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Apareça no Google: descubra por que é importante investir em SEO

Apareça no Google: descubra por que é importante investir em SEO

Apareça no Google: descubra por que é importante investir em SEO

O SEO é um conjunto de técnicas que se tornou indispensável para qualquer empresa que tenha como objetivo a criação de uma marca sólida na internet. 

Apesar da relevância das ações, muitos empreendedores ainda não entendem como funciona a estratégia e para quê ela serve exatamente.

Apesar da importância de investir na construção de um site, blog e redes sociais, apenas a presença online não é suficiente para garantir bons resultados com o Marketing Digital.

Então, o SEO se destaca como um método essencial para que qualquer site ganhe autoridade na internet. 

Além disso, a aplicação adequada das técnicas de otimização em SEO pode ajudar no alcance de cada vez mais pessoas, ampliando gradativamente a quantidade de visitas organicamente conquistadas.

O acesso à internet, cada vez mais facilitado e popular, resultou em muitas mudanças no comportamento dos consumidores, que hoje contam com as pesquisas na internet como grandes aliadas. 

Trata-se de um terreno fértil para as empresas dispostas a se adequarem, com possibilidade de crescimento e reconhecimento no mundo digital.

Por isso, é de extrema importância que os empreendedores estejam a par do assunto e implementem as estratégias nos sites de suas empresas. 

As vantagens podem ser bastante significativas para empreendimentos de praticamente qualquer segmento de atuação, envolvendo comércios, serviços e, até mesmo, o setor industrial.

O que é SEO e como funciona o SEO?

SEO é sigla para Search Engine Optimization, em inglês, ou otimização dos mecanismos de buscas, em uma tradução livre. 

Basicamente, são estratégias que têm como objetivo melhorar a posição de sites, blogs e páginas nos motores de buscas, principalmente o Google.

Por meio do SEO as empresas que investem em Marketing Digital conseguem conquistar as primeiras posições nos mecanismos de pesquisas. Isso resulta em cliques gratuitos e mais visitantes nas páginas.

Pesquisas apontam para o fato de que 90% das pessoas que pesquisam no Google clicam apenas nos sites disponibilizados na primeira página de resultados. 

Portanto, ao garantir que o site da empresa de manutenção de ar condicionado, ou outros tipos de serviços, fique nessa posição de destaque, a empresa consegue conquistar diversas vantagens competitivas.

Psicologia de busca

Para compreender melhor como funciona o SEO é válido entender sobre a psicologia de busca e os principais tipos existentes. 

De uma maneira geral, é fundamental voltar o olhar para o usuário. É necessário envolver as suas necessidades, maneiras de buscar respostas e resultados esperados. 

Ao passo que os usuários buscam suprir determinadas necessidades com as buscas, é papel das empresas que investem em Marketing Digital proporcionar as respostas de uma forma objetiva e enriquecedora. 

Com relação às intenções de pesquisa, é importante entender que há três tipos principais:

A busca navegacional, quando um usuário já sabe para que site deseja ir, mas não se recorda o endereço; a busca informacional, quando ele procura informações em sites, artigos, notícias, etc; e a busca transacional, quando o usuário deseja executar uma ação, como comprar algo ou encontrar um lugar.

Na pesquisa navegacional, a intenção do usuário é clara. São raras as vezes em que esse tipo de visitante decide mudar o seu destino ou desejo finais, e a própria busca indica que a pessoa já sabe o que procura.

As pesquisas navegacionais representam ótimas oportunidades para as empresas, porque significam que o usuário está aberto aos conteúdos que pode encontrar, sem uma intenção clara. Basta imaginar alguém que pesquisa sobre como funciona a escavação de piscina.

A tendência é que a pessoa procure uma resposta adequada para a sua dúvida, e é nesse momento que o bom posicionamento de determinado site pode fazer a diferença.

Já a busca transacional é bastante valiosa para os e-commerces, que podem atrair visitantes devido às compras ou contratações.

Como funciona o Google?

Também é válido entender o funcionamento do principal mecanismo de buscas utilizado no mundo para elaborar uma estratégia eficiente de SEO. O Google divide os resultados de buscas em orgânicos (gratuitos) e resultados pagos. 

Os resultados pagos aparecem no topo da página, com uma marcação indicando que são anúncios. Para ocupar esses espaços, é necessário investir na plataforma de anúncios Google Ads (antigo Google AdWords).

Abaixo desses resultados se encontra o ranqueamento orgânico. Para as primeiras posições de buscas, os sites ou páginas são definidos de acordo com o nível de relevância e autoridade. 

O foco está na qualidade da experiência do usuário, e as definições são realizadas por robôs.

Tráfego Orgânico: Guia completo para conquistar tráfego para seu sitePowered by Rock Convert

Eles funcionam como rastreadores: entram em todas as páginas da internet, analisam tudo o que têm a oferecer e salvam as informações nos servidores do Google. 

O conteúdo é organizado e segmentado, para oferecer os melhores resultados para as pesquisas dos usuários.

Já com relação aos fatores de ranqueamento, são mais de 200 aspectos impactando diretamente nos resultados de uma SERP (Search Engine Results Page, ou simplesmente página de resultados de pesquisas). 

Eles podem ser divididos em On Page e Off Page. A diferença é que os fatores on page são trabalhados dentro do próprio site, enquanto os fatores off page são externos. 

Dentre os principais, destacam-se:

  • Qualidade do conteúdo, que deve ser alta para agradar aos visitantes;
  • Tamanho do conteúdo, que deve ser completo, de acordo com o tema;
  • SEO title, atraindo o usuário ao conteúdo, ainda na SERP;
  • Meta Description eficiente, explicando ao usuário sobre o conteúdo abordado;
  • Título interno, aumentando a interesse do leitor pelo conteúdo;
  • URLs amigáveis e legíveis, com uso de palavras-chave;
  • Heading tags, ou títulos e subtítulos organizando o texto;
  • Uso de palavras-chave, seguindo tema e pesquisas de usuários;
  • Tempo de permanência dos visitantes nas páginas;
  • Otimização das imagens do conteúdo para SEO;
  • Linkagem interna, proporcionando experiências mais ricas aos usuários;
  • Design responsivo, com carregamento ágil em qualquer tipo de dispositivo;
  • Alta velocidade no carregamento de páginas;
  • Presença de botões de compartilhamento do conteúdo nas redes sociais;
  • Link building, garantindo a autoridade da página, destacada como referência;
  • Autoridade e idade do domínio;
  • Localidade do usuário, determinando os resultados;
  • Engajamento e menções do site nas redes sociais;
  • Entre outros pontos.

Contudo, vale lembrar que estes são apenas alguns dos fatores que influenciam no SEO de uma página. Aos profissionais da área, vale a compreensão mais a fundo sobre o que cada um deles representa.

Qual é a importância do SEO?

Muitos empreendedores podem se perguntar os motivos para investir em otimização SEO para um site. 

Para se ter uma ideia, ter um bom site, mas ignorar as estratégias é como ter uma loja física em que ninguém entra.

Para compreender a importância da otimização em SEO, é válido analisar as seguintes vantagens para as empresas que investem:

Ser encontrado mais facilmente pelos clientes

Uma empresa pode até fornecer os produtos ou serviços desejados por um consumidor em potencial, mas se ele não souber da existência do empreendimento, como poderá se tornar cliente?

A otimização de um site com estratégias de SEO ajuda as pessoas interessadas a encontrarem conteúdos na internet sobre filtro de manga industrial e as suas aplicações, para exemplificar. 

A empresa que se certifica da otimização tem mais chances de ficar em uma boa posição no ranking orgânico, atraindo mais visitantes e, consequentemente, mais oportunidades de negócios.

Melhorar a usabilidade do site da empresa

A otimização em SEO também pode deixar o site mais simples de navegar. A organização de um site sobre exame admissional para PCD, por exemplo, ajuda os visitantes a encontrarem o que procuram.

Além de proporcionar uma experiência melhor, impressionando potenciais clientes, a consequência dessa melhoria é uma indexação ainda mais rápida no Google.

SEO ajuda a segmentar o público-alvo

A otimização em SEO também ajuda na atração de um público que realmente se interessa pelo negócio.

No site de uma empresa especializada no conserto TV plasma, para se ter uma ideia, o SEO bem trabalhado pode ajudar a atrair um público-alvo maior e melhor. 

Até porque, a empresa pode chegar aos clientes de uma maneira mais eficiente com o site.

Aumentar a competitividade no mercado

Ao investir em Marketing Digital, muitas empresas desejam se destacar no mercado, e isso é possível com as estratégias bem aplicadas de SEO.

O SEO pode impulsionar qualquer empresa ou profissional, como um eletricista, por exemplo. 

Ao conquistar e se manter na primeira posição no Google, qualquer empreendimento se destaca dos concorrentes. E isso é feito com um custo muito menor do que o necessário para as estratégias de marketing tradicionais.

De uma maneira geral, não é preciso gastar para otimizar as páginas de um site, já que muitas mudanças podem ser feitas apenas com o acesso à informação adequada. 

Entretanto, pode ser bastante compensador o investimento em serviços de agências de marketing, com os conhecimentos técnicos e experiência de mercado para conduzir as ações.

Gerar mais confiança nos clientes

Hoje em dia, as pessoas reconhecem que se um site aparece no topo dos resultados do Google é porque ele é confiável. 

Ao buscar consultoria jurídica online ou outros tipos de assuntos, os clientes em potencial costumam resistir ao clicar nos links pagos e preferir os orgânicos.

Portanto, a escolha de uma empresa que está entre os primeiros resultados do Google gera mais confiança nos clientes, que sentem mais certeza de estarem fazendo a escolha mais recomendável.

Em outras palavras, quem pesquisa sobre a entrega expressa de documentos certamente irá encarar o primeiro resultado no ranking com mais credibilidade, autoridade e até curiosidade.

Assim, a otimização em SEO ajuda a garantir presença online com qualidade, destacando a empresa e gerando reconhecimento para o seu crescimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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