Quando você deve investir em Marketing Digital em sua empresa?

Quando você deve investir em Marketing Digital em sua empresa?

Quando você deve investir em Marketing Digital em sua empresa?

Com certa frequência, empresas questionam-se acerca da necessidade de investir em Marketing Digital. Isso porque o contexto de desenvolvimento atual é extremamente competitivo e, ao mesmo tempo, as estratégias de Inbound Marketing – uma metodologia de Marketing Digital – requerem orçamento, mesmo que o retorno sobre o investimento (ROI) seja elevado. Segundo pesquisa da Gartner Inc, o investimento nessas ações deverá aumentar 15% só em 2015, ano considerado atípico em termos econômicos.

Quando você deve investir em Marketing Digital

Em linhas gerais, existem duas “desculpas” clássicas quando se pensa que investir em Marketing Digital não é necessário: quando os negócios vão muito bem (1) e quando os negócios não estão tão bons, mas precisa-se economizar (2). Parece até um paradoxo, no entanto, o investimento em estratégias consolidadas de marketing digital é imprescindível para a saúde das organizações estejam elas como estiverem.

Explicamos: no primeiro caso, para manter-se bem financeiramente, empresas precisam investir, e não esperar que o concorrente avance em uma estratégia assertiva para só então reagir. Em suma, para manter-se na liderança ou em posição de destaque no mercado, é fundamental estar atento às novidades e, principalmente, investir naquelas que tem mais chances de darem retorno.

Já na segunda situação, investir em Marketing Digital é igualmente importante. Caso o gestor de uma empresa que corre o risco de fechar não se mostrar disposto a reverter a situação, aí sim o fracasso estará evidente. Vale lembrar que chegar a uma situação crítica pode decorrer justamente por falta de investimento em marketing. Quando não se investe em ações de recuperação – e o inbound marketing pode ser aplicado nesse cenário -, é pouco provável que haja melhorias por si só no contexto empresarial.

Em linhas gerais, investir em Marketing Digital é uma questão de sobrevivência, principalmente em cadeias como a B2B (business to business). Isso porque se trata de um diferencial competitivo – desde que bem implementado, é claro. Portanto, não há momento ideal para iniciar um investimento. Basta que haja disposição por parte da empresa em contribuir com equipes de profissionais capacitados, que irão mapear todos os processos a fim de conceber a estratégia que melhor se encaixa à realidade da empresa.

Se a sua empresa deseja “existir” para o seu público, ou seja, aparecer de maneira relevante para quem realmente importa e manter um nível de relacionamento engajado, o investimento em Marketing Digital não deve ser uma dúvida, mas uma certeza.

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