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Funil de vendas: entenda o que é e como funciona

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O marketing digital é capaz de aumentar concretamente os resultados de seus negócios, pois suas estratégias têm o suporte de ferramentas eficientes. Uma das principais delas é o funil de vendas.

Basicamente, o funil tem função de guiar e acompanhar o cliente em sua jornada de compra, desde o momento em que ele toma conhecimento dos seus produtos ou serviços até a venda propriamente dita. Nesse processo, é preciso chamar a atenção do consumidor para que ele se torne um lead e, futuramente, se converta em um cliente.

As táticas on-line adotadas pela empresa farão com que as pessoas identifiquem a necessidade de adquirir o seu produto ou serviço. Quer saber mais sobre o funil de vendas? Continue a leitura e entenda agora como a estratégia funciona:

Conheça melhor o conceito de funil de vendas

O pipeline de vendas, ou funil de vendas, é dividido em três partes – fundo, meio e topo –, sobre as quais falaremos mais a diante. Por meio dessas etapas, o consumidor é acompanhado de perto: desde o seu primeiro contato com o produto/serviço até o fechamento da compra.

Você será capaz de perceber como o consumidor age em diferentes etapas, o que vai possibilitar a criação de estratégias eficientes para levá-lo até a compra.

As camadas do funil de vendas são estudadas e constituídas de gatilhos, que são os responsáveis por ajudar o consumidor a percorrer o caminho até o destino certo.

Descubra se é vantajoso para o seu negócio

Quando as técnicas do funil de vendas são aproveitadas no momento certo e para os consumidores corretos, os resultados são potencializados – ou seja, suas vendas aumentam!

O funil de vendas também possui um melhor custo-benefício, já que sua empresa vai focar os esforços para quem está interessado nos seus produtos e serviços.

Como montar um bom funil de vendas

Montar um funil de vendas eficiente requer atenção, cuidado e planejamento, já que o gatilho usado precisa ser certeiro para ter sucesso! Por isso, é fundamental que exista o mapeamento da jornada de compras – ou seja, é preciso entender como esse processo acontece dentro de sua empresa.

Feito isso, verifique quais os pontos principais do percurso. Veja em que ponto a maioria dos clientes encontra o seu produto pela primeira vez e entenda o motivo que desperta o interesse deles. Em seguida, você poderá começar a planejar o seu funil de vendas de forma competente.

Conheça quais são as três etapas do processo:

Topo do funil

O topo do funil é quando os visitantes têm o primeiro contato com a sua marca, produto ou serviço. Se o conteúdo utilizado nesse momento for interessante, ele vai se tornar um lead, ou seja, um consumidor em potencial de quem você conseguiu reunir dados de contato.

É importante que, nesse momento, o seu conteúdo esteja focado em atrair o seu público-alvo. Não pense necessariamente em vender, mas sim em despertar o interesse com o exemplo de um possível problema existente.

Meio do funil

Com sua lista de leads em mãos, você poderá começar a criar as oportunidades para despertar os desejos de aquisições. As pessoas que se encontram nessa camada já possuem um interesse prévio pelo assunto ou produto que você vende, mas ainda não estão preparadas para consumi-lo.

Nessa etapa, busque apresentar as soluções que seus leads precisam para resolver o problema que descobriram naquela primeira etapa do funil.

Fundo do funil

Esse é o momento em que se deve empregar gatilhos para incentivar a compra. O consumidor já sabe que tem um problema e que a solução está em seus produtos. Durante essa etapa, seu lead já está qualificado, pronto para se tornar um cliente de verdade.

Como você viu, o funil de vendas é uma ferramenta que deve ser usada a partir de um bom planejamento e bom conhecimento em marketing digital. Ainda tem dúvidas de como ele funciona? Deixe seu comentário!

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