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Google Page Experience: saiba mais sobre as mudanças com o update da ferramenta

Google Page Experience: saiba mais sobre as mudanças com o update da ferramenta
Google Page Experience: saiba mais sobre as mudanças com o update da ferramenta

Para promover uma melhor experiência dos usuários, o Google lançará, em 2021, o Page Experience. Trata-se de uma atualização com novos indicadores de experiência que serão incluídos na classificação da Pesquisa Google.

Quer saber mais sobre o Google Page Experience update e o que você precisa fazer para se preparar para aproveitar essa ferramenta ao máximo? Continue a leitura e confira!

O que é o Google Page Experience?

Novo fator de ranqueamento do gigante de buscas, o Google Page Experience é um conjunto de sinais que medirá como os usuários percebem a experiência de interagir com uma página da internet. Para isso, a ferramenta utiliza um novo conjunto de métricas, conhecidas como Core Web Vitals (Métricas Essenciais da Web, em português), que foram criadas para ampliar a qualidade de avaliação do Google em relação aos sites que aparecem nas páginas de resultados.

As métricas consideram uma série de aspectos, como a dificuldade de um usuário para encontrar uma informação importante na página ou como uma intervenção indesejada de layout pode atrapalhar uma compra. Tudo isso é voltado à forma como os usuários percebem suas experiências de interação nos sites em que navegam, de modo que as empresas encontrem pontos de melhoria e otimizem seus processos em prol da melhor experiência para os clientes.

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Quais são as métricas de avaliação do Google Page Experience update e como melhorá-las?

Na atualização do Google em 2021, três métricas foram inseridas. Confira quais são elas a seguir.

  1. Cumulative Layout Shift (CLS)

    Cumulative Layout Shift (CLS)

    Essa é a métrica usada para medir a estabilidade de carregamento do layout de uma página, seja enquanto a página é carregada ou rolada. Para que uma experiência de qualidade seja oferecida ao usuário, é necessário que o CLS esteja sempre abaixo de 0,1. Entre as formas de fazer com que a métrica não fique prejudica, destacamos ter um espaço reservado na página para anúncios e estipular medidas para largura e altura de mídias (como vídeos e imagens).

  2. Largest Contentful Paint (LCP)

    Largest Contentful Paint (LCP)

    O LCP mede o tempo gasto pelo conteúdo mais visível da página para ser totalmente carregado — a média indicada é de 2,5 segundos para que esse carregamento seja feito. Para ajudar o seu site a melhorar a avaliação, é importante investigar se a hospedagem está prejudicando o tempo de carregamento, utilizar cache pré-carregamento para partes estáticas e recorrer à técnica Lazy Loading para carregar imagens.

  3. First Input Delay (FID)

    First Input Delay (FID)

    Por fim, temos o FID, uma métrica usada para acompanhar a interatividade da página. Isso significa que ela mede o tempo que um site gasta para responder a um comando do usuário, como um clique ou uma abertura de aba — o recomendado é que ele aconteça em menos de 100 milissegundos.

Para trazer melhorias e diminuir esse tempo, utilize compressores de arquivos, reduza o máximo possível de arquivos JS e CSS e use o protocolo HTTP/2. Além disso, não carregue JavaScript no momento em que o usuário estiver interagindo com a página.

O Google Page Experience update veio para mudar a forma como os usuários percebem suas experiências de navegação em páginas Web. Por isso, é essencial que os empreendedores estejam atentos às novidades da ferramenta para aprimorar as páginas do negócio e construir sites cada vez mais eficientes e ágeis para seus clientes.

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