5 KPIs de gestão que a sua empresa precisa acompanhar e analisar

5 KPIs de gestão que a sua empresa precisa acompanhar e analisar

5 KPIs de gestão que a sua empresa precisa acompanhar e analisar

Para garantir o sucesso de uma empresa, independentemente do segmento de atuação, é preciso acompanhar o seu desenvolvimento e o desempenho dela ao longo dos anos. Para isso, contar com KPIs de gestão que estejam alinhados à estratégia do negócio é fundamental.

Pensando nisso, listamos os 5 KPIs mais importantes para você acompanhar no seu negócio. Confira!

1. Produtividade por colaborador

Quando o assunto é a gestão de uma empresa, saber identificar os números de produtividade dos colaboradores é essencial. Esses indicadores podem estar relacionados a diferentes fatores, como hora/colaborador, hora/máquina ou ter como base um cálculo mais simples, que divide o faturamento pelo número de funcionários.

Os KPIs de produtividade são importantes para mensurar se os recursos da empresa estão sendo bem utilizados e se a estrutura de equipamentos e pessoal está adequada aos números de faturamento do seu negócio.

2. Taxa de conversão

Se o objetivo final de todas as empresas é vender algo, a taxa de conversão é um dos principais indicadores do sucesso ou do fracasso do seu negócio. Embora existam diversos tipos de conversão, podemos dizer que esse KPI tem como foco central a análise da conversão dos leads em clientes.

Essa taxa de conversão pode ser calculada de uma forma bem simples: basta dividir o total de vendas pelo total de visitas no seu site. Entretanto, existem algumas ferramentas que fazem uma análise mais detalhada desses números.

É possível, por exemplo, identificar quantos visitantes se cadastraram para receber a newsletter, baixaram um e-book da sua página ou de fato concretizaram uma venda, transformando-se em clientes.

3. CAC

Sigla para Custo de Aquisição de Cliente, esse indicador calcula uma média dos valores que foram investido para conquistar cada um dos clientes da sua empresa. Essa conta pode ser feita somando os gastos em vendas e marketing em determinado período e dividindo esse valor pelo número de novos consumidores nesse mesmo tempo.

Esse KPI é importante para analisar o sucesso do seu modelo de negócio e estratégias de atração de clientes. Afinal, se os custos para captar novos clientes forem maiores do que o retorno obtido, talvez seja a hora de rever suas ações.

4. ROI

O ROI é o indicador responsável por calcular o retorno sobre determinado investimento. Ou seja, ele é capaz de identificar se os valores gastos com treinamento, campanhas publicitárias e demais ações realizadas estão gerando o retorno esperado, gerando lucro ou prejuízo para a sua empresa.

Focado principalmente no retorno financeiro, o ROI pode gerar dados sobre todos os investimentos feitos objetivando o lucro. Dessa forma, é possível identificar os resultados satisfatórios e otimizar as ações que não tiveram um bom desempenho.

5. Valor do ticket médio

Outro KPI de extrema importância para a gestão de um negócio é o valor do ticket médio. Por meio desse indicador é possível entender como funciona o mecanismo de vendas de uma empresa, identificando os melhores desempenhos e os processos que precisam de ajustes.

Essa análise pode ser essencial para definir quem vende/compra mais. Ou seja, identifica quem são os clientes e os vendedores mais lucrativos, e consegue oferecer um atendimento personalizado ou programas de benefícios e vantagens especiais.

É importante ter sempre em mente que, para alcançar bons resultados na análise dos seus KPIs, você vai precisar estabelecer metas claras e atingíveis para cada um deles.

Agora que você já sabe quais são os principais KPIs de gestão que a sua empresa precisa acompanhar, descubra a importância de mensurar o ROI em marketing digital.