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Marketing no Instagram: 4 dicas para divulgar sua empresa

Marketing no Instagram: 4 dicas para divulgar sua empresa

O marketing digital é extremamente rico em recursos. Empreendedores encontram maneiras de aproveitar o potencial até mesmo daquelas ferramentas que não foram desenvolvidas para o propósito dos negócios, em primeiro lugar. E é exatamente isto o que está acontecendo com o Instagram: a rede social para compartilhamento de fotos é a mais nova maneira de divulgar sua empresa e vender seu produto.

Mas como usá-lo da maneira correta para este fim?

1 – Tenha o perfil certo no Instagram

Embora o Instagram tenha muito potencial – são mais de 150 milhões de usuários ativos no mundo – nem todas as empresas vão se beneficiar do marketing digital através dele. Existem duas características que seu negócio precisa ter para que o marketing no Instagram realmente valha a pena.

A primeira característica está relacionada ao perfil do cliente. Os usuários do Instagram estão predominantemente na faixa etária de 18 a 34 anos; se o seu cliente típico está fora desta janela, você provavelmente não vai atingir a audiência certa com o Instagram.

A segunda característica está relacionada ao produto. O Instagram é uma rede social totalmente visual. Portanto, se o seu produto (ou serviço) não apresenta forte impacto visual, provavelmente ele não irá se destacar na multidão, afinal, são mais de 70 milhões de fotos postadas todos os dias.     

2 – Use a estratégia certa

Além do perfil, a estratégia também é essencial. O Instagram é uma rede social bastante “artística”; ou seja, as pessoas buscam basicamente se expressar e impressionar através das fotos que publicam. Portanto, é interessante que as suas fotos também representem esses dois objetivos.

Para se expressar, um método interessante são as fotos de “bastidores”; mostrar aos seus seguidores o que acontece por trás do balcão da sua empresa, o lado humano que poucas pessoas conhecem. Para impressionar, é preciso pensar fora da caixa; e isso envolve tanto o tema das fotos quando a apresentação, com ângulos e efeitos.

Também é preciso adotar uma estratégia para determinar os horários de postagem. Algumas empresas preferem postar nos horários de pico, quando há mais usuários online; enquanto outros preferem evitar esses horários para diminuir a concorrência por um espaço na timeline. O ideal é definir sua agenda baseado no tipo de produto/serviço que sua empresa oferece e no perfil do seu cliente.

3 – Experimente com as fotos

Tem vários tipos de fotos que as empresas podem usar para divulgar sua marca e seus produtos através do Instagram. Veja algumas ideias:

  • Postar fotos em sequência, contando uma história.
  • Postar fotos compostas de imagem e texto. O texto deve ser curto e, geralmente, o efeito desse tipo de postagem é melhor com textos motivacionais ou humorísticos.
  • Postar imagens com códigos secretos, para promoções e descontos.

Seja qual for o estilo de imagem que você escolheu para o marketing digital via Instagram da sua empresa, fique atento. Usar fotos genéricas, repetidas ou com texto demais, são erros que podem levar a um resultado negativo no engajamento dos seus seguidores.

4 – Interaja

Assim como acontece com o Facebook, Twitter e outras redes sociais, a interação com a audiência é essencial. Responda aos comentários direcionados à sua empresa; siga de volta usuários; mencione alguns em suas publicações. É assim que você conseguirá aquecer o diálogo no seu perfil. Isso pode não ser tão importante no caso de grandes corporações, mas é o tipo de atenção que a audiência espera receber das pequenas e médias empresas.

O marketing digital através do Instagram ainda é uma iniciativa bem recente, e as empresas ainda estão aprendendo a tirar o melhor dele. Mesmo que você não tenha uma noção clara do que ele vai representar em termos de retorno em conversão e vendas, garanta desde já um espaço para a sua empresa neste novo e promissor canal de marketing.

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