• Blog
  • Hospedagem de sites: tire aqui suas dúvidas sobre o assunto!

Hospedagem de sites: tire aqui suas dúvidas sobre o assunto!

Hospedagem de sites: tire aqui suas dúvidas sobre o assunto!

Hospedagem de sites: tire aqui suas dúvidas sobre o assunto!

E-book 10 dicas incríveis para melhorar a experiencia do usuário - 02Powered by Rock Convert

O bom e velho provérbio que diz que “contra fatos não há argumentos” pode até parecer batido, mas quando o assunto é hospedagem de sites, ele vale perfeitamente para os dias de hoje. Afinal, está mais do que provado que saber escolher o tipo ideal de hospedagem é essencial para manter a harmonia, a velocidade e o bom desempenho da sua página. Mas se você ainda tem dúvidas sobre esse assunto, acabou de encontrar o post perfeito para saná-las. A seguir, abordaremos tudo que você precisa entender sobre hospedagem de sites para ter mais confiança na hora de definir a sua. Vamos começar?

O que é hospedagem de sites?

Hospedagem de sites nada mais é do que um servidor preparado para receber uma grande quantidade de informações de vários sites ao mesmo tempo. Quando um usuário digita o endereço de um site qualquer, há uma conexão entre seu computador e o servidor que hospeda esse site. Dessa forma, a página será entregue a ele por meio do navegador, ou seja, o site precisa de um provedor (host) para que os usuários possam ter acesso a todas as informações contidas nele.

Quais são os tipos de hospedagem de sites?

Há vários tipos de hospedagem de sites. Abaixo, listamos os mais comuns:

Compartilhada

No caso de uma hospedagem compartilhada, o espaço do servidor, como o próprio nome já indica, é compartilhado por diversos sites ao mesmo tempo. É a melhor opção para sites menores, pois possui um custo-benefício muito interessante.

Servidor VPS

O Servidor Virtual Privado ou VPS (Virtual Private Server) funciona a partir de um servidor físico que é dividido em vários servidores virtuais. Por isso, a hospedagem é chamada de virtualização. Nela, o espaço será compartilhado com outros sites também, porém em uma quantidade infinitamente menor do que no servidor de hospedagem compartilhada.

Servidor dedicado

No servidor dedicado, não há a necessidade de compartilhamento de espaço — ele hospedará apenas o seu site e, por isso, pode ser um dos tipos mais caros. Geralmente, essa é uma opção válida para empresas maiores e que necessitam armazenar muitos dados. Caso contrário, a hospedagem compartilhada e o VPS servem tranquilamente. Também existem outras opções de hospedagem de sites que podem variar muito de acordo com as necessidades e expectativas de cada empresa, como:

  • hospedagem cloud;
  • hospedagem WordPress;
  • hospedagem Magento;
  • revenda de hospedagem.

Quais são os principais recursos de hospedagem de sites?

Veja alguns itens importantes a serem observados nesse caso:

Tráfego Orgânico: Guia completo para conquistar tráfego para seu sitePowered by Rock Convert

Espaço em disco

Um host deve ter espaço suficiente para armazenar todos os dados do seu site, ou seu desempenho e funcionalidade ficarão bastante comprometidos. Há alguns planos de hospedagem que oferecem espaços limitados em disco por cliente, ou seja, determinam a quantidade de espaço que seu site poderá utilizar. Você deve definir se esse tipo de plano é o mais indicado para seu site ou não, de acordo com suas especificidades e objetivos. Por outro lado, existem os planos de hospedagem ilimitados que não estipulam a priori o espaço de armazenamento. Porém, há um adendo a ser feito aqui: esse espaço é ilimitado, mas não infinito. Portanto, há certas regras estipuladas pela empresa de hospedagem para quem opta por essa alternativa.

E-mails

É muito comum que as empresas ofereçam, gratuitamente, junto a seus planos de hospedagem, contas de e-mail personalizadas, o que já é um grande ganho. Verifique também se o plano de hospedagem tem capacidade de armazenamento suficiente para suportar a quantidade de contas de e-mail que você possui e as que por ventura venha a ter. Assim, não será pego de surpresa quando precisar aumentar esses dados.

Limite de transferência

O limite de transferência ou de tráfego refere-se à quantidade de dados (bytes) que poderão ser transferidos para um usuário quando ele acessa seu site. Se o limite de tráfego for inferior ao que seu site precisa, podem ocorrer alguns transtornos quando o usuário tentar visualizar sua página ou quiser fazer o download de arquivos, por exemplo. Portanto, se seu site possui um tráfego mais carregado, é bom optar por um plano de hospedagem mais potente e que possa oferecer melhores condições de usabilidade.

Tempo de disponibilidade do servidor

Todo site deve estar sempre disponível quando alguém for acessá-lo. Assim, o servidor que for hospedá-lo deverá garantir uma boa performance, evitando, dessa forma, que o site fique offline ou quedas inesperadas aconteçam. É importante também evitar que o site fique inativo por muito tempo, para não afetar sua credibilidade junto ao cliente — o que prejudica bastante a empresa, que deixa de realizar muitos negócios nesse período.

Quantidade de domínios

A quantidade de domínios também é outro item para ser estudado na hora de verificar os melhores recursos de hospedagem de sites. No caso da sua empresa possuir somente um site, não é necessário se preocupar com isso. Mas, se ela precisar ter mais de um domínio, você pode escolher um plano diferenciado e que atenda suas prioridades.

Qual é a diferença entre domínio e hospedagem de sites?

Para que um usuário consiga acessar seu site no servidor onde ele está hospedado, é preciso que digite seu endereço, ou seja, seu nome de domínio. Uma alusão simples entre ambos, para que você consiga visualizar melhor o que estamos mencionando, é a relação de uma casa e seus móveis. O domínio seria similar ao endereço da sua casa, enquanto o espaço utilizado para colocar os móveis se refere à hospedagem. Há dois tipos de domínios de sites: os nacionais e os internacionais. Os nacionais são fáceis de identificar, pois todos terminam com a extensão “.br”. Já os internacionais podem ter como terminações o “.com”, “.net” ou “.org”, por exemplo.

Como escolher a melhor hospedagem para seu site?

Ao escolher uma hospedagem, é bom ficar de olho não só nos aspectos de otimização do site, mas também em outros pontos que podem ser cruciais para o desenvolvimento do seu negócio, como:

  • informações sobre a empresa no mercado;
  • valores dos planos de hospedagem;
  • desconto, promoção ou alguma vantagem em relação às outras empresas;
  • garantia dos serviços prestados;
  • serviços de suporte oferecidos aos clientes.

Em resumo, ter um site funcional não é tarefa tão simples. É necessário se preocupar tanto com aspectos relacionados ao seu design, layout, desempenho e resultados, assim como o melhor lugar para que seja hospedado. Afinal, ele é o espelho da sua empresa e refletirá para o cliente exatamente aquilo que ela é. Um excelente trabalho de inbound marketing associado a uma ótima hospedagem de sites, ambos realizados por empresas com grande know-how, focadas no sucesso do cliente, é o que você precisa para impulsionar o crescimento do seu negócio. Agora que você já esclareceu suas dúvidas sobre hospedagem de sites, que tal encontrar a solução ideal para o seu negócio? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar você a vencer os desafios do mercado e alcançar resultados efetivos!

E-book 10 dicas incriveis para melhorar a experiencia do usuarioPowered by Rock Convert