milhões delas estão no Brasil. Sem a otimização para o celular a mensagem chegaria em menos pessoas.

Conceituando Mobile Responsivo

Responsividade é a aptidão que o layout tem de se adaptar ao tamanho da tela. Ao contrário do mobile responsivo, não exige que seja criado um subdomínio para que o site seja hospedado. Ou seja, no layout responsivo as informações do site são ajustadas conforme o tamanho da tela. Entretanto, essa solução tem uma usabilidade inferior no smartphone

Como as informações ainda constam no código, se a janela que antes era pequena for aumentada, alguns itens voltarão a surgir. Ou seja, esse tipo de layout evita que itens desnecessários (aqueles que não serão usados) sejam carregados. É preciso, no entanto, ponderar os benefícios e os contra desse tipo de configuração. A seguir, veremos seus benefícios.

Descubra todo o poder da integração entre ferramentas e pessoas para escalar seus resultados.

Vamos conversar →

Benefícios do Layout Responsivo

Você já pode inferir que um dos benefícios desse tipo de Layout é o baixo custo em relação ao mobile, entretanto, iremos mais a fundo e citaremos outros benefícios, além deste para que você possa escolher melhor.

  • Baixo custo

    O já citado baixo custo é um ótimo benefício que o layout responsivo oferece. Claro que, quando oferecemos ao cliente uma melhor experiência, o custo deve ser visto com mais cuidado, pois pode se configurar um grande investimento a médio e curto prazo. No entanto, para quem está começando no mundo dos negócios (pequenos e médios empreendedores) se beneficiará dessa característica.

  • Velocidade

    O Layout responsivo também possui essa característica e são mais fáceis de carregar. Como já dissemos, essa virtude melhora a experiência do usuário, que gastará menos tempo no celular, poupando-o do desgaste da espera do carregamento.

  • Compartilhamento nas redes sociais

    Como carrega mais rápido e promove melhor experiência com o usuário, as chances dos clientes compartilharem suas páginas nas redes sociais aumentam, pois, expectativas atendidas costumam ser difundidas.

Layout Mobile x Layout Responsivo

Você deve estar se perguntando, a final de contas, quais as diferenças essenciais entre esses dois tipos de layout. Ambos são criados pensando na experiência de acesso ao usuário, o que os diferencia é o trabalho envolvido no desenvolvimento.

Ao criar uma versão mobile do seu site, você terá que contar com uma equipe especializada que desenvolva esse tipo de trabalho o melhor possível, e isso implicam custos, muitas vezes altos. Já o tipo responsivo, pode ser facilmente desenvolvido num WordPress, por exemplo.

Outra diferença é o desenvolvimento de estratégias, que, no mobile, poderá ser melhor redirecionada pensando no público que utiliza esses dispositivos, isso pode ser um diferencial que coloque esse tipo de layout entre o mais indicado, além disso, o custo envolvido será, na verdade um grande investimento.

Portanto, vimos a importância do Layout Mobile, conceituando-o, levando em consideração também o Layout Responsivo, uma uma alternativa que não é indicada nem abarca as especificações dos dispositivos móveis, cada vez mais utilizados pelas pessoas ao redor do mundo. Assim, vale destacar que a Via Agência Digital é uma empresa que pode oferecer esse serviço com qualidade e eficiência que o negócio demanda.

Gostou do nosso artigo? Ficou interessado em saber mais sobre esse tipo de Layout? Entre em contato, pois podemos te ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *