• Blog
  • Entenda na prática o que é Google Data Studio

Entenda na prática o que é Google Data Studio

Hoje, com simples campanhas digitais é possível encontrar um número elevado de informações sobre o seu público e o mercado em que está inserido.

Saber mensurar essas informações é o grande diferencial, que pode definir o sucesso da sua empresa ou não.

Com tantas informações, existem inúmeras ferramentas e software projetados mensurá-los, uma das principais é o Google Analytics.

Com ele podemos analisar se o seu site está indo bem, sua visibilidade e outras informações importantes para uma estratégia de Marketing.

Porém, essas informações podem parecer confusas ou desconectadas. 

Por isso, vamos falar sobre uma ferramenta excelente para utilizar na análise desses dados. Estamos falando do Google Data Studio.

O que é Google Data Studio?

De forma bem resumida, Google Data Studio é uma ferramenta que surgiu para descomplicar a análise de dados.

Ela permite que você mensure inúmeras informações, de várias plataformas em um só lugar.

É possível mapear toda a trajetória dos usuários que vieram de um conteúdo específico, como um conteúdo sobre  lente de contato de dente, no caso de um clínica odontológica, por exemplo.

Ela permite a criação de dashboard personalizado, além disso, é possível montar relatórios automáticos com informações em tempo real.

Como funciona o Google Data Studio?

Para utilizar essa ferramenta você deve realizar os seguintes passos:

  1. Você precisará fazer um login com uma conta Gmail. Essa é uma ferramenta gratuita, então poderá acessar a qualquer instante e quantas vezes forem preciso.
  2. Feito isso, a primeira página apresenta informações sobre a plataforma e exemplos de relatórios. Existe também um vídeo explicativo e didático sobre a utilização da ferramenta.
  3. Agora, para fazer os dashboard, você deverá selecionar o template que deseja usar em seus relatórios de dados. Selecionar a fonte de dados (é necessário fazer a integração com outras plataformas).

Pronto, agora é só começar a customizar e personalizar. Como já deve ter notado,  é uma ferramenta simples manuseio, mas de grande efetividade.

Quais são as vantagens de utilizar essa ferramenta?

Integração 

O grande diferencial desta plataforma é a possibilidade de integrar com inúmeras plataformas relevantes para a estratégia de Marketing.

Entre elas, Google Ads e Analytics, ferramentas de CRM, planilhas do Google e até mesmo redes sociais.

Essa integração permite o acesso de várias fontes extremamente importantes, em um só lugar.

Relatórios e dashboards

Os relatórios são dinâmicos. Isso significa que são flexíveis e customizáveis. Outro ponto, é que são extremamente assertivos.

Seu diferencial, é que uma vez integrado as fontes e customizado o relatório, ele vai atualizar automaticamente, então seu relatório sempre estará com informações em tempo real.

Também é possível filtrar as informações por data, horário ou por usuário.

Gratuito 

A ferramenta é totalmente gratuita, isso significa que você poderá acessá-la a qualquer hora, ou seja não perca seu tempo, corra para fazer o seu login.

Tráfego Orgânico: Guia completo para conquistar tráfego para seu sitePowered by Rock Convert

Mas, só depois de ler esse artigo.

Uma plataforma em nuvem

Sabemos que o processo de contratação e instalação pode ser um pouco demorado, além de necessitar de recursos e possuir algumas burocracias.

E o Google, tem muita ciência desses problemas. Lembra que falamos que essa ferramenta surgiu com o objetivo de simplificar a análise?

Pois bem, com a instalação não seria diferente. O Google Data Studio, não necessita de nenhuma instalação, pois ela é ligada à nuvem.

Por isso, é possível acessá-la de qualquer máquina que esteja conectada a uma rede de internet.

Economiza tempo

O tempo sempre foi uma moeda muito valiosa no mercado de trabalho e na vida. Conseguir otimizar o tempo de processos, é o desafio de todos os gestores e empresários.

Sabemos que quando o assunto é análise de dados, isso demanda um tempo relevante para a mensuração, além disso, exige um trabalho árduo. 

Já que é necessário extrair informações de outras ferramentas e analisá-las uma a uma e após isso, cruzar as informações.

Com o Google Data Studio, é possível otimizar o tempo de uma equipe, de forma considerável. Além disso, a ferramenta permite aumentar a produtividade da sua equipe. 

Quando usar o Google Data Studio?

De forma simplificada, a ferramenta é utilizada para a análise e compreensão de dados recolhidos por diversas plataformas. 

Quando utilizada de forma correta, a ferramenta permite interpretar como está a jornada do consumidor.

É possível analisar desde o primeiro contato, seja por um blog, site ou um canal do Youtube, até o momento de conversão, em que o usuário torna-se cliente.

Por exemplo, uma clínica odontológica, ela poderá ver toda a jornada que o usuário percorre.

Os usuários que leram os artigos com palavras-chaves como implante dentário preço médio,  lente de contato dente, entre outras palavras.

Esses usuários que acessaram o blog, viram o conteúdo, depois ao acessar uma rede social viram um anúncio sobre  lente de contato dental, clicaram no anúncio, baixaram um conteúdo gratuito ou já entraram em contato com um atendente para agendar uma avaliação.

E depois disso, com a integração do CRM, é possível identificar a taxa de conversão e quantos usuários se tornaram pacientes, por exemplo, do procedimento de lente de contato dental.

Cada ação que o usuário realiza, é de uma ferramenta diferente. Isso significa que antes do Google Data Studio, o profissional precisaria extrair os dados de cada plataforma e cruzar as informações para verificar se a jornada está funcionando e quais são as etapas que precisam ser ajustadas.Isso demanda tempo e muito esforço.

O Google Data Studio surgiu para simplificar a rotina do profissional de marketing. E trazer vantagens competitivas para o negócio.

Vale lembrar, que o Marketing Digital está em constante transformação, por isso, ter dados em tempos reais, será o diferencial para o sucesso da sua estratégia.

Conteúdo produzido por Ana Laura Ferreira, redatora na Vue Odonto.

Entenda na prática o que é Google Data Studio

Entenda na prática o que é Google Data Studio