Marketing no Instagram: 4 dicas para divulgar sua empresa

Marketing no Instagram: 4 dicas para divulgar sua empresa
Marketing no Instagram: 4 dicas para divulgar sua empresa

O marketing digital é extremamente rico em recursos. Empreendedores encontram maneiras de aproveitar o potencial até mesmo daquelas ferramentas que não foram desenvolvidas para o propósito dos negócios, em primeiro lugar. E é exatamente isto o que está acontecendo com o Instagram: a rede social para compartilhamento de fotos é a mais nova maneira de divulgar sua empresa e vender seu produto.

Mas como usá-lo da maneira correta para este fim?

  1. Tenha o perfil certo no Instagram

    Embora o Instagram tenha muito potencial – são mais de 150 milhões de usuários ativos no mundo – nem todas as empresas vão se beneficiar do marketing digital através dele. Existem duas características que seu negócio precisa ter para que o marketing no Instagram realmente valha a pena.

    A primeira característica está relacionada ao perfil do cliente. Os usuários do Instagram estão predominantemente na faixa etária de 18 a 34 anos; se o seu cliente típico está fora desta janela, você provavelmente não vai atingir a audiência certa com o Instagram.

    A segunda característica está relacionada ao produto. O Instagram é uma rede social totalmente visual. Portanto, se o seu produto (ou serviço) não apresenta forte impacto visual, provavelmente ele não irá se destacar na multidão, afinal, são mais de 70 milhões de fotos postadas todos os dias.

  2. Use a estratégia certa

    Além do perfil, a estratégia também é essencial. O Instagram é uma rede social bastante “artística”; ou seja, as pessoas buscam basicamente se expressar e impressionar através das fotos que publicam. Portanto, é interessante que as suas fotos também representem esses dois objetivos.

    Para se expressar, um método interessante são as fotos de “bastidores”; mostrar aos seus seguidores o que acontece por trás do balcão da sua empresa, o lado humano que poucas pessoas conhecem. Para impressionar, é preciso pensar fora da caixa; e isso envolve tanto o tema das fotos quando a apresentação, com ângulos e efeitos.

    Também é preciso adotar uma estratégia para determinar os horários de postagem. Algumas empresas preferem postar nos horários de pico, quando há mais usuários online; enquanto outros preferem evitar esses horários para diminuir a concorrência por um espaço na timeline. O ideal é definir sua agenda baseado no tipo de produto/serviço que sua empresa oferece e no perfil do seu cliente.

  3. Experimente com as fotos

    Tem vários tipos de fotos que as empresas podem usar para divulgar sua marca e seus produtos através do Instagram. Veja algumas ideias:

    • Postar fotos em sequência, contando uma história.
    • Postar fotos compostas de imagem e texto. O texto deve ser curto e, geralmente, o efeito desse tipo de postagem é melhor com textos motivacionais ou humorísticos.
    • Postar imagens com códigos secretos, para promoções e descontos.

    Seja qual for o estilo de imagem que você escolheu para o marketing digital via Instagram da sua empresa, fique atento. Usar fotos genéricas, repetidas ou com texto demais, são erros que podem levar a um resultado negativo no engajamento dos seus seguidores.

  4. Interaja

    Assim como acontece com o Facebook, Twitter e outras redes sociais, a interação com a audiência é essencial. Responda aos comentários direcionados à sua empresa; siga de volta usuários; mencione alguns em suas publicações. Esteja sempre atento aos seus directs e jamais gere filas de espera no seu atendimento por lá. Assim que você conseguirá aquecer o diálogo no seu perfil. Isso pode não ser tão importante no caso de grandes corporações, mas é o tipo de atenção que a audiência espera receber das pequenas e médias empresas.

O marketing digital através do Instagram ainda é uma iniciativa bem recente, e as empresas ainda estão aprendendo a tirar o melhor dele. Mesmo que você não tenha uma noção clara do que ele vai representar em termos de retorno em conversão e vendas, garanta desde já um espaço para a sua empresa neste novo e promissor canal de marketing.

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