• Blog
  • Jogos e atividades que ajudam no desenvolvimento do raciocínio

Jogos e atividades que ajudam no desenvolvimento do raciocínio

Jogos e atividades que ajudam no desenvolvimento do raciocínio

Jogos e atividades que ajudam no desenvolvimento do raciocínio

E-book Conceitos básicos de design para website - 02Powered by Rock Convert

“Pensar fora da caixa” é um termo bem utilizado nos dias atuais e remete a ser criativo e sair da mesmice. Na busca por aprimorar a capacidade do cérebro, uma das maneiras de pensar e ao mesmo tempo agir fora da caixa é encontrar formas de entretenimento que estimulam o raciocínio e a memória.

Hoje, na era da internet, não é preciso nem mesmo sair de casa para encontrar jeitos de se divertir e trabalhar áreas importantes do cérebro.

Uma das mais populares e eficazes é o poker, que pode ser praticado na tela do celular ou ao vivo nas milhares de confrarias existentes no Brasil. Reconhecido oficialmente pelo Ministério do Esporte como um esporte da mente, essa tradicional modalidade das cartas já faz parte da rotina de mais de oito milhões de praticantes no país.

O médico americano Stephen Simpson já realizou vários estudos sobre os efeitos do poker no cérebro e chegou a conclusão que quem pratica esse esporte com frequência tem maior facilidade para se concentrar.

Segundo Simpson, o competidor de poker se submete a muitas horas diárias de concentração profunda e isso faz com que o cérebro se adapte com maior facilidade a situações externas em que é necessária uma concentração maior.

“Quando praticamos novas atividades, novos caminhos para os neurônios são criados. Todo esse processa é saudável para a mielina, o que é positivo para o cérebro. Quanto mais jogamos poker, mais mielina é criada”, afirma Simpson.

O poker também é uma forma de instigar o lado empresarial dos competidores e não faltam exemplos de profissionais que também têm sucesso no ramo dos negócios. Ramon Colillas, atual vencedor de um dos maiores torneios do mundo nas Bahamas, divide a vida de profissional nas cartas com uma academia bem-sucedida em que ele é dono na cidade espanhola de Puig-reig. Com apenas 30 anos de idade, ele já é sinônimo de sucesso em diferentes frentes.

Tráfego Orgânico: Guia completo para conquistar tráfego para seu sitePowered by Rock Convert

Outro caso de sucesso é o de André Akkari, tido como um dos melhores competidores do mundo e com uma extensiva carreira empresarial. Akkari, por exemplo, tem parceria já consolidada no ramo dos e-sports.

Além do poker, há muitas outras atividades que conseguem gerar um resultado positivo no cérebro, como é o caso do xadrez, das palavras cruzadas e do sudoku.
A Universidade de Oxford já realizou algumas pesquisas sobre sudoku e chegaram a conclusão de que esse tradicional puzzle pode formar novas células cerebrais. Segundo os pesquisadores, com o avanço da idade o cérebro pode adquirir novas células e uma das formas de estimula-lo é através de jogos como sudoku.

Sudoku Imagem

Puzzles Leisure Rates Pay Sudoku Logically

Já a Universidade de Edimburgo também realizou estudos sobre sudoku: “A prática pode desencadear genes de sobrevivência, que fazem as células do cérebro viverem mais e resistirem a vários problemas.”

Para quem não quer uma atividade que exige do lado estratégico do poker ou do raciocínio mais intenso do sudoku, xadrez e similares, há atividades modestas que são benéficas para a mente humana.

É o caso da simples atividade de escrever à mão cartas e diários. “Nesta atividade treinamos a escrita e o resumo, desenvolvendo a capacidade de síntese. Sem falar na terapia que é desabafar e refletir sobre os fatos marcantes do dia. É uma forma excelente de treinar a memória e sair do piloto automático, valorizando o que aconteceu no dia”, diz Lissandra de Oliveira, especialista em leitura dinâmica e responsável pelo Instituto de Otimização da Mente (IOM).

No lado dos games, o benefício para a mente vem de diversas formas. O Tetris, por exemplo, tem o poder de crescer a massa cinzenta em quem joga com regularidade. É o que diz o estudo feito pela Blue Planet Software junto com a Mind Research Network.

O Dr. Richard Haier diz que o Tetris ajuda a retardar a queda de raciocínio e ao mesmo promove outras mudanças relevantes na mente das pessoas que praticam com certa frequência.
Os benefícios para o cérebro chegam de diversos tipos de entretenimento e não é preciso ficar restrito apenas ao poker, xadrez, sudoku, Tetris e algumas atividades leves. O mais importante é manter a mente ativa, pois o cérebro é igual um músculo que precisa ser estimulado para não perder sua capacidade.

E-book Conceitos básicos de design para website 01Powered by Rock Convert